5 Brincadeiras para quando os amigos dos filhos vêm brincar


Se você segue o Tempojunto no Instagram deve ter visto as fotos das duas festas caseiras que fiz para comemorar os 9 anos da Carol.  Duas porque a primeira foi uma festa do pijama e aí, por questões de logística, defini o limite de 8 meninas. As amigas da classe acabaram tendo uma festa outro dia: um piquenique no prédio. Isto tudo para dizer que, graças ao Tempojunto, eu “evolui” no quesito brincar e me senti segura para propor e coordenar as brincadeiras em grupo. Deu um trabalho danado, mas foi incrível. Dessa experiência nasceu a ideias post de hoje: brincadeiras para quando os amigos dos filhos vêm brincar.   

Não sei se isto acontece com você, mas até pouco tempo eu estimulava a Carol a trazer apenas 1 amiga para casa. Achava que era melhor de administrar. Mas uma especialista em educação me falou uma coisa interessante: “é legal a criança se preocupar em desenvolver um grupo de amigos e, mais ainda, perceber que a sua casa pode ser um local frequentado por este grupo“. Depois dessa, comecei a me empenhar em criar mais situações onde um grupo maior de amigos esteja presente.

A lista que você vai ver abaixo vem com a lista das principais brincadeiras que crianças entre 8 e 9 anos gostaram de fazer.

1. Futevôlei de bexiga

Essa é inédita aqui no blog. Eu descobri esta ideia no Pinterest e coloquei no Board “Para Crianças Grandes”. Lá a ideia ficou, esperando a oportunidade de ser feita aqui em casa. A festa do pijama foi a situação perfeita.

Para jogar você precisa de duas cadeiras, um pedaço de 3 metros de barbante e uma bexiga. O primeiro passo é  amarrar o barbante nas cadeiras para poder fazer a quadra para o jogo. Depois as crianças precisam ser divididas em duplas (você pode até fazer trios ou quartetos, mas aí a chance de confusão aumenta rs). Cada dupla vai ficar de um lado do barbante sentada com as mãos e pés apoiados no chão.

brincadeiras para quando os amigos dos filhos vêm brincar - brincando na sala

O brincadeira vai ser passar a bola de um lado para o outro da quadra, usando apenas os pés , sem tirar as mãos do chão. Quem deixar a bola cair no chão perde ponto.

brincadeiras para quando os amigos dos filhos vêm brincar - futvolei na sala

2. Oficina de massinha

Toda vez que eu faço isso em casa é um sucesso! Principalmente a hora de misturar as cores. As crianças a-m-a-m! O video abaixo é um tutorial de como fazer a massinha caseira que está lá no nosso canal no Youtube (já conhece? Tem uma brincadeira nova por semana).

3. Caça ao tesouro

Essa é outra brincadeira que faz o maior sucesso! Vamos combinar que e trabalhoso para você fazer as pistas (se quiser uma ajudinha, tem este post aqui com um link para baixar e imprimir pistas prontas), mas a criançada adora.

Primeiro as crianças precisam se reunir para desvendar o mistério.

brincadeiras para quando os amigos dos filhos vêm brincar - crianças ao redor da mesa

Depois é hora de ir caçar.

4. Câmera quente

A primeira vez que falei desta brincadeira foi neste post aqui. Agora resolvi fazer um video para conseguir explicar melhor como ela funciona.

5. Concurso de Poses

Por fim, uma outra brincadeira que sempre aparece nos posts sobre brincadeiras em família: o concurso de poses. Funciona super bem tanto com 2 pessoas quanto com um grupo de amigos.

Concurso de poses

Gostou deste post? Tem outras sugestões de brincadeiras para fazer em grupo? Comenta aí! E aproveita para se inscrever no grupo da newsletter semanal do Tempojunto e receber todas as nossas ideias e sugestões por email. É grátis 🙂

 

7 Comments

Comente
  1. 2
    Carlos Samuel

    Eu gostei muito mas deveria ter mais brincadeiras fáceis de fazer como esconde esconde , dançar… Mas mesmo assim achei o macimo!!!!!!!!Tomara que continue assim do jeito que está ou até melhor.Um beijo paravtodos

    • 3
      Patrícia Marinho

      Oi Carlos, obrigada!
      Essas dicas de brincadeiras estão em outros posts por aqui 🙂
      A gente ama o brincar simples!
      Outro beijo para você,
      Patrícia

    • 7
      Patrícia Marinho

      Que pena, Maria Eduarda. Mas sabemos que não é possível agradar a todos o tempo todo. Caso você tenha interesse em algum tipo específico de brincadeira, por favor me avise a ajudo você a encontrar, ok?
      Obrigada,
      Patrícia

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.