Música e movimento misturados para exercitar os sentidos


Eu e meu marido gostamos muito de trabalhar com música quando brinco com as crianças em casa. Já faz parte das noites em família, o momento em que o papai liga o som logo depois do jantar e passamos um bom tempo antes de dormir cantando, dançando e formando uma bandinha, com instrumentos caseiros ou não.

Também sempre cantei para meus filhos cantigas destas que acompanham a humanidade há séculos (ciranda, cirandinha), cantigas mais novas (como Palavra Cantada ou Barbatuques e Adriana Partimpim) e parlendas, sempre com gestos. Mais recentemente fui estudar um pouco mais sobre o assunto e aprendi que estas brincadeiras com música e movimento, que vemos tanto hoje em grupos de música para crianças, são valiosos para o desenvolvimento da coordenação e expressão das crianças. Não é à toa que tanta gente faz isso, afinal de contas :)

Zé Bochecha

Trouxe algumas frases das pesquisas* que li e resumem bem alguns aspectos dos benefícios dos gestos com a música para as crianças.

. “Acompanhadas de gestos que se fazem ao cantar, a criança melhora sua forma de falar e de entender o significado de cada palavra. E assim, se alfabetizará de uma forma mais rápida.”

. “Devemos lembrar que o gesto e o movimento corporal estão conectados à música, porque o som é também gesto e movimento vibratório, e o corpo traduz os diferentes sons que percebe através dos movimentos.”

. “Atividades como cantar fazendo gestos, dançar, bater palmas, pés, são experiências importantes para a criança, pois elas permitem que se desenvolva o senso rítmico, a coordenação motora, fatores importantes também para o processo de aquisição da leitura e da escrita.”

. “Ao acompanhar gestos ou dançar ela está trabalhando a coordenação motora e a atenção”

Música e movimento misturados para exercitar os sentidos - sofia olhando de lado

Que tal, então, aprender uma música nova para cantar junto com seus filhos? Esta foi a Cururuca que trouxe da escola. Eu achei uma graça e quis compartilhar com você. O que eu gostei mais desta música, é que vocês podem juntos inventar muitos outros personagens, vários “Zés”e estender a brincadeira o quanto quiserem.

Primeiro a música:

Eu fiz algumas fotos da Cururuca mostrando gestos que podem acompanhar a música, mas vocês podem inventar, como ela mesma explicou no áudio acima.

A letra base é esta

Zé Bochecha

Olhei pra cá,

Olhei pra lá

Quando vi o Zé Bochecha, comecei a bochechar,

Bochecha (aperta a bochecha) (3x)

Bate palmas pra acabar

Comece olhando para um lado e para outro

Música e movimento misturados para exercitar os sentidos - sofia olhando pro outro lado

E seguimos primeiro com o Zé Buzinha

Música e movimento misturados para exercitar os sentidos - sofia com a mao no rosto

Depois veio o Zé Bochecha

Música e movimento misturados para exercitar os sentidos - sofia com a mao na bochecha

Daí veio o Zé Barriga. No áudio, vocês escutam a Cururuca assoprando para apertar a barriga

Música e movimento misturados para exercitar os sentidos - sofia assoprando

E por aí, foi! A gente cantou por vários minutos e cada um podia criar seu “Zé”. Eu garanto que vocês também vão achar incrível por aí.

E para não perder nada do Tempojunto é fácil. Basta se inscrever gratuitamente na nossa newsletter. Você receberá um email semanal com todas as nossas novidades.

*Teca Brito – Música na Educação Infantil
*A Importância da Música Como Prática Pedagógica para Educação Infantil –

2 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.