Inspirações para um fim de semana+feriado criativo #03

Inspirações para um fim de semana+feriado criativo #03


Hoje é véspera de feriadão e, por isso, resolvi antecipar a publicação do já tradicional post de ideias pro fim de semana! Como vocês já viram aqui e aqui, eu sempre reúno, pelo Pinterest, dicas para tornar o fim de semana mais divertido. A ideia é mostrar como é possível ter um Domingo longe da tradicional programação desenhos+filmes+jogos. Aqui a gente quer criança com sorriso no rosto o dia todo e botando a mão na massa!

Por conta do feriado, muitos devem viajar e daí optei por apresentar atividade criativas porém práticas, para serem feitas com pouco material e que não exigem muito preparo. Você vai precisar basicamente de copos descartáveis, papel, algodão, canetinhas, fita adesiva e bexiga. Se tiver uma bolinha para brincar com os copos, melhor ainda! Tudo fácil de conseguir e de levar na mala.

Vamos pra elas?

1- Brincadeiras variadas com copos descartáveis

Torre de Copos

Construindo predio com copos

Jogo com copos

Brincadeiras com copos e bolinhas

Essas ideias todas foram do Blog One Perfect Day pra mostrar como copos são versáteis e há diferentes maneiras de usá-los para brincar e trabalhar a função motora das crianças. Nesse link para o blog, há dez delas. Dez! Parece simples, mas isso pode garantir alegria pro dia inteiro, ainda mais se eles forem de cores diferentes. E adicionando uma bolinha, então, tudo fica ainda mais legal.

2- Estilingue moderno: o lançador de bolinhas de algodão

Lançador de algodão

Usando o mesmo material da primeira inspiração, para seguir o tema de praticidade desse fim de semana, a dica é criar um lançador de pompom ou bolinha de algodão. A ideia também foi do One Perfect Day, mas a explicação melhor veio do Blog Hapiness Cubbed, nesse link.

Material para lançador de pompom

Se você usar os copos da primeira dica, basta cortar os fundos e botar uma bexiga como mostra a primeira figura, para você ter um estilingue moderno. Não é super criativo?

3- Criando aviões de papel de maneiras incríveis!

Aviões de papel diferentesAviões de papel

Sim, é possível ir além do clássico aviãozinho de papel! Tem uma folha papel aí e uma criança curiosa? O Blog Criativo de Galocha ensina 12 maneiras de fazer dobraduras pra criar os  aviões de papel mais legais que eu já vi. Tem de todo o jeito e nome, basta seguir as orientações. É muito simples e você ainda pode fazer uma sessão ‘estilizando o avião’ com hidrocor e lápis de cor.

4- Concurso de lançamento de aviões e pompoms: tudo junto!

Competição de aviões de papel

Já fez a dica dos copos e já criou os doze aviões de papel? Tá na hora de usar eles para uma competição de quem os lança mais longe. É uma ótima atividade para envolver os papais também, porque que garoto nunca brincou de aviãozinho e estilingue na vida? Para isso, use uma fita crepe, ou até mesmo um giz para quadro negro. Faça uma linha e as marcas. A partir daí, só botar as invenções de cima pra funcionar. A ideia da linha de lançamento foi do Blog Meaningful mama.

5- Completando os formatos do papel com rostos e caretas!

Desenhando rostos

Depois de tanta atividade junta, uma dica pra descansar ou pra fazer em um lugar com muita gente, como um restaurante, durante a viagem. Nesse post do tempojunto, a gente usou cabeças já desenhadas e foi super engraçado! Mas aqui basta um papel, uma caneta e a sua capacidade de inventar formatos diferentes. Daí, é só passar a caneta pro pequeno artista e deixar ele completar com os rostos e caretas que quiser. O Blog Mamascout usa essa ideia pra distrair as crianças na hora do café da manhã, mas ela pode ser usada em qualquer horário e lugar. Dica prática.

É isso! Bom feriadão para vocês!

 

+ Nenhum comentário

Deixe seu comentário


E aí, o que você achou?