
Atividade de artes para estimular a brincadeira de imaginação
Um dos muitos aprendizados que o Tempojunto trouxe para a minha vida é que ter os materiais certos em casa faz toda diferença! Por exemplo, você guarda uma caixa de papelão de veio com algum produto (ou mesmo compra uma em lojas como Kalunga) e daí pode nascer uma incrível atividade de artes para estimular a brincadeira de imaginação.
As mil e uma utilidades de uma caixa de papelão
Ideia do que fazer com uma caixa de papelão é aqui não falta por aqui. Se quiser inspiração, pode começar com o post 10 ideias criativas para fazer brinquedos com caixa de papelão. A Carol e a Gabi, cada uma tem a sua caixa e vivem inventando coisas diferentes para fazer com elas: helicóptero, robô, barco, televisão, foguete, elevador e por aí vai.
A dica de hoje começou justamente com uma folha de papelão que eu tinha em um canto da casa. A Carol olhou e falou:
– “Tive uma ideia, mamãe, vamos fazer um tapete voador?”
Imagina se eu vou resistir a um convite desses. A Gabi, lógico, rapidinho quis imitar a irmã. Ainda bem que eu tinha duas folhas de papelão em casa!
Pegamos o lençol de artes para forrar o chão, a nossa lata de pincéis, aventais e muita tinta para podermos começar a atividade.
A Gabi disse que ia pintar as Cataratas do Iguaçu, que visitamos há algumas semanas. Já a Carol resolveu criar uma padronagem exclusiva. Olha o início da atividade e repare nas cores que a Gabi escolheu. Tudo a ver com água, né?
Como eu sempre falo que o percurso de uma brincadeira é tão importante quanto a chegada, no meio do caminho a atividade vai ganhando novas direções. No caso da Gabi, ela resolve que pintar a mão era uma ótima ideia.
Já a Carol resolveu fazer testes de mistura de cores.
Depois de dois dias de trabalho (sim, o material dormiu na varanda de um dia para o outro), esse aí é o tapete da Gabi. Não sei quanto a você, mas eu vejo direitinho as Cataratas do Iguaçú rsrsrsr.
E esse o tapete da Carol.
Pensa que a brincadeira acabou? Nã, nã, ni. nã não! Hora de voar no tapete!
A Gabi começou levando uma almofada “para ficar mais confortável”.
A Carol resolveu montar um “escritório voador”
A irmã menor, não pode ficar atrás, e resolveu montar o escritório dela também.
Não é demais? É só deixar as crianças com tempo, espaço e objetos para criar!
Se você gostou deste post e quer mais dicas de como brincar com os seus filhos, cadastre-se na nossa lista para receber a nossa newsletter semanal por email. É grátis.
Adoreiiii! Vou fazer com as crianças!
Booooa!!
Muito importante esse desenvolvimento em familia.
Amei as brincadeiras! estou fazendo estágio de pedagogia numa turma de alunos com autismo. Eles tem 5 anos anos de idade. Preciso muito de brincadeiras que estimulem a criatividade.
Grata
Oi Antônia,
Que belo trabalho esse seu. A gente adora estimular a criatividade e por isso temos centenas (literalmente) de posts no blog em torno desse tema. Você pode entrar no campo de busca e fazer uma pesquisa considerando diferentes situações e materiais. Certamente vai ter muito conteúdo para ajudar na sua missão de estimular seus alunos. Se tiver alguam grande dificuldade, me avise!
Obrigada,
Patrícia