Presente da mamãe feito pela Chapeuzinho Vermelho – Tempojunto na Cozinha


Coluna cozinha atualizada

Olha que surpresa incrível preparamos para você! Esta coluna do Tempojunto na Cozinha é mais que especial. Quem cozinhou com a Carol e a Patricia Marinho desta vez foi a Marisa Furtado, do Madame Aubergine Cozinha e Cultura. E como este é um especial para o Dia das Mães, escolhemos brincar de fantasia e fazer um doce que a Chapeuzinho Vermelho faria. Neste caso para a “mamãezinha”. ;)

Presente da mamãe feito pela Chapeuzinho Vermelho - Tempojunto na Cozinha - carol marisa com a camera

Confesso (eu, a Patcamargo) que fiquei com água na boca de ver as meninas cozinhado os Scones. Scones, na explicação da própria Marisa vêm da palavra pedra. “O scone é um pãozinho secular na cultura da Grã Bretanha como parte do tradicional ritual do chá das 5. A primeira referência a ele apareceu em por meio do poeta escocês Robert Burns, no século XVI. Mas aqui no Brasil podemos comê-lo com sucos, leite, no café da manhã ou lanche da tarde”, conta.

Presente da mamãe feito pela Chapeuzinho Vermelho - Tempojunto na Cozinha - scone pronto na cestinha

Presente caseiro para a mamãe que a gente também aproveita

O modo de fazer o scone é bem simples e as crianças vão dar conta do recado fácil, fácil. A Carol (a filha da Patricia Marinho) é quem assumiu a cozinha desta vez com a Marisa. O processo basicamente é peneirar e misturar os ingredientes “secos”, como a farinha, o açúcar e o sal. Em seguida, com a mão mesmo, acrescentar os outros ingredientes. Além da manteiga e leite, esta receita usa…tachran! Chocolate e morangos! Ai! Quem me conhece sabe que esta é a mistura dos deuses para mim.

Bom, vamos falar dos ingredientes:

Scones de morango
rende 5 corações com molde de 6cm de diâmetro

• 1 ¾ de xícara de farinha de trigo
• 2 colheres de chá de fermento
• 3 colheres de sopa de açúcar
• pitada de sal
• 90 gramas de manteiga gelada e picada em cubos
• 8 morangos picados em pedacinhos
• 2 colheres de sopa de leite
• 50 gramas de chocolate branco, cortados em pedaços. Se você não tiver uma balança é só dividir a barra de 150 gramas em 3.

Presente da mamãe feito pela Chapeuzinho Vermelho - Tempojunto na Cozinha - ingredientes 1

Agora os utensílios que você vai precisar.

• tigela funda
• peneira fina
• folha de papel manteiga
• forma de tamanho médio
• xícara de chá (para medir)
• colher de chá e de sopa (para medir)
• faca (para picar os morangos)

E bóra explicar com mais propriedade o modo de fazer esta delícia.

1.Lave os morangos com água corrente, retire os cabinhos e deixe de molho na água com 3 gotinhas de vinagre ou limão por 15 minutos. Depois retire os morangos, tomando cuidado para que os resíduos fiquem embaixo, sem se misturar novamente à fruta. Enxugue com papel toalha e corte o morango ao meio e depois cada metade em quatro ou em seis pedacinhos, dependendo do tamanho da fruta.

Presente da mamãe feito pela Chapeuzinho Vermelho - Tempojunto na Cozinha - ingredientes 2

2. Ligue o forno a 200 graus ou na temperatura alta para pré-aquecimento.

3. Corte o papel manteiga no tamanho da forma e unte o forro com manteiga.

4. Pegue a tigela e peneire os secos: a farinha, o fermento, o sal e o açúcar.

5. Acrescente a manteiga e mexa com as mãos para juntar tudo até a massa ficar bem amarelinha, sem sobrar nenhuma farinha na tigela.

6. Acrescente os morangos, leite e o chocolate branco e misture levente, sem apertar, até virar uma “bolinha” única.

Presente da mamãe feito pela Chapeuzinho Vermelho - Tempojunto na Cozinha - carol com a mao na massa

7. Coloque a massa numa superfície plana com um pouco de farinha. Achate a bolinha e deixe a massa com aproximadamente 2 cm de altura.

