
Apps que ajudam no desenvolvimento das crianças
Deixar ou não as crianças usarem os aparelhos eletrônicos, seja celular, tablet ou computador, é um dilema de todos os dias de quem é pai ou mãe. Aqui no Tempojunto, eu (a Patcamargo) e a Patricia Marinho acreditamos que há apps que ajudam no desenvolvimento de lógica e raciocínio das crianças, por exemplo.
Mas é preciso escolher bem e sempre lembrar que o momento do eletrônico não é um momento da criança sozinha. Mas uma brincadeira para ser feita junto com seu filho.
Um exemplo de aplicativo legal é o Hora do Rush que a Patricia Marinho explicou como funciona e a aplicação no desenvolvimento do raciocínio lógico neste post. Para crianças a partir de 5 anos.
Ao jogar junto o app é um agregador
Muitos pais se queixam hoje em dia do isolamento que a internet, os aplicativos e as redes sociais proporcionam às crianças e jovens. Isto pode ser um fato, mas não é uma premissa. Me explico. Quando a atividade com eletrônicos é feita junto, entre você e seu filho desde criança, os aplicativos e jogos se tornam um agente agregador, como nos bons jogos de tabuleiro.
Aproveite, por exemplo um dos apps que ajudam no desenvolvimento cognitivo, que descrevemos com a ajuda da especialista Michelle Costa Soares* e brinque de Kibiko. Olha, parece fácil, mas é um desafio até para a gente. E brincando, exercitamos também a nossa capacidade cerebral. Para crianças a partir de 6 anos.
A Michelle também indicou aplicativos com várias possibilidades de criar e aprender, disponíveis no Tiny Tap, e criados por Luciana Bertossi, que é Fonoáudióloga Mestre em Distúrbios da Comunicação –PUC/SP. Entre eles está o Interpretando, que eu amo porque envolve leitura e compreensão de frases (excelente para quem gosta, quer ou precisa escrever). E o Basta Duas Palmas: eu desafio você a conseguir ler a frase e fazer o que ela pede ao mesmo tempo. Haja coordenação! Para crianças a partir de 6 anos.
Pediatra que não tem medo de tecnologia
Se você gostou, então acesse também os melhores apps para crianças, uma seleção de mais de 20 aplicativos que vão de matemática a pura e simples diversão para vocês brincarem juntos. Neste post, há uma entrevista em vídeo com a pediatra Ana Escobar (colunista da revista Crescer e do programa Bem Estar, da Rede Globo), falando sobre os benefícios da tecnologia para as crianças.
E ainda tem mais um pouquinho. Neste último link, separamos dicas que testamos a partir de uma lista do site Educar para Crescer, da Editora Abril. Tem mais um tantão de apps para atualizar seu celular e garantir um tempo junto eletrônico de qualidade!
Volta e meia falamos aqui sobre mais jogos eletrônicos que podem ajudar na relação que você vai estabelecer entre seu filho e a tecnologia.
Por isso, para não perder nada, te convido a fazer parte da nossa Newsletter. É gratuito e somente uma vez por semana você receberá um e-mail com todas as nossas novidades.
*Michelle Costa Soares é Pedagoga, Psicopedagoga Clínica e estudante de Neuropsicologia. Atua na cidade de Ilhéus-Ba, na área infantil, com avaliação e intervenção dos distúrbios e dificuldades de aprendizagem. Ministra aulas da disciplina Educação Especial em cursos de Pedagogia na Universidade do Estado da Bahia/Parfor. Trabalha junto a equipe Multidisciplinar na Equoterapia de Ilhéus e desenvolve projetos de inclusão educacional para crianças com necessidades especiais. Atualmente, registra em seu microblog no Instagram (@michelleterapiadecrianca) atividades e recursos educativos para o desenvolvimento das aprendizagens infantis.
Eu testei o TinyTap e não gostei. O app ainda tem muitos bugs e há vários problemas com as traduções. Além disso, alguns jogos apresentam várias inconsistências nas ações de “tocar e arrastar’ no iPad.
Acho que o Playkids ainda é uma opção melhor e mais segura.
Oi Michel. Aqui é a Patcamargo. Muito obrigada pelo seu comentário. É bom mesmo ter este feedback porque voc6es nos ajudam a atualizar como anda o desempenho dos apps em tempo real. Beijo e #ficaadica