Guia Tempojunto Covid-19: brincadeiras e atividades para os filhos em tempo de Coronavírus


(ATUALIZADO EM 05/05 – 07:30)

Nós todos nos próximos dias estaremos juntos convivendo com uma rotina diferente para muitas famílias. Com o avanço do Covid-19, as crianças de cidades brasileiras estão sem aulas. Além disso, com a recomendação que os idosos sejam mais protegidos, muitos não poderão ficar com os netos.

Por isso, preparamos este super Guia Tempojunto Covid-19, com brincadeiras e atividades para os filhos em tempo de Coronavírus.

Este será um guia em constante movimento e atualização. Conforme formos produzindo mais materiais para ajudar você, na sua casa, com seus filhos, vamos publicando aqui.

SE você, por outro lado, quer ter uma coletânea de atividades inéditas, já separadas por idade, com lista de material, orientação de organização de calendário para trabalhar em casa com os filhos e a nossa consultoria diária neste período, acesse o Tempojunto em Casa.

Sem coronavírus: Guia Tempojunto Covid-19 - Patricia Marinho, Carol e Gabi

Brincadeiras e atividades para os filhos - Patcamargo, Pocoyo, Cururuca e Potcho

Fazer uma limonada do limão com brincadeiras e atividades para os filhos

Assim, visite quantas vezes quiser o Guia Tempojunto Covid-19. Indique para os amigos. O Coronavírus vai passar e, enquanto isso, esta é nossa contribuição para ajudar a fazer do limão uma limonada.

Portanto, aproveite o tempo que tiver com seu filho. Crie novos hábitos em família. Construam juntos uma rotina diferente e envolvam as crianças nas atividades da casa. E brinquem. Nossas brincadeiras e atividades para os filhos estarão aqui. Sempre prontas para você ter um tempo de mais qualidade com os filhos em casa.

Mas você também precisa saber que nem sempre vai dar certo. E tudo bem! Vamos fazer o melhor possível, mas sem a cobrança de acertar tudo. Calma, bom humor e vamos começar!

Começar pelo planejamento

Este é um momento de muitas incertezas e notícias novas aparecem a todo momento. Então, a fundamental que você inicie com um planejamento.

Faça um calendário do dia, com as divisões dos horários para cada coisa. Como não é um período de férias, procure manter os horários das crianças o mais próximo possível do que seria no dia a dia. Inclua o tempo delas brincarem com você e outro período para brincarem sozinhas.

Se possível, deixe o período de brincadeiras com você para o início do dia. Assim, as crianças ficam menos ansiosas e você não precisa responder “espera só mais um pouquinho”.

Hora da escola

Talvez a escola do seu filho opte por enviar atividades para que as crianças façam durante este período. Se este é seu caso, vale escutar o papo que tivemos com as educadoras Roberta Bento e Taís Bento do SOS Educação sobre como ajudar seu filho a cumprir as tarefas escolares.

Educação Infantil

Os pequenos, que estão na Educação Infantil aprendem principalmente por meio do brincar. Até na lei de educação está escrito isso. Portanto, não se preocupe tanto com a alfabetização neste momento. Todos irão recuperar. O importante agora, é manter seu filho com vontade de aprender coisas novas.

O Unicef criou um canal em áudio (para que os pequenos não precisem ficar tanto tempo na frente das telas), com brincadeiras, contação de histórias e músicas. Um programa a cada 2 dias. Você pode deixar seu filho escutando, enquanto faz outras coisas, ou escutar junto com ele.

Para acessar o canal via Youtube, clique aqui. Ou pelo podcast no Spotify.

Mostre para seus filhos de um jeito brincante como manter a higiene necessária. Escolha uma cantiga de roda curtinha e cantem juntos no momento de lavar as mãos. Este é o tempo que seu filho precisa para fazer a limpeza correta. Lembre-o se sempre cantar a música juntos.

Exemplos de músicas:

Pirulito que bate-bate; O cravo brigou com a Rosa.

