
Pintura com limão
O título deste post era para ser “brincadeira com tinta invisível“. Pelo menos era essa a promessa do livro Veja como se faz. Apesar de não termos conseguido o efeito da invisibilidade, a pintura com limão foi um barato e por isso virou tema do post de hoje.
Quando a brincadeira não dá certo.
A brincadeira é uma excelente ferramenta para promover o desenvolvimento sócio-emocional das crianças. Quer um exemplo: aprender a lidar com a frustração.
Meu dia começo com a Carol recebendo uma amiga e ambas me procurando para fazer alguma coisa diferente já que elas estavam sem ideia. Recorri à lista de espera da Carol, e propus fazer a tal tinta invisível. Elas toparam na hora!
Você vai precisar de:
. Papel
. Um limão espremido
. Pincel
Como você deve ter deduzido, o limão assumiu o papel da tinta e as meninas começaram a pintar na maior expectativa.
A primeira ideia foi escrever uma mensagem secreta. Segundo o livro, para ler mensagem seria preciso colocar o papel contra a luz.
A princípio, todo mundo ficou frustrado porque ou o papel ficava tão molhado que o texto ficava visível mesmo sem a luz por trás, ou ficava seco e aí nem com a luz dava para ler a tal mensagem.
De repente, uma delas colocou sua arte contra a luz da janela. E olha o que aconteceu
O efeito não é lindo? As duas começaram tudo de novo, amarradonas com o efeito do limão no papel.
Não sei se você já sabe, mas aqui tem brincadeira nova diariamente. Para você não perder nada, faça parte da nossa lista da Newsletter e receba um e-mail semanal com tudo que postamos no Tempojunto.
Oi Patricia, eu brincava com isso quando era pequena, mas tinha um outro passo. Depois de desenhar no papel, eu esperava secar bem (podia usar o secador de cabelo para acelerar o processo), e quando o papel ficava bem sequinho, a gente pegava uma vela acesa e passava o papel com todo o cuidado pelo fogo. Onde tem limão, ficará marrom. Era pura diversão! Claro que tem que ter supervisão de um adulto, mas eu brinquei muito! Um beijo!
Você não vai acreditar, Yuka, mas a Patcamargo me contou a mesma coisa e falou da gente fazer desse jeito que você sugere e postar no blog. Fiquei animada para tentar 🙂
Muito legal!
Amei!
obrigada!
Adorei todas as brincadeiras
Tenho uma filha de 3 aninhos.
Com certeza vamos nos divertir muito
Oba! Tomara mesmo que se divirtam bastante e você volte mais vezes para buscar novas ideias!
Muito boa essas dicas,vocês teriam idéias de jogos ou brincadeiras para crianças de 5 e 6 anos.
Olá Zulmira, obrigada pelo seu comentário! No site, no menu superior, se você clicar em crianças pequenas você consegue fazer um busca de brincadeiras para esta faixa etária.
Depois que o líquido seca a imagem continua no papel?
Oi Geovane, tudo bem? Fica sim! 😉