8. Agora é a hora de fazer arte ;-) Escolha o formato que você quiser: redondo, quadrado, coração ou o molde que tiver e corte a massa.

Presente da mamãe feito pela Chapeuzinho Vermelho - Tempojunto na Cozinha - massa na forminha

9. Retire os scones do molde diretamente na forma já forrada. Se a massa estiver muito mole, polvilhe com um pouco de farinha e torne a fazer o processo.

10. Asse no forno alto (200graus) por 20-25 minutos ou até que os scones estejam levemente dourados.

11. Deixe esfriar. Você pode servir puro, com mel ou com sua geleia favorita.

Presente da mamãe feito pela Chapeuzinho Vermelho - Tempojunto na Cozinha - scone pronto

Dica de Madame Aubergine

A manteiga deve estar bem gelada e os morangos bem sequinhos. Assim a massa ficará bem firme e crocante depois de assada. Por isso o scone é próprio para se comer bem fresquinho e se mantém gostoso por até um dia. Depois disso começa a perder a crocância. Não é adequado para requentar, guardar em geladeira, ou congelar.

“O scone é supereclético e prático: você faz rapidinho e, dependendo do recheio que acrescentar à massa, pode ter pãezinhos mais doces ou levemente salgados”, explica Marisa. Você pode até usar a mesma receita para ter pães diferentes, bastando para isso separar partes da massa e adicionar ingredientes variados: morangos, uvas passas, queijo ralado, bacon, chocolate, enfim: o que o seu filho e a imaginação pedir, dá para fazer!

Finalmente eu experimentei. Simplesmente delícia!

Embrulhado para presente: fita de coração

Para terminar este presente lindo de Dia das Mães, a Patricia fez uma embalagem em forma de coração super simples. Você pode baixar o arquivo do molde aqui, além de duas versões da fita para colorir em tamanho médio (aqui) e grande (aqui). Depois, imprima num papel mais durinho (com gramatura de ao menos 180grs), no formato A4. Você também pode imprimir em papel comum e transferir, com um lápis, o desenho para um papel cartão ou cartolina.

Recorte o molde com cuidado e faça os pequenos cortes da marca. Envolva esta fita de papel no scone e prenda, encaixando os cortes feitos. O desenho formará um coração muito fofo!

Presente da mamãe feito pela Chapeuzinho Vermelho - Tempojunto na Cozinha - carol e pat com enfeite

Tem um vídeo lá no Youtube que mostra todo o processo de cozinha do scone e de preparação da embalagem. Você precisa assistir! Além de explicar, o vídeo está uma diversão só.

Que tal, ein? Não disse que seria um Tempojunto na Cozinha especialicíssimo (como diria o Tom do DPA)?

Presente da mamãe feito pela Chapeuzinho Vermelho - Tempojunto na Cozinha - marisa pat e carol

A gente vai ter mais Madame Aubergine por aqui no Tempojunto. Se você quer saber de tudinho, inscreva-se na nossa newsletter, que é nossa comunicação rapidinha, semanal e com tudo o que fizemos ou vamos fazer de novidade para você. É gratuito.

História e Cultura do scone ou Pedra do Destino

Existem várias correntes sobre a origem do nome. A mais provável é que seja em referência a um tipo de pedra (stone em inglês), facilmente encontrada a leste da Escócia, na região conhecida como Pertshire e, na alta antiguidade, como Scone. Uma das rochas deste tipo de arenito virou monumento, foi cultuada durante séculos como uma espécie de pedra filosofal, imortalizada como Pedra do Scone ou Pedra do Destino, que serviu de palco para coroação e tornou-se símbolo do poder entre a realeza celta. Atualmente, a tal rocha está em exposição no Castelo de Edimburgo, enquanto que o scone tornou-se muito popular à mesa na Inglaterra, Irlanda, Escócia e até dos Estados Unidos.

Agradecemos ao pessoal do Viva o Presente, que cedeu várias coisas fofas para compor nosso cenário.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.