Apps divertidos para estimular a linguagem das crianças


coluna-da-michelle-novo

No desenrolar das aprendizagens, chega o momento que a criança começa a se interessar pelo mundo dos sons, letras, palavras e histórias. Isso acontece por volta dos dois anos, e quanto maior a interação e aproximação ao mundo de possibilidades que a linguagem nos oferece, melhor será o desempenho das crianças nesta habilidade.

Comunicar seus interesses, necessidades e poder expressar-se pela nossa língua materna é algo enriquecedor para a interação e o desenvolvimento cognitivo dos pequenos.

Diversos são os estímulos para brincar e aprender a falar, ler e escrever. Os pais são muito importantes nessa jornada de comunicação e construção de conhecimento, pois são os primeiros a mostrar um mundo de possibilidades pelas suas ações.

Apresentar novas palavras, imitar os sons dos amimais, contar estórias de livrinhos (e também as suas histórias), desenhar no vidro do banheiro, procurar letrinhas iguais nas letras dos seus nomes e ajudar nas tarefas escolares são estímulos muito importantes para o desempenho da linguagem.

E os recursos tecnológicos? Ajudam no desenvolvimento dessa função? Sim! Claro que de uma forma moderada e com a interação dos pais, os recursos da tecnologia sempre oferecerão estímulos para o desenvolvimento infantil.

Por isso, na coluna desse mês separei alguns apps que usam recursos lúdicos e criativos para estimular a linguagem, brincando! Vamos ver?

1. Bebê Primeiras Palavras

É um app bem legal para explorar o reconhecimento de novas palavras e depois resgatar as informações apreendidas. Indicado para crianças maiores de 2 anos.

Apps divertidos para estimular a linguagem das crianças - bebe primeiras palavras

2. PlayKids Stories

É um app desenvolvido pela PlayKids, com muitas histórias para ouvir e recontar, separadas por idades e muito lúdicas. Grandes estímulos para a leitura, interpretação, imaginação, interação e o vínculo com esta aprendizagem.

Apps divertidos para estimular a linguagem das crianças - playkids stories

3. Palavra Cantada – Brincando com palavras

Além de ter a música como um dos grandes estímulos para o desenvolvimento da linguagem, possibilita a criança se divertir com o Jogo das Letras.

Apps divertidos para estimular a linguagem das crianças - palavra cantada

4. DPA – Detetives do prédio azul

Esse app faz com que a criança se envolva em desvendar muitos mistérios e com isso a leitura flui que eles nem percebem. Excelente para aproximar as crianças ao mundo da curiosidade, imaginação e leitura.

Apps divertidos para estimular a linguagem das crianças - dpa

5. Zoró

Esse projeto lindo tem a música como um dos grandes aliados para o desenvolvimento da linguagem. Super indico o app com músicas feitas por Zeca Baleiro para brincar e descobrir o mundo através de canções.

Apps divertidos para estimular a linguagem das crianças - zoro

Estão vendo que no mundo virtual existem possibilidades interessantes, lúdicas e que podem fazer pais e filhos interagir brincando? Até a próxima!

Por aqui, todo mês tem dicas de apps para as crianças. Se você gostou dessas e quer ficar por dentro das novidades do Tempojunto, entre para a nossa lista e passe a receber a nossa newsletter semanal por email.

michelle*Michelle Costa Soares é Pedagoga, Psicopedagoga Clínica e estudante de Neuropsicologia. Atua  na cidade de Ilhéus-Ba, na área infantil, com avaliação e intervenção dos distúrbios e dificuldades de  aprendizagem. Ministra aulas da disciplina Educação Especial em cursos de Pedagogia na Universidade do Estado da Bahia/Parfor. Trabalha junto a equipe Multidisciplinar na Equoterapia de  Ilhéus e desenvolve projetos de inclusão educacional para crianças com necessidades especiais. Atualmente, registra em seu microblog no Instagram (@michelleterapiadecrianca) atividades e recursos educativos para o desenvolvimento das aprendizagens infantis.

4 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.