fbpx

Digite o que gostaria de pesquisar e clique para buscar. Pressione Esc para cancelar.

Programa ABC – Aprender, Brincar, Criar


Todos nós temos um potencial criativo, mas nem sempre sabemos como exercitá-lo.  Aprenda o que você pode fazer em casa para desenvolver o potencial criativo do seu filho. 

Ao fazer esse Programa você vai:

  • Ter noções básicas de como se desenvolve o cérebro do seu filho e como é possível desenvolver o potencial criativo para criar crianças mais preparadas para a vida adulta. 
  • Entender o que é criatividade, porque ela é importante, quais são os mecanismos por trás do seu desenvolvimento. 
  •  Saber por que a brincadeira é um excelente recurso para desenvolver a criatividade. 
  • Receber dicas práticas sobre ações e atitudes que você pode adotar para estimular a criatividade das crianças em casa, de um jeito simples e sem precisar gastar muito dinheiro. 

E mais, você também vai:  

  • Conhecer os fatores que inibem o desenvolvimento da criatividade e saber como evitá-los para que seus filhos se tornem adultos capazes de inovar. 
  • Aprender a exercitar a própria criatividade e colocar esse aprendizado em prática na sua vida pessoal e profissional. 
  • Ter a oportunidade de passar tempo de qualidade com seu filho e participar de uma oficina criativa no Espaço de Inovação e Criatividade da Faber-Castell. 

Mesmo que você: 

  • Não se ache uma pessoa criativa. 
  • Acredite que a criatividade é um dom e que nascemos com ele. 
  • Não goste ou tenha dificuldade para brincar. 
  • Não acredite que possa exercer alguma influência na criatividade do seu filho. 

Esse programa é a oportunidade de vivenciar que todos temos potencial criativo e que ele pode ser desenvolvido com estímulos adequados. 

Apenas 2% dos adultos se considera criativo. 

O mundo a sua volta está se transformando.  

Você se lembra de um tempo em que para ter uma música, era preciso ir a uma loja para comprar um CD? Hoje, serviços como Spotify e Apple Music representam 75% do faturamento do setor. Só para ficar em um exemplo. Pense no Uber, Airbnb, Amazon e os efeitos se espalham.  

Segundo o autor e cientista George Land, “nenhuma instituição está sem enfrentar mudanças profundas, turbulentas e imprevisíveis. E isso está acontecendo no mundo todo.”  

Todos nós, de alguma maneira, somos forçados a nos reinventar e inovar. Só que a inovação exige criatividade e só 2% dos adultos se considera criativo.  

Esse número vem de um teste conduzido pelo George Land, Phd, que acompanhou um grupo de pessoas dos 5 aos 25 anos. Aos 5 anos, 98% das pessoas se mostravam muito criativas. Aos 10, esse número caiu para 30%, aos 15, para 12% e finalmente, aos 25 anos, apenas 2% das mesmas pessoas se mostravam muito criativas

Ou seja, apesar de todo mundo nascer com potencial criativo, o fato é que existe uma queda da criatividade ao longo do tempo. Justo ela que é uma habilidade tão importante.  

Fica a pergunta: o que você pode fazer hoje para evitar que essa queda aconteça com seu filho? 

Faber-Castell e Tempojunto trabalharam juntos para criar um Programa que vai ajudar você a exercitar o potencial criativo do seu filho. 

A Faber-Castell tem o propósito de transformar o mundo em um lugar mais criativo e sabe que para isso acontecer precisa apostar nas crianças.   

O primeiro passo concreto nessa direção foi o desenvolvimento do Programa Faber-Castell de Aprendizagem Criativa, elaborado com a assessoria do consultor Leo Burd, pesquisador brasileiro do MIT – Massachusetts Institute of Technology.  A ideia era criar um programa capaz de transformar escolas, alunos e educadores.  

Este programa existe e já está aplicado em várias escolas de São Paulo. É possível conhecer a metodologia de perto no Espaço de Inovação e Criatividade da Faber-Castell no Shopping Market Place, em São Paulo. 

Mas estar nas escolas não é suficiente. Os pais são os primeiros professores dos seus filhos e têm um papel decisivo para estimular competências fundamentais para os tempos atuais, sendo a criatividade uma das principais

Para ajudar os pais a desempenhar esse papel, a Faber-Castell fez uma parceria com o Tempojunto para desenhar um programa que ensina o que pais e mães precisam saber para manter a criatividade dos filhos com atividades em casa

No Tempojunto, queremos ajudar os pais a desenvolver o potencial dos seus filhos através da brincadeira. Essa é nossa missão. Queremos deixar o mundo mais brincante e criar crianças emocionalmente maduras, responsáveis e criativas.  

experiência prática de brincar do Tempojunto, somada aos anos de estudo de desenvolvimento infantil, e os princípios do Programa Faber-Castell de Aprendizagem Criativa são as bases para a construção do Programa ABC – Brincar, Criar, Aprender.  

Desde 2014o Tempojunto pratica atividades que ajudam a manter os filhos criativos.  

Este conhecimento está registrado 1.019 posts que publicamos com ideias de como brincar EM CASA com crianças de diferentes idades. 

