Zentangle: Já ouviu falar?


Zentagle é um método fácil e divertido de relaxar através da criação de imagens baseadas em padrões estruturados. Ele foi criado pelos americanos Rick Roberts e Maria Thomas, e possui uma enorme lista de benefícios segundo o site oficial do método: relaxamento, esvaziar a mente, combater a insônia, inspiração, aliviar o stress, aprimorar a coordenação olho/mão, controle da raiva, brainstorming,

Zentangle - tangle

Desenho como forma de aproximação

Sabe a história do que fazer para tirar a criança de frente das telas? Uma delas é descobrir do que a criança gosta e incentivar hobbies e a criação de rotina em torno destes gostos. Isso funciona em especial depois que as crianças crescem e queremos continuar brincando com elas. Tem dicas sobre isto no post Como brincar com crianças mais velhas?

No meu caso com a Carol, desenhar é uma dessas formas de manter a conexão. A gente gosta de pintar mandalas juntas, por exemplo.

Zentangle - mandalas

Talvez tenha sido por influência dessas mandalas que a Carol tenha resolvido partir para a criação dos seus próprios padrões.
Oficialmente, um zentangle só pode levar este nome se for feito num quadrado de 9cm x 9 cm. Portanto, tudo o que vou contar aqui na verdade é apenas inspirado neles. Mas já que a Carol começou a gostar de fazer estes desenhos estruturados, resolvi apresentar a técnica para ela. Quem sabe a gente evolui e cria um novo passatempo, que vai ser divertido e relaxante ao mesmo tempo?

Atividade inspirada no Zentangle

Aqui em casa, a ideia da atividade foi da Carol. Foi ela quem separou os materiais para fazer a sua arte.

Zentangle - materiais

Usando os rolos de fita crepe e fita mágica como referência, ela começou a fazer um padrão.

Zentangle - carol desenhando

E daí, com canetinhas coloridas, ela acabou dando personalidade para o desenho. Na hora em que olhei disse que daria uma estampa linda!

Zentangle - desenho pronto

Mas como uma atividade desta nos une? Quando começamos a fazer desenhos uma para a outra. Dentro da ideia de fazer um padrão, a Carol criou uma trama e me deu para pintar.

Zentangle - desenvolvimento dos tangles

Já que é uma coisa que eu e ela curtimos, a ideia de investir em algo um pouco mais elaborado, que tem um método por trás, faz todo sentido. Em breve voltarei aqui para mostrar os nossos “tangles”.

Para saber mais sobre o método Zentangle e como começar, dá uma olhada no site tanglepatterns.com. Tem uma infinidade de referências por lá. Eu gosto especialmente de duas características deste tipo de arte. A primeira é ser intuitiva. Você segue passos estruturados, mas é fácil de aprender e fácil de fazer.

A outra coisa, que tem tudo a ver com o que falamos aqui no Tempojunto, é que uma arte de resultados inesperados. Para que ela funcione, o método encoraja que você não tenha um objetivo final na cabeça. Vai fazendo e depois vê no que dá.

Bom, essa foi a nossa sugestão de atividade de hoje. Espero que você tenha gostado. Se sim, aproveite para se inscrever na nossa lista de email. Você vai receber toda semana nossa newsletter com tudo, tudo que publicamos aqui no blog e ainda algumas informações exclusivas!

2 Comments

Comente

+ Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.