Brincadeira para você incluir a criança na rotina da casa


Você sabia que o Tempojunto tem uma coluna regular no blog Saúde Infantil do Hospital Sabará, uma referência na saúde para crianças aqui em São Paulo? Pois bem, numa coluna recente fiz um texto com as minhas 10 dicas de como criar tempo para passar com os filhos. Uma delas foi que você procurar incluir a criança na rotina da casa. Com isso, um momento de obrigação passa a ter uma dose de diversão também. Isso vale para os bebês.

Você pode começar a fazer esse contato do bebê com a rotina desde os primeiros meses de vida. Neste post aqui eu falei sobre como a área de serviço pode ser um ambiente de exploração, especialmente se você tiver uma secadora.

brincadeiras para bebês de 0 a 6 meses - gai com a secadora

Como a Gabi cresceu, só olhar a secadora já não faz mais sentido. Ao mesmo tempo, não dá para deixar ela sair andando pela casa sozinha se é preciso tirar a roupa do varal. Então, por que não inventar uma atividade que deixe ela concentrada e por perto enquanto o serviço é feito? Quer um exemplo?

Pegue um cesto com pregador de roupa e um balde e coloque o seu pequeno para brincar de transferir os pregadores do cesto para o balde e vice-versa

incluir a criança na rotina da casa - gabi segurando pregadores

O legal é que a brincadeira seja feita, de propósito, com elementos que façam parte do quotidiano daquele aposento, como pregador e balde na área de serviço. ou acessórios como medidores e colher de pau na cozinha.

Cesto tesouros

Assim a criança amplia o seu repertório de objetos e vai criando associações para cada ambiente. Repare no interesse com a Gabi observa o pregador de roupa.

incluir a criança na rotina da casa - gabi com pregador

Quer outros exemplos que temos aqui em casa de envolver a Gabi desde cedo na rotina? Ela leva a almofada para a cama na hora de arrumar de manhã assim como ela já ajuda a levar a roupa dela para o cesto de roupa suja. E faz isso achando divertido porque ganha muitas palmas e elogios de todos da casa quando cumpre sua tarefa 😉

Aqui no blog, todos os dias tem sugestões para você e seus filhos. Não perca! E se você se inscrever na nossa Newsletter, estas dicas chegarão gratuitamente no seu e-mail. É só clicar aqui.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.