Ao longo desses anos, nosso conteúdo foi ganhando alcance e hoje temos os seguintes números:

Site: 800 mil visualizações por mês

. Instagram: 210 mil seguidores

. Facebook: 202 mil seguidores

. Youtube: 51 mil inscritos e 4,3 milhões de visualizações nos nossos vídeos

. Pinterest: 2,1 milhões de visualizadores por mês

. 4 e-books de brincadeiras publicados e  11.302 unidades vendidos

. 2 livros publicados e 8.115 unidades vendidas

. Cursos online: 5.709 alunos matriculados

Isso sem falar no nosso papel como colunistas da Revista Crescer e na presença em programas de TV, com destaque para 4 participações no Programa É de Casa, da Rede Globo, como especialistas em brincar.

Tudo isso para mostrar que a gente entende como as crianças se desenvolvem e sabe dar soluções práticas, aprovada por milhões de pessoas, de como usar a brincadeira para promover esse desenvolvimento.

Com atitudes e ações simples você consegue oferecer oportunidades para o seu filho exercitar a criatividade nas situações do dia a dia.

Imagine que o simples fato de deixar a criança com tempo livre para brincar já é suficiente para exercitar a criatividade. Principalmente se você tem em casa um ambiente preparado com brinquedos e materiais adequados.

Quando a criança olha a sua volta e precisa escolher o que fazer, precisa entrar no mundo do faz de conta, isso já é um componente importante do ato de criar: a capacidade de imaginar o que não existe ainda.

Isso é só um pequeno exemplo.

O Programa ABC é repleto de informações que esclarecem como você pode agir para seu filho desenvolver o potencial criativo todos os dias. E mais, damos dicas práticas de materiais, atitudes e brincadeiras que você pode fazer em casa. Sem dar muito trabalho e sem que você precise gastar muito dinheiro.

Após ter passado os últimos 5 anos dedicados a entender o papel do brincar e fazer as brincadeiras em casa, olha o que aprendemos.

O cérebro das crianças não nasce pronto e nós, os pais, somos as primeiras pessoas capazes de oferecer estímulos e experiências adequadas para que nossos filhos atinjam todo o seu potencial.

Para isso acontecer, é fundamental entender os mecanismos por trás do desenvolvimento da criatividade e, a partir daí, entender como nos preparar para sermos os companheiros que nossos filhos precisam.

O grande papel dos adultos é criar condições para que as crianças desenvolvam seu potencial criativo. Para isso temos que ser capazes de:

  • enriquecer o ambiente com materiais e recursos adequados.
  • facilitar a brincadeira, ajudando os filhos na hora em que eles encontram dificuldades em persistir.

Quanto mais cedo começamos a fazer isso, mais exercitamos o músculo da criatividade e mais preparados se tornam nossos filhos.

É como disse o Leo Burd nessa declaração:

“Podemos desenvolver a criatividade. Todos nós temos um potencial criativo. Essa capacidade de olhar o mundo com olhares diferentes, de pensar soluções alternativas para uma mesma questão, se desenvolve a partir de um exercício, como se fosse um músculo que exercitamos na academia. Se não exercitamos um músculo, ele atrofia e seu movimento fica restrito. A brincadeira e a exploração livre permitem o exercício da criatividade. Durante o período da brincadeira as restrições tradicionais do mundo ficam do lado de fora e nos permitimos explorar as coisas de uma maneira diferente, lúdica. Materiais que nunca se encontrariam, se juntam. Explorando coisas de maneira não tradicional, exercitamos a criatividade.”

Aprenda o que você pode fazer em casa para desenvolver o potencial criativo do seu filho.

O Programa ABC é composto de três workshops presenciais de duas horas que acontecem uma vez por mês no Espaço de Inovação e Criatividade da Faber-Castell situado no segundo andar da Livraria Cultura do Shopping Market Place, em São Paulo.

Na primeira hora, os pais assistem uma palestra teórica sobre criatividade apresentada pela Patrícia Marinho e pela Patrícia Camargo, do Tempojunto. Enquanto isso, os filhos fazem uma oficina de atividades criativas com os monitores do espaço.
Na segunda hora, pais e filhos se reúnem para participarem juntos de uma oficina conduzida pelas Patrícia’s do Tempojunto que coloca a teoria apresentada em prática.

Cada workshop apresenta o seguinte conteúdo:

Workshop 1: O que é criatividade e porque é tão importante estimular a criatividade das crianças?

  1. Definir criatividade: processo de gerar ideias inovadoras que tenham valor.
  2. Desmitificar a noção de que criatividade é um dom de poucos.
  3. Apresentar contexto atual, pós revolução digital, para que pais entendam por que a criatividade é tão importante.
  4. Listar os fatores que levam ao declínio da criatividade ao longo dos anos.
  5. 10 dicas para estimular a criatividade.

Oficina EXPLORAR: Quantas coisas você consegue fazer com um único material. Exemplo: pregador de roupa

Workshop 2: Como as crianças aprendem: o papel da criatividade no aprendizado.

