Como fazer um quadro sensorial incrível para seu bebê


A cada quinze dias eu (a Patcamargo) escrevo por aqui sobre brincadeiras que fiz com meus filhos quando eram bebês ou sobre aquelas que gostaria muito de ter feito, mas não conhecia ou não deu tempo (eles definitivamente crescem rápido rsrsrs). E um quadro sensorial é uma destas.

Instintivamente, eu trazia experiências sensoriais táteis aos meus filhos deixando que eles colocassem a mão na parede, em árvores, em tecidos quando estávamos juntos. Mas nunca me ocorreu colocar vários destes objetos organizados em um painel para que eles pudessem explorar quando, como e no tempo que eles mesmos gostariam.

Melhores atividades de descoberta sensorial - quadro sensorial

Esta foto acima é a Gabi, a filha mais nova da Patricia Marinho, brincando com seu quadro sensorial. Olha como ela está atenta. Estes quadros são ótimos para desenvolver as sensações táteis, a observação, a concentração, além de estimular o raciocínio do bebê. E para fazer um destes, você precisa de pouca coisa. Na verdade, muito do que você encontra em casa:

– Um pedaço de papelão grosso. Pode ser de caixa de papelão

– Materiais diversos, como tecido, lixa, pompons, galhos, sisal, palito de sorvete, fitas, lã, esponja, plástico bolha e por aí vai.

– Cola quente

Neste passo a passo, você irá usar a cola quente para fixar os objetos no pedaço de papelão e apresentar ao seu bebê para brincar com ele. Sua interação é muito importante neste momento para conversar e dizer a seu filho o que é tudo aquilo que ele está sentindo e descobrindo. E sabe o que é mais interessante? Esta é uma atividade inclusiva, que qualquer bebê pode fazer!

Ir além

O quadro sensorial é uma atividade sugerida pelo método criado por Maria Montessori(1870-1952), que percebeu a importância dos sentidos, principalmente durante a infância. Nesta filosofia os sentidos são a primeira porta de descoberta e conhecimento do mundo dos bebês e crianças. E conforme seus filhos forem crescendo, os quadros podem tomar formas incríveis, indo além do básico e ficando muito incrementados.

No post do blog Dribbles, Nibbles e Scribbles, a autora mostra um quadro feito com base de madeira e objetos bem diferentes escondidos atrás das portinhas.

dribbles_nibbles

Está certo que este dá um pouco mais de trabalho,mas uma vez feito, fica mais fácil trocar o que há dentro das portinholas e manter a surpresa da brincadeira.

Outra que foi além nos quadros sensoriais é a Vanessa Dantas. Ela segue o Tempojunto no Facebook e volta e meia manda fotos muito legais das atividades e brincadeiras que ela faz com a filha Sophia, inspirada no Tempojunto. Muitas eu coloco na time line do nosso Facebook. Mas esta eu trouxe para cá porque realmente ficou incrível. Olha só quantos detalhes:

vanessa_dantas

E como complemento, já que a filha está um pouco maior e reconhece mais as histórias de livros, a Vanessa criou um painel com diferentes páginas de livros de histórias e revistas em quadrinhos. Além de ser um excelente estímulo visual, a Sophia aprende que há várias formas de desenhar e contar uma história.

vanessa_dantas2

Então, que tal se inspirar e criar um quadro sensorial para seu bebê? Eu tenho certeza que vocês passarão um excelente tempo juntos! Só para dar mais água na boca, tem aqui mais algumas imagens de quadros sensoriais com diferentes materiais.

Sensory-board-for-babies-DIY

ab15d7aee48e6bd7ead1f21453467833

93e2bb682c03cada20342c9351d04754

Tem muito mais dicas de brincadeiras aqui no site. É só usar uma das nossas ferramentas de busca para encontrar o que precisa. E se você não quiser perder nenhum conteúdo que publicamos para bebês, clique aqui para baixar o seu ebook “Como montar uma área de brincar” e entrar para a nossa lista de emails. Toda semana mandamos um resumo que foi publicado no blog para você. 

Ebook area de brincar_1

18 Comments

Comente
  1. 7
    Maria Aparecida Magalhaes Alves

    Estou encantada com os trabalhos de voces……é muito amor .Parabéns!
    Estou trabalhando como educadora infantil motivo pelo qual vim buscar sugestões para meu berçário…. Muito obrigada!

    • 8
      Patrícia Marinho

      Olá, Maria parecida,
      Obrigada pelo comentário tão carinhoso. A gente faz de coração, mesmo.
      Espero que a gente consiga ser bastante útil para vocês.
      Beijos,
      Patrícia

  2. 11
    Marcela Cavalcanti

    Olá! Acabei de chegar no blog. Estou gostando e é tudo muito novo para mim! A partir de quantos meses são indicados esses quadros sensoriais?

    • 12
      Patrícia Marinho

      Olá Marcela,

      Seja bem-vinda. Pode fazer desde o momento em que o bebê consegue usar as mãos para tocar nos objetos com intenção. Além disso, ele se sentar sozinho também ajuda. Aqui eu comecei quando a Gabi tinha 6 meses. Mas o mês certo varia de criança para criança.

      Beijos,
      Patrícia

  3. 15
    Luciana Anjos

    Querida Patricia, vc nao faz ideia da minha empolgação com seu blog. Nao vejo a hora de colocar todas as suas ideias em praticas. Minha manuela de 1 ano e 4 meses vai amar. Vim ate a internet p ter ideias de como criar brincadeiras com ela e me deparei com seu blog. Estou apaixonada e ansiosa p brincar com minha pequena. Muito obrigada por dividir suas ideias conosco.
    Bjos enorme.

    • 16
      Patrícia Marinho

      Olá Luciana!
      Que mensagem mais gostosa! Obrigada! Foi você que conversou comigo no Instagram hoje?
      Outra pessoa com uma filha de 1 ano e 4 meses, empolgada com o blog, apareceu por lá.
      Se for, duplo obrigada!
      Se não for, bom saber que estamos contagiando tanta gente. Volte sempre!
      Beijos,
      Patrícia

    • 18
      Patrícia Marinho

      Legal Simone! Espero que ele aproveite tanto quanto a minha filha aproveitou.
      Beijos e volte sempre,
      Patrícia

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.