Como exercitar o bebê brincando com diferentes tipos de bolas


Bebês amam brincar com bolas. Desde quando meus filhos eram bem pequeninos, com 2 ou 3 meses, eu já usava uma bola bem colorida de pano e girava pertinho deles. Eles ficavam com o olhar atento às cores e ao movimento. Lembrando bem, foi brincando com a bola que o Pocoyo deu sua primeira risada.

Por volta dos seis meses, os bebês começam a ser capazes de agarrar objetos em movimento. Eles já conseguem calcular a direção e a velocidade. Então, hoje, com a ajuda deste fofo que é o Felipe, filho da Raquel e do Alexandre, vamos mostrar várias brincadeiras que podemos fazer para exercitar o bebê brincando com diferentes tipos de bolas.

Treinando bruços

Ficar de bruços é muito importante para o desenvolvimento do bebê. É nesta posição que ele fortalece o pescoço e segura a cabeça. Também a partir do bruços ele começará a engatinhar, como explicou a fisioterapeuta Letícia Swoboda Castro, no especial que fizemos sobre o desenvolvimento do bebê. Coloque seu filho de bruços e fique na frente dele.

Use uma bola bem macia, como de pano ou meia. Ela deve ser de tamanho médio para o bebê não engolir. Jogue a bola para o bebê, incentivando-o a devolver a você. Ele poderá pegar a bola ou bater nela com o braço para jogar a você de volta.

Como exercitar o bebê brincando com diferentes tipos de bolas - felipe de bruços com bola de pano

O Felipe literalmente deitou e rolou sobre a bola 🙂 Olha só que graça! E este “meio-rolar” de bruços para a posição de costas também é outro ótimo exercício.

Como exercitar o bebê brincando com diferentes tipos de bolas - felipe deitando e rolando sobre a bola

Como exercitar o bebê brincando com diferentes tipos de bolas - felipe agarrando a bola

Pegar e jogar sentado

Quando o bebê conseguir sentar-se sem nenhum apoio, você pode brincar de rolar a bola para ele. Ele se divertirá muito tentando devolvê-la para você. Se tiver bolas diferentes, você pode empurrar uma e depois a outra. O Felipe primeiro explorou a bola vazada. que era diferente do que ele conhecia. Só isso já foi uma brincadeira. Mas ele também quis ficar com as duas!

Como exercitar o bebê brincando com diferentes tipos de bolas - felipe sentado com as duas bolas

Como exercitar o bebê brincando com diferentes tipos de bolas - felipe explorando a bola vazada

Como exercitar o bebê brincando com diferentes tipos de bolas - felipe com as bolas de pano e vazada

Alongar e pegar

Outra forma de exercitar e alongar os bracinhos do bebê é colocando uma bola (neste caso, usei uma de borracha um pouco murcha para ficar bem molinha) próxima da altura da cabeça dele. Você vai ver como ele se estica todinho para tentar pegar a bola. A Raquel o tempo todo conversava e incentivava o Felipe, elogiando as conquistas.

Como exercitar o bebê brincando com diferentes tipos de bolas - felipe pegando a bola de borracha

Todas estas brincadeiras são exercícios que estimulam o engatinhar, o equilíbrio a coordenação olho-mão. E outro benefício que eu acabei descobrindo quando pesquisava atividades com bolas é a antecipação. À medida que os bebês aprendem sobre movimentos, eles conseguem calcular exatamente quando a bola o irá atingir. Incrível, né?

Ah! Outra coisa que eu tenho que repetir sempre porque toda hora chega gente nova aqui no blog. Dá para acompanhar as nossas postagens por email, viu? É só se inscrever na nossa lista para receber a nossa newsletter semanal. É grátis.

4 Comments

Comente
    • 2
      Patricia Camargo

      Oi Joana. O melhor é você observar seu bebê. Ele pode começar a brincar com bolas ainda deitado no berço, a partir de 3 ou 4 meses. Depois deitado de bruços, para ajudar a treinar esta posição. Quando ele se sentar firme, você pode brincar com as bolas como neste post aqui. Bjs

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.