Brincadeiras que estimulam a curiosidade dos jovens cientistas


Certa vez em um seminário sobre desenvolvimento infantil, eu assisti a um vídeo com um prêmio Nobel. Confesso que agora não me lembro qual deles, mas a mensagem ficou muito clara. Perguntaram-no como estimular as crianças desde cedo para que possam chegar aonde ele chegou como pesquisador. A resposta foi simples: parem de dizer não a tudo que as crianças querem fazer.

Em linhas gerais, ele explicava como a criança tem uma curiosidade natural sobre tudo e por isso quer testar, provar, experimentar e tirar suas próprias conclusões a partir das observações que faz. Ou seja, os princípios de qualquer pesquisador. E cada vez que dizemos “não” por uma questão de conveniência (deixando bem claro que isto não tem nada a ver com limites dados aos filhos por conta de segurança) às manifestações de curiosidade das crianças, estamos afastando-as de cultivar uma atitude curiosa e exploratória frente à vida. Em outras palavras, quanto mais você deixar seus filhos explorarem, mais perto do prêmio Nobel eles chegarão no futuro 😉

Por isso, hoje que é o sábado de estímulos, reuni algumas brincadeiras bem legais que você pode fazer com seu filho e que também são experiências que estimulam a curiosidade. A maioria dá para fazer com crianças pequenas. Eu fiz com os meus a partir dos 3 anos. Mas quando mais velhos, mais informação você pode acrescentar à descoberta destes jovens cientistas.

1. Explosão de gotas de corante

Esta é uma atividade bem legal para brincar de fantasia com os menores e de cientista com os maiores. Você irá precisar dos seguintes materiais:

1 copo

água

um pouco de óleo vegetal

corante de alimentos ou tinta guache ou de pintura a dedo

Brincadeiras que estimular a curiosidade dos jovens cientistas - gotas de corante material

Despeje a água no copo:

Brincadeiras que estimular a curiosidade dos jovens cientistas - gotas de corante colocando agua

Coloque o óleo e deixe que ele descanse, desfazendo as bolhas. Vai ficar como está na foto:

Brincadeiras que estimular a curiosidade dos jovens cientistas - gotas de corante agua com oleo

Agora é hora de chamar as crianças. Fica bem mais legal se você adicionar um pouco de interpretação e magia na experiência. Que tal usar uma “varinha de condão” e explicar que você irá fazer uma dança das fadas das cores no copo? Ou que você encontrou uma mágica antiga que transforma bolhas de cor em fitas dançantes na água?

Para as crianças mais velhas, proponha um jogo de suposições. Invente uma história de um líquido encontrado num lugar distante e que ele será investigado. Pergunte às crianças o que eles acham que irá acontecer durante o experimento.

Bem, com o enredo criado, peça que as crianças pinguem gotas do corante ou da tinta na solução de água e óleo. No primeiro momento, o corante formará bolhas presas na faixa de óleo no copo.

Brincadeiras que estimular a curiosidade dos jovens cientistas - gotas de corante bolhinhas no copo

Mas lentamente estas bolhas (que são mais densas) irão atravessar a camada de óleo e quando tocam na água estouram, formando fitas coloridas rodopiantes. É muito legal de ver.

Brincadeiras que estimular a curiosidade dos jovens cientistas - gotas de corante fitas no copo

Simples e lindo! 🙂

2. Tinta dançante

Esta é outra brincadeira que pode ter um contexto mágico: as tintas dançantes. Eu escrevi sobre isso aqui no blog e você pode acompanhar tudinho, inclusive um pequeno vídeo com a reação das crianças.

Brincadeiras mágicas com as tintas dançantes - cotonete na tinta

3. Pintura no gelo

Esta brincadeira é encantadora. Eu acho incrível como poucos elementos podem gerar imagens tão divertidas. Você irá precisar de um bloco de gelo, sal e tinta ou corante de alimentos.

Brincadeiras que estimular a curiosidade dos jovens cientistas - pintura no gelo materiais

Eu coloquei um pote de tamanho médio na geladeira de um dia para outro e consegui um bloco bem legal. Desenforme o gelo e pode chamar as crianças. Desta vez, eu convidei a Luiza e a Mirela para brincar comigo. Primeiro espalhe uma fina camada de sal sobre o bloco de gelo.

Brincadeiras que estimular a curiosidade dos jovens cientistas - pintura no gelo colocando sal no gelo

De cara, elas já perceberam que o sal foi penetrando no gelo e formando pequenas fissuras. Em seguida, elas colocaram o corante. Olha que efeito bonito ficou!

Brincadeiras que estimular a curiosidade dos jovens cientistas - pintura no gelo - gelo colorido

E com a cor, é mais fácil ver a experiência acontecendo! Olha só como foi.

O sal reduz o ponto de fusão do gelo. Por isso, nos lugares onde o sal foi espelhado, o derretimento aconteceu mais depressa, permitindo a criação das minúsculas fendas!

Brincadeiras que estimular a curiosidade dos jovens cientistas - pintura no gelo meninas carregando o gelo

4. Conhecer a densidade

Por meio de brincadeiras que estimulam a experimentação, as crianças vão aprendendo a decodificar o mundo em que elas vivem e como elas aprendem sobre ele. A Carol estava estudando sobre água na escola e a Patricia Marinho aproveitou para fazer uma experiência sobre densidade com ela. É incrível ouvir as suposições das crianças sobre o que irá acontecer!

Materiais necessários para o experimento sobre densidade

Que tal estimular seu jovem cientista? Quem sabe você realmente pode ter um futuro Nobel em casa? E se você gostou, se inscreva na nossa Newsletter. Semanalmente contamos a você tudo o que aconteceu por aqui.

Categorias

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.