10 ideias de fantasias, brincadeiras e muita curtição para o Carnaval


Vamos falar sobre carnaval e você pode estar se perguntando: mas, já? Falta apenas um mês, acredita? Por isso, para você se organizar e fazer lindas fantasias ou ter brincadeiras bem legais para esse feriadão, escrevemos esse post com 10 ideias de fantasias, brincadeiras e muita curtição para o Carnaval.

Então, bóra relembrar marchinhas, separar o confete (agora tem opções sustentáveis, bem mais legal do que papel!) e colocar a fantasia para brincar?

01 – Brincar com fantasias

No site tem muitas ideias de fantasias para as crianças aproveitarem o bloquinho ou aquele baile da escola e do clube. Vamos destacar uma ideia e deixar os links com mais opções para todos os gostos – tem mais de 30 ideias nos posts abaixo! Por isso, dá para brincar muito e variar a fantasia.

Fantasia de Chef de Cozinha

Olha que graça! Serve para bebês e para crianças maiores. Em primeiro lugar, pegue aquela camiseta branca básica que, em geral, toda criança tem. Então, é só você desenhar como uma doma de chef. Pode usar canetinha ou caneta própria para tecido. Para bebês é só usar um body branco. Essa ideia é do blog Giggle Gab. Se você quiser, acrescente o lenço vermelho e pequenos utensílios de cozinha para a criança levar. Demais, não é?

Para mais opções de fantasias tem esses posts aqui. É só clicar na foto para ver mais ideias.

02 – Confete sustentável

Confete é sempre divertido. As crianças amam e os adultos também, mas se for sustentável é melhor e nós amamos. Aqui, no nosso site, temos muitas ideias para aproveitar materiais como rolo de papel higiênico, garrafa pet e tantas outras coisas que podem se transformar em brinquedos ao invés se serem descartadas. Portanto, no carnaval não poderia ser diferente! Bóra fazer um confete sustentável?

Na internet você pode encontrar várias ideias, mas vamos mostrar aqui um exemplo que a revista Casa e Jardim publicou no Pinterest, Aliás, se as crianças são maiores você já pode ir preparando os materiais, explorando a natureza e colhendo as folhas que ficam caídas no chão (nada de arrancar das plantas!). Você recolhe as folhas e usa um furador de papel para produzir os confetes. Divertido e ensina a cuidar do meio ambiente!

03 – Lançador de confetes

Do mesmo modo. continuando com o nosso carnaval sustentável, aproveite os confetes que fez com as folhas e faça um lançador! Você vai precisar de rolo de papel higiênico, confete de folhas, papel de seda e um barbante ou fita. Em primeiro lugar. envolva o rolo com o papel de seda e deixe um das aberturas sem cobrir apenas para depositar os confetes e passar na parte de baixo (faça uma abertura pequena) a fita ou barbante. Depois, feche a papel amassando nas pontas como mostra a foto e pendure os lançadores para decorar a casa ou deixe para as crianças levarem para o bailinho. Essa ideia é do site Ruffledblog.com e as crianças vão amar puxar o barbante ou a fota curtir a chuva de confetes.

04 – Espiral de pratos

Se você tem pratinhos de papel que sobraram dos últimos aniversários, melhor ainda. Mas se precisar de novos, compre aqueles brancos e chame as crianças para começar a brincadeira e decorar os pratos com guache, colagem, lápis de cor. Depois, peça ajuda para recortar (isso se elas já tiverem idade para usar a tesoura) as bordas (brincadeira que promove também uma atividade de coordenação motora fina). Então, cole as bordas para fazer tira bem grande ou prenda com fita adesiva. Pronto! Agora é só pendurá-los para decorar sua casa ou o salão do baile de carnaval. A ideia é do blog funfamilycrafts.com e nós achamos muito legal compartilhar aqui.

05 – Máscara de carnaval

A Patricia Marinho fez uma máscara linda com a Carol  e é bem fácil de confeccionar. Primeiro, comece separando os materiais: tinta, pincel, papel sulfite, papelão, fita adesiva e um palito de churrasco. Para decorar, a Carol usou lantejoulas, mas você pode usar canetinha, colar bolinhas de papel, pintar com guache. Clique aqui para ver o post com o passo a passo e veja na foto a Carol preparando sua máscara.