Veja outros exemplos de músicas divertidas para a hora de lavar as mãos neste link.

Ao usar o álcool gel, também façam uma brincadeira:

Para os pequenos: quem consegue contar de trás para frente de 10 até 0

Educação Fundamental em casa

Para os mais velhos: Contem até 20, pulando os números ímpares. Numa outra vez, contem, pulando os números pares.

SOS Educação Calendário Ajuste a Rotina de Estudos do Seu Filho

Falando um pouco mais sobre ajuda na hora de manter o interesse das crianças por aprender, a NetGeo Kids lançou o “Aprenda em Casa”, uma página com vídeos e o material incrível que a National Geographic faz sobre biologia, natureza, geografia e história. Ótimo para as crianças manterem o hábito de conhecer coisas novas.

Brincar inclusivo

Neste momento, a brincadeira se torna mais importante ainda para as crianças com deficiência que estão em casa. Muitos pais acabam com dúvidas sobre o que fazer.

Preparamos o e-book gratuito Brincar e Inclusão, com várias sugestões de brincadeiras e entrevistas com especialistas que podem ajudar neste momento.

O Instituo Jô Clemente (Antiga APAE-SP) lançou um guia especial, para ajudar os pais de crianças com deficiência intelectual neste período em que estarão em casa com os filhos. Clique para baixar o guia.

E o canal do Youtube da Mayra Gaiato tem vídeos diários sobre como usar os recursos com crianças do espectro autista neste momento de quarentena.

Dentro de casa com muitas opções

Já que todos estarão em casa, este é um bom momento para todos ajudarem nas tarefas. Sabia que as crianças, principalmente até 6 anos, precisam se sentir parte da casa e da família? E também gostam de sentir que são necessárias? Isso aumenta a auto-estima e contribui para o desenvolvimento de responsabilidade com relação às coisas e à casa onde vivem.

Você pode fazer das tarefas domésticas, algo mais divertido e brincante para seus filhos ajudarem. Aqui tem uma tabela que desenvolvemos com as atividades da casa que as crianças já podem fazer por idade:

E para embalar as atividades da casa, no nosso Spotify tem uma seleção de músicas para bebês e crianças de todas as idades.

Não ache que porque vocês estarão dentro de casa, as opções de brincar são sempre as mesmas. Separamos aqui uma lista com uma curadoria com as brincadeiras para fazer dentro de casa:

50 brincadeiras simples divertidas e baratas para fazer dentro de casa

5 jeitos fáceis e instigantes de brincar com seu bebê dentro de casa

10 melhores brincadeiras para dentro de casa: retrospectiva 2017

10 posts com brincadeiras para ficar em casa com seu filho

Retrospectiva  2016 – Melhores Brincadeiras para Dentro de Casa

As melhores brincadeiras para fazermos dentro de casa – Retrospectiva 2015

Em casa também pode ter animação

Também acontece de acharmos que brincar dentro de casa é sinônimo de brincadeiras mais “paradas”. E com isso, as crianças podem ficar mais aborrecidas. Mas não se engane! Tem bastante brincadeira mais agitada que você pode fazer na sua casa.

10 atividades dentro de casa para crianças agitadas

Top 10 brincadeiras que só precisam de 5 minutos

Aproveite o tempo em casa com estas super brincadeiras com jeito de férias

Até o banheiro é lugar de brincar e criar obras de arte

E a bagunça?

Mas você precisa trabalhar

As brincadeiras e atividades aqui no blog em geral são para pais e filhos brincarem juntos. Mas, estamos em um momento atípico e durante vários momentos do dia você vai precisar trabalhar.

Então, aqui vai uma seleção de brincadeiras que seu filho brinca sozinho. A começar por um vídeo que fala sobre como estimular seu filho a brincar sozinho, mesmo estando perto de você.

 

 

Depois, nossa melhor dica que é a de promover Cantinhos de Brincar. Eu aprendi isso com a escola dos meus filhos e achei incrível.

