Dicas para ir com as crianças no restaurante e ter um ótimo tempo junto


By patcamargo

Desde que meus filhos tinham idade para sair de casa eu e meu marido os levamos ao restaurante. Com isso, as crianças se acostumaram com o ambiente e fica mais fácil para lidar com a espera e a inquietação na mesa. Mas sempre seguimos alguns passos que ajudam bastante quando se tem três filhos. E ter um kit de brincadeiras fáceis e que não precisem de material é o primeiro deles. Além disso, chegamos sempre no primeiro horário e pegamos uma mesa mais afastada. Como o restaurante está mais vazio, conseguimos um atendimento mais personalizado. Neste post, vou falar de dicas para ir com as crianças no restaurante e espero que ajude.

A Patricia Marinho escreveu um post incrível com dez brincadeiras ótimas para fazermos no restaurante. Eu achei incrível o truque da minhoca. Fizemos num dia que a comida levou 40 minutos para chegar na mesa (!!) e foi um sucesso.

Adivinhe o filme

Outra atividade legal é de adivinhar que filme é. Uma primeira ideia é desenhar um elemento do filme e os outros da mesa precisam acertar qual o nome da fita.

Dudu no restaurante 2

Mas há variações que podemos criar. Cantar um trecho do tema do filme, por exemplo. Com meus filhos pequenos, mostramos uma cena no celular ou um desenho como estes que temos, com cartazes minimalistas de filmes infantis. Funciona sempre!

Dicas para ir com as crianças no restaurante e ter um ótimo tempo junto - cartazes

 

Palitos

Palitos eram o terror da minha mãe nos restaurantes. Eu e meu irmão tirávamos todos, colocávamos na boca e depois não tinha como “devolver” na embalagem. Então, que tal já separar alguns, se houver disponíveis na mesa, e brincar de criar desenhos para as crianças adivinharem?

Quem piscar ou rir

Já brincou de quem piscar primeiro perde? Ou quem rir primeiro perde? Tem gente que conhece como a brincadeira do sério. Não tem coisa mais simples, já que não precisa de nada além de nós mesmos.

Concurso de caretas

Mímica

Quem já leu meus posts sabe que eu falo muito em mímicas. Porque eu acho que elas servem para vários momentos, seja a visita na casa de alguém, uma reunião ou jogo em família, a sala de espera do médico, do cabelereiro e o restaurante. E mesmo crianças menores, com 3 anos já conseguem imitar um animal ou fazer um gesto simples que represente um verbo. Eu aposto sempre.

Brinquedos e adesivos

Nós também deixamos que as crianças levem um brinquedo para o restaurante. Um que caiba na mesa e não seja barulhento. Enquanto a comida não chega e com um pouco de imaginação criamos histórias incríveis usando os brinquedos. É só começar com uma ideia e as crianças continuam sozinhas a brincar a partir daí. Ultimamente, tem feito sucesso também os adesivos. Destes de 0,99 com figuras diversas. Eu levo alguns e uma folha de papel para cada um. Proponho que eles inventem uma história colando as imagens na folha. É muito divertido ver a criatividade e fantasia de cada um.

Aliás, isso me lembrou outro post que a Patricia Marinho fez, desta vez para bebês em restaurantes, usando post its no lugar de adesivos. Muito bom também, olha só:

brincadeira no cadeirão cadeirao com postit

E a 1001 roteirinhos deu uma dica que eu concordo, então coloco as palavras dela “Só uma observação, se a criança não tem hábito de fazer esse tipo de brincadeira em casa, não adianta pensar que num passe de mágica ela vai se interessar e se concentrar nas atividades. Como eu sempre curti inventar moda, meu filhote se acostumou a se divertir com essas coisas desde pequeno”. Em casa também foi assim, mas nunca é tarde para começar.

E minha última dica: aproveite este tempo para ficarem juntos mesmo. Isso inclui você também deixar o celular de lado e que tal conversar um pouco? A mesa pode ser um excelente lugar de papo em família e se o hábito começar cedo, pode virar uma virtude para a adolescência e vida adulta dos seus filhos.

No livro Tempojunto, há um capítulo inteirinho sobre brincadeiras no restaurante. Você já viu? Nas livrarias e pela internet.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.