Jogos de dados: diversão rápida para crianças grandes


Para completar a série sobre diferentes tipos de jogos de dados para crianças grandes, hoje vou ensinar como se joga 36, mas um jogo simples, fácil e rápido que aprendi no livro Jogos para todo o ano.

Se você está chegando agora e se interessa pelo assunto de encontrar brincadeiras para fazer com crianças grandes, maiores de 8 anos, poder dar uma lida nos posts anteriores da série para aprender a jogar Morto, As Séries ou Kiriki. Aproveitei um final de semana na casa de amigos para mostrar esses jogos para a Carol e seu amigo Dudu e todos funcionaram muito bem.

Para jogar 36 você vai precisar de apenas 1 dado. Se tiver um copo para jogar o dado, melhor. Mas é opcional. São necessários no mínimo dois participantes e uma partida leva menos de 5 minutinhos.

Para começar os participantes precisam definir quem vai ser o primeiro a tentar a sorte com os dados. Dá para fazer isso como o bom e velho par ou ímpar. Ou os jogadores podem tentar a sorte vendo que consegue tirar o número mais alto no dado.

O primeiro jogador pega o dado e começa a fazer os seus lançamentos. Ele pode lançar os dados quantas vezes quiser. A cada jogada ele soma os pontos que tirou no dado.

Por exemplo, a Carol ganhou um ponto com a jogada abaixo.

Jogos de dados diversão rápida para crianças grandes - carol olhando o dado

(Detalhe, o Dudu está com o celular na mão porque eles resolveram usar o Notas para fazer o registro da pontuação).

O objetivo do jogo é ver quem faz a pontuação mais próxima de 36. Sendo que quem resolve arriscar a sorte e passa de 36 é eliminado do jogo.

Por exemplo, no jogo entre a Carol e o Dudu, ela foi lançando os dados até chegar em 33. Nesse momento ela precisou escolher se arriscaria mais um lançamento, sabendo que qualquer número acima de 4 a eliminaria do jogo. Sente a cara de ansiedade da pessoa!

Jogos de dados diversão rápida para crianças grandes - carol ansiosa

Gostou da dica de hoje? É por atividades como essas que os dados não vão mais faltar nas minhas busy bags de viagens.

Para não perder nossas dicas, inscreva-se na nossa Newsletter. Semanalmente você receberá um e-mail com nossas dicas de brincar, separadas por idade e outras sugestões para o desenvolvimento do seu filho.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.