Que tal fazer do Dia das Crianças uma data realmente especial?

Que tal fazer do Dia das Crianças uma data realmente especial?


Eu já disse e repito aqui que a maior alegria de escrever este blog é saber que o tempojunto está ajudando outros pais e mães a desenvolver e criar vínculos com os filhos por meio de brincadeiras. E este post é mais um destes presentes que ganhei. A @mjum2013 mandou uma mensagem pelo Instagram dizendo que seu filho, de 2 anos, teria seu primeiro Dia das Crianças relevante e ela queria sugestões porque não quer simplesmente dar mais um brinquedo.

Que tal você ser o presente de dia das crianças e tirar um tempojunto divertido e instigante?

Você vai precisar de:

3 réguas e papel preto

bolhas de sabão

uma bacia pó de gelatina

espelho

tempo (o seu, com ele)

Nesta idade, a criança – menino ou menina – gosta de descobrir e de desafios. Então, vamos sugerir alguma atividades para vocês fazerem juntos durante todo o dia. Se der para ser ao ar livre, melhor ainda. Um caleidoscópio “gigante”.

Encontrei no site http://www.manualdomundo.com.br um vídeo tutorial que apresenta uma forma prática de montar este artefato ótico que encanta. A partir de três réguas transparentes e papel preto. No caso de uma criança de 2 anos, a dica para ele ficar “gigante” é não fazer o furinho para olhar dentro do caleidoscópio, mas deixar uma extremidade aberta. Assim, a criança menor consegue olhar as imagens. Diversão garantida!

Outra ideia são as bolhas de sabão. Elas encantam, sejam pequenas ou gigantes (o segredo da bolha gigante, além do soprador maior, é colocar glicose de milho na mistura de bolhas. Mas como este não é um ingrediente fácil de encontrar, fique com as bolhas normais). Deixe seu filho fazer as bolhas. Pode ser um pouco trabalhoso no começo, mas ele pega o jeito rapidinho!

Que tal um banho de gelatina? É literalmente uma delícia e estimula vários sentidos (tato, olfato, paladar). Use duas ou três misturas de gelatina comum. Deixe na geladeira somente o tempo de engrossar e ficar com uma textura pastosa, um pouco antes de endurecer totalmente. Coloque uma bacia grande (ou banheira, ou caixa de brinquedos, ou piscininha inflável) no box do banheiro e encha com a gelatina.   Deixe seu filho curtir a experiência devagar, sem pressa, até que ele resolva entrar na gelatina. Você pode fazer a experiência com chá ou com sagú.

E fica, assim, o combo perfeito!Bolhas de sabão e gelatina

Para terminar o dia, fique em frente a um espelho com ele. Nesta idade, as crianças são muito curiosas sobre si mesmas e seu corpo.

Espelho no dia das criançasBrinque com ele de caretas no espelho, pintem o rosto (há tintas próprias anti-alérgicas, ou você pode usar sua maquiagem). Coloque uma música e movimente o corpo na frente do espelho: a ideia não é dançar propriamente, mas deixar que ele explore com você formas diferentes de mexer o corpo.

Espero que vocês tenham um Dia das Crianças super legal, com muita diversão, carinho e tempojunto! Depois conta pra gente como foi!

+ Nenhum comentário

Deixe seu comentário


E aí, o que você achou?