 

06 – Pintura no rosto

Para variar um pouco, um dia com máscara e outro sem, que tal brincar e fazer pintura no rosto? Super simples e as crianças adoram. Então, pintando o próprio rosto ou pintando o do adulto, dá para se divertir muito. Mas compre tintas próprias para isso e evite usar maquiagem, a não ser que as crianças seja maiores e você já tenha testado se elas tem alergia.

07 – Brincadeiras ao ar livre

Agora que temos a fantasia, a máscara, a decoração e até os confetes, vamos brincar ao ar livre? Claro que não sabemos ainda como vai ficar o tempo, mas se o carnaval tiver aqueles dias de sol, já podemos nos preparar para a diversão. Aqui, no site temos mais de 1500 brincadeiras, acredita? Se você buscar no menu, lá no O quer fazer?, vai encontrar vária opções em Ambiente – Ao Ar Livre. O destaque aqui será o ovo com confetes, mas logo depois da foto temos outras opções. É só clicar na foto do post para ver mais brincadeiras. Vamos lá!

Guerra do ovo com confete

É parecido com a guerra de balões de água que, aliás, é uma ótima opção se estiver muito sol. Mas a ideia aqui é rechear as cascas de ovos com confete e juntar um pega pega com quebrar o ovo na outra criança.  Tá vendo porque precisa publicar o post um mês antes! Você vai precisar juntar as folhas, cortar os confetes com cortador de papel e ainda juntar as cascas de ovo. Mas, tudo isso pode ser feito de maneira divertida e brincando! O “trabalho” vira alegria e você ainda ensina a criança a planejar e se organizar. Veja na foto com fazer os ovos com confete.

Aqui, também tem outras opções de brincadeira ao ar livre para você. Basta clicar na foto para ver o post.

08 – Brincadeiras em casa

Mas e se chover? Esperamos que não, mas também tem brincadeiras para fazer em casa ou em espaços fechados. Assim, não tem desculpas para não brincar no carnaval.  Tem foguete de bexiga, acerte o copo, sumô de travesseiro e mais brincadeiras. É só clicar aqui ou na foto abaixo que mostra a Carol brincando de acerte o copo.

E se você tem um bebê, também não precisa se preocupar. Temos neste post aqui 5 brincadeiras para fazer com seu bebê em casa – ou em lugares fechado – que ainda proporcionam momentos de descoberta e experiências novas.

9 – Brincadeiras para curtir a viagem

Carnaval é um  dos maiores feriados do ano e, consequentemente, para sair da cidade precisamos nos preparar para enfrentar aquele trânsito nas estradas. Ou, se você vai viajar de avião, precisa pensar no que fazer com as crianças durante o voo. Mas, sem estresse, com um pouco de planejamento tudo isso pode ficar bem mais fácil e divertido.

Neste post aqui, a Patricia Marinho dá uma super dica: as “busy bags”. Já ouviu falar? “Busy Bag”, é um nome que os americanos inventaram para a maleta com atividades que você pode preparar e levar no carro, no ônibus ou no avião para ajudar a passar o tempo e um jeito brincante. Clique aqui para ler o post com todos os detalhes e já vá preparando a sua “busy bag”.

Se as crianças são maiores, tem outras opções aqui neste post.

10 – Brincadeiras para fugir do carnaval

Por ser um “feiradão” tem quem prefira ficar em casa, descansar e fugir da folia. Mas, isso não significa ficar sem brincar. Pelo contrário, pode ser um momento para curtir a família, brincar mais do que nos outros dias e ficar perto das crianças que vão amar esses momentos. Neste post aqui, a Pat Camargo publica algumas brincadeiras, mas lembra também que aqui no site tem muitas opções, O post mostra um pouco delas, mas conte com a gente se você é daqueles que foge da folia, Use nossas ferramentas de buscas e aproveite muito o seu tempo junto com as crianças,

 

Gostou do nosso post? Acompanhe tudo que publicamos no site e nas nossas redes sociais, fazendo parte gratuitamente da nossa Newsletter. Você se inscreve e recebe nossas novidades uma vez por semana em seu e-mail.

 

 

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.