  1. Apresentar princípios da neurociência que explicam como as crianças aprendem.
  2. Conscientizar que inteligência é algo diverso, dinâmico e variado.
  3. As habilidades por trás do pensamento criativo
  4. Apontar a relação entre o brincar e a criatividade:

Oficina CONSTRUIR: resolva o desafio usando materiais disponíveis

Workshop 3: Como desenvolver a criatividade das crianças em casa?

  1. Papel dos pais: criar as condições para que as crianças desenvolvam seu potencial criativo.
    1. Enriquecer o ambiente.
    2. Facilitar a brincadeira.
  2. Como fazer da sua casa um espaço de aprendizagem criativa?
    1. Recursos, ferramentas e materiais que você pode oferecer.
    2. Dicas para fazer da casa um lugar especial. Ex.: arte no box do banheiro.
  3. E como você pode ser mais criativo?

Oficina IMAGINAR: vamos criar um mundo diferente. Que mundo é esse? Quem mora por lá?

Um treinamento completo criado com base na experiência da Faber-Castell e do Tempojunto.

Esse curso é o resultado de um ano de trabalho do Tempojunto em parceria com a Faber-Castell.

O ponto de partida é o Programa Faber-Castell de Aprendizagem Criativa. Para quem não conhece o termo, a Aprendizagem Criativa é uma filosofia da educação que promove o desenvolvimento de indivíduos que pensem e atuem de forma criativa, colaborativa e sistemática. Foi proposta por Mitchel Resnick do Media Lab do MIT (Massachusetts Institute of Technology) e inspirada em ideias do educador Seymour Papert. A Aprendizagem Criativa concentra-se na construção de ambientes de aprendizagem centrados em quatro pilares, os chamados 4 P’s: Projetos (projects), Paixão (passion), Pares (peers) e Pensar Brincando (play).

O Programa Faber-Castell de Aprendizagem Criativa foi desenvolvido em parceria com o consultor Leo Burd, pesquisador brasileiro do MIT Media Lab.

Cada workshop (palestra + oficina) vai ser vendido por R$ 250 reais e o programa completo, de 3 workshops – vai ser vendido por R$ 690. Mas até sexta-feira temos uma oferta especial e você só paga R$ 190 por um workshop ou R$ 490 pelo programa completo.

Lembrando que cada workshop tem uma palestra para os pais, enquanto os filhos participam de uma atividade criativa, e depois pais e filhos se reúnem em uma oficina especial.

É uma oportunidade única de aprender pessoalmente com as Patrícia’s do Tempojunto e colocar a criatividade em prática em um espaço pensado para estimular o pensamento inovador.

Portanto, clique no botão abaixo e faça já sua inscrição.

E se você não for de São Paulo ou não puder comparecer nas datas:

Você pode colocar seu nome na lista das pessoas que querem saber mais informações quando pudermos levar o Programa ABC para outras cidades ou quando criarmos a versão online do Programa.

As vagas são limitadas e as vendas com preço especial se encerram em breve

Você tem até sexta-feira, dia 06 de setembro, às 23:59  para aceitar o nosso convite e fazer parte do Programa ABC com preços de primeiro lote.

Depois disso, teremos apenas os valores completos do workshop, sem a promoção.

Espero você no curso!

Beijos,

Patrícia Marinho

Alguma dúvida?

Veja aqui as respostas para as perguntas mais frequentes.

  1. Onde serão realizados os workshops?

No Espaço de Inovação e Criatividade da Faber-Castell

2º andar do Livraria Cultura do Shopping Market Place

Av. Dr. Chucri Zaidan, 902 – Vila Cordeiro, São Paulo – SP, 04795-100

  1. Quando serão realizados os workshops?

1º Workshop: sábado, 28/09

2º  Workshop: sábado, 19/10

3º  Workshop: sábado 30/11

  1. Qual o horário dos workshops?

Os workshops serão sempre das 10:00 às 12:00.

  1. Quem pode participar?

Cada inscrição é válida para um adulto acompanhado de uma criança de 5 a 12 anos.  Caso você tenha mais crianças nessa faixa etária, será cobrado o valor adicional de R$ 50,00 por criança, por módulo

  1. Eu posso deixar meu filho sozinho?

Não, a criança não vai poder permanecer no Espaço de Inovação e Criatividade desacompanhada. É obrigatória a presença de um adulto responsável.

  1. Eu posso fazer apenas um dos workshops?

Sim. Cada módulo é independente e possui conteúdo que pode ser entendido e utilizado por quem não fizer os outros módulos do Programa ABC. Você pode fazer os três workshops ou apenas um, conforme a disponibilidade.

  1. Quantas vagas tem no workshop?

O Espaço tem disponibilidade para 40 adultos com seu(s) filho(s). Sendo que é preciso formar uma quantidade mínima de 10 participantes para que o workshop aconteça. Se não atingirmos a quantidade mínima, devolveremos o dinheiro para os inscritos.

  1. Eu não sou de São Paulo, mas me interesso pelo Programa ABC?

Existe a possibilidade de desenvolvermos o programa em outros formatos. Para saber mais, clique aqui que entraremos em contato quando tivermos mais informações.