E agora mais algumas sugestões de brincadeiras para seu filho fazer sozinho e com mais silêncio

7 Atividades para distrair seu filho por uns minutinhos

10 dicas de como brincar em silêncio

10 brinquedos caseiros para brincar em silêncio

10 brincadeiras para quando você levar as crianças no seu trabalho

Família unida

O Coronavírus ou Covid-19 está nos obrigando a passar mais tempo dentro de casa. Que tal aproveitar, então para criar novos hábitos em família? Uma sessão de filmes juntos, ou descobrir novos livros legais? O criar a noite de jogos em família?

100 livros infantis mais queridos pelos adultos e crianças

100 filmes que você vai curtir em casa com os filhos

As 10 melhores brincadeiras em família do Tempojunto

Noite de jogos em família com Jogo dos 7 erros humano e muito mais

Em casa, como somos fãs de jogos de raciocínio, curtimos a proposta do Escape 60, que criou salas de Can U escape virtuais para jogar em família. Se chama Escape60Play e você acessa aqui: https://escape60.com.br/e60play

Mais alguns links importantes

Orientação da Unicef sobre os cuidados com as crianças

COVIBOOK: Cartilha para falar sobre o vírus com as crianças

Canal da Disney que reuniu com vídeos para dançar, desenhos para pintar, dicas de receitas e de brinquedos caseiros para fazer com as crianças em casa.

Guia do Instituto Jô Clemente (Antiga APAE-SP) de desenvolvimento das crianças em casa

O Educando Tudo Muda fez um resumo bem legal das dicas para construir uma relação com seus filhos neste período.

Cursos Faber Castell abertos para as crianças

Contadoras de histórias que farão sessões ao vivo pelo Instagram

Fafa Conta 10:30h (seg, qua e sex) e 16:30h (ter é qui).

•Carol Levy as 11:30h.

•Marina Bastos as 12:30h.

•Camila Genaro 15h.

Museus virtuais

O Getty Museum de Nova Iorque lançou um desafio: a ideia é que as pessoas recriem sua arte favorita usando apenas três objetos espalhados pela casa. É muito legal!

Para ver as obras e se inspirar, acesse o link aqui: https://bit.ly/desafiomuseu

7 museus para visitar estando em casa: Tour virtual e coleções online.

1. MASP

2. Galeria Uffizi – Florença

3. Museus do Vaticano – Roma

4. Museu Arqueológico – Atenas

5. Prado – Madrid

6. Louvre – Paris

7. Museu Britânico – Londres

 

Eu sei que aqui tem bastante material. Mas você não precisa usar o Guia Tempojunto Covid-19 de uma vez só. Aproveite as brincadeiras e atividades para seus filhos e para você que colocamos aqui um pouco por vez. Quando você menos esperar, o Coronavírus terá passado e você terá tido um tempo de qualidade com seus filhos.

21 Comments

Comente
  1. 4
    Bernardo Mendes Ribeiro

    Parabéns pela iniciativa! Excelente trabalho! Sou professor e vou divulgar para todos os familiares das crianças da minha turma! Muito obrigado!

  2. 11
    Josi

    Vocês são Maravilhosas meninas, já acompanho há algum tempo e amo as atividades e brincadeiras para fazer com as crianças, Hoje estamos vivendo em tempos difíceis a doença está aí e devemos tomar muito cuidado sim, mas também devemos aproveitar e fazer disso algo bom, aproveitar para nos conectar, brincar e passar mais tempo com nossos filhos, tempo de qualidade e com as dicas de vocês com certeza muitas crianças estarão felizes em seus lares. Parabéns por esse Guia Maravilhoso.

  3. 19
    Aline Setani

    Nem comecei e já amei!!! Sou uma mãe que estou sempre correndo e dando mil desculpas para não brincar com meu filho de 7 anos….esse período em casa estou super empolgada em criar e participar de brincadeiras com ele. O site e Instagran de vcs tem sido fundamental. Parabéns meninas pelo maravilhoso trabalho e obrigada por compartilhar conosco. Aline – Freguesia – JPA – RJ

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.