Minha filha cresceu. E como foi bom!


Minha filha cresceu. E como é bom falar isso! Ela completou 12 anos e segundo o Estatuto do Adolescente e da Criança, deixou de ser criança. Sabe o que ela me disse contei sobre esse fato? “Mas mãe, eu nunca pretendo deixar de ser criança então isso não faz diferença!”. Fala se não é maravilhoso ouvir isso?

A Carol faz aniversário junto com o Tempojunto. Há 4 anos eu lancei o blog que foi a origem do projeto. Hoje, com minha filha entrando na pré-adolescência, sou testemunha de como o tempo dedicado ao brincar junto foi fundamental para o desenvolvimento dela e para o fortalecimento nossa relação.

4 anos de brincadeiras que fizeram a diferença

Eu até me emociono ao escrever este post e pensar em tudo o que passamos juntas. Quem já leu o Sobre aqui do site sabe que tudo começou para eu parar de reclamar da falta de tempo e conseguir usar o tempo que eu tinha da melhor forma possível. E deu no que deu 🙂

Para comemorar essas duas datas tão importantes, o aniversário da Carol e do Tempojunto, resolvi sentar com ela para relembrar quais foram as nossas atividades preferidas. No início ela falou “Mas mãe, é impossível escolher! Foi tanta coisa!”. Ela tem razão. Só para o livro Tempojunto, foram 100 atividades feitas com ela! Mas mesmo assim fizemos uma seleção de 10 atividades que chamamos de históricas e agora vou compartilhar com vocês.

As preferidas da Carol

1. Balangandã

Essa brincadeira tem uma história legal. Foi a primeira vez em que a Carol, sozinha, escolheu uma atividade, pediu para fazer o vídeo e depois ainda definiu com o vídeo ia ser. Não dei  nenhum pitaco. Quando vi já estava pronto e foi a primeira atividade que ela quis citar. Olha que maravilha (e como ela era fofaaaa):

2. Jogo da Corrida do Avião

Esse é um que até hoje, se a gente parar para jogar, vai fazer sucesso. É um exemplo de brincadeira fácil de fazer e que encanta a todos. Com a vantagem que funciona para várias idades. Tanto que essa é uma das dicas do livro do Tempojunto.

3. Caça ao Tesouro

Outra que é um sucesso tão grande, que a Gabi, com 4 anos, já me pede para fazer. Com a Gabi eu faço a versão com fotografia. Com a Carol, capricho na elaboração das pistas. Ela adora!

4. Tênis de bexiga

Outro exemplo de brincadeira perfeita: fácil de fazer, divertida e que surpreende as crianças. Mais uma do livro do Tempojunto e que a gente brinca até hoje.

5. Intervenção na Mona Lisa

Não podia faltar uma atividade de artes na nossa lista. E ela escolheu uma mais recente, o dia em que brincamos de fazer uma intervenção na Mona Lisa.

As minhas preferidas

Eu adoro toda e qualquer brincadeira que faço com as meninas. Mesmo as que “dão errado”. Porque elas são testemunhas de que consegui fazer das meninas uma prioridade na minha vida. Com isso, o critério que foi utilizar aqui é o afetivo, que traz as lembranças mais queridas.

6. Arte com transferência

O primeiro post a gente nunca esquece. Não mesmo! Foi com esse post que tudo começou! E ele ainda tem a peculiaridade de mostrar uma atividade que aprendemos com a Amanda, minha sobrinha querida, que foi a primeira a me ajudar a colocar o Tempojunto de pé.

7. Câmera quente

Daquelas brincadeiras que agent acha que não vão render muito, mas que surpreendem! Como eu dei risada no dia em que fizemos essa brincadeira pela primeira vez!

8. Presente dos professores: porta-recados

Cada vez que a gente sentou para fazer presentes caseiros para os professores, avós ou para o papai eu me senti orgulhosa do empenho com o qual a Carol se dedica a fazer alguma coisa nova. Fazer um presente em casa é ótimo para demonstrar para o presenteado que a pessoa importa e ainda ajuda a construir a auto-estima das crianças. A gente fez dezenas de presentes ao longo dos anos. Literalmente! Escolhi o porta-recados porque foi um que ela escolheu fazer para todos os professores e se dedicou à beça para chegar no resultado final.

9. Explosão de Cores

Outra coisa que aconteceu nesses meu quatro anos de brincadeiras foi retomar o gosto pelos experimentos de ciências. Nunca imaginei que o bicarbonato de sódio seria um dos meus ingredientes preferidos rsrsrs.

 

10. Gincana

Não podia terminar sem colocar na lista a Gincana do Primos Oliveira (GPO). A tia aqui faz a alegria da sobrinhada e consegue jeitos de colocar sobrinhos de 13 a 27 anos juntos fazendo brincadeiras. Momentos assim me fazem ter certeza de que a Carol nunca vai deixar de ser criança. Nem eu!

Hora de passar o bastão

Esse post de hoje também é uma passagem de bastão. A partir de agora, a Patcamargo assume os posts de segunda-feira, que são dedicados a crianças grandes. E quem sabe laçamos um Tempojunto Teen para continuar falando do meu tempo junto com a Carol? Mas pode deixar que ela não vai sumir! A gente vai continuar brincando e ela vai aparecer nos posts de terça-feira, que são os que eu compartilho a minha rotina brincante com a Gabi.

Não sei se você já sabe, mas aqui tem brincadeira nova diariamente. Para você não perder nada, faça parte da nossa lista da Newsletter e receba por e-mail tudo que postamos no Tempojunto.

 

 

 

 

 

 

 

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.