5 apps que auxiliam na alfabetização


coluna-da-michelle-novo

 

O momento da alfabetização requer que a criança tenha vivido diversas experiências no percurso da educação infantil e dessa forma tenha formado bases cognitivas fortes para a aquisição da leitura e escrita.

Você pode saber mais sobre cognição, lendo as colunas anteriores.

Para aprender, além de toda essa estrutura cognitiva,  a criança precisa sentir-se motivada, encantada e tem que fazer sentido novas aquisições. O alimento para a aprendizagem é o envolvimento, então, de nada adianta embutir conhecimentos na rotina das crianças, se não tiver sentido aprender.

A aprendizagem significativa envolve tudo aquilo que torna o momento do aprender interessante, dinâmico e faz parte do universo da criança. E se para eles é significativo usar a tecnologia para brincar, que tal usá-las também para aprender?

Esse mês separei alguns apps que auxiliam na alfabetização de forma lúdica e significativa. São eles:

1. Abc do Bita

Super interessante para as crianças que estão iniciando a aprendizagem de letras e já começam a fazer as relações dos sons iniciais das palavras. A partir de 5 anos. Disponível para Iphone e Android

abc do bita

2. My ABC

Neste app a criança vai precisar organizar as letrinhas que estão embaralhadas para formar o nome da imagem vista. A partir de 6 anos. Disponível para Iphone.

my abc

3. Lele sílabas

Nesse app as crianças começam a juntar sílabas e formar palavras simples de forma bem didática. A partir de 6 anos. Disponível para Iphone e Android.

 

lele silaba

4. Logos abc

Uma imagem aparece e a criança precisa identificar onde está o nome do que ela acabou de visualizar. A partir de 6 anos. Disponível para Android.

 

Logos abc

5. Wordbubbles

Esse é um daqueles apps que mexem com as estruturas cognitivas e fazem a criança, levantar hipóteses, resgatar a memória de palavras, pensar na escrita e conectar letras para formar novas palavras. A partir de 7 anos. Disponível para Android e Iphone.

Wordbubbles

Digam se dessa forma não fica mais fácil aprender?

 

michelle *Michelle Costa Soares é Pedagoga, Psicopedagoga Clínica e tem especialização em Neuropsicologia. Atua na cidade de Ilhéus-Ba, na área infantil, com avaliação e intervenção dos distúrbios e dificuldades de aprendizagem. Ministra aulas da disciplina Educação Especial em cursos de Pedagogia na Universidade do Estado da Bahia/Parfor. Trabalha junto a equipe Multidisciplinar na Equoterapia de Ilhéus e desenvolve projetos de inclusão educacional para crianças com necessidades especiais. Atualmente, registra em seu microblog no Instagram (@michelleterapiadecrianca) atividades e recursos educativos para o desenvolvimento das aprendizagens infantis.

15 Comments

Comente
  1. 1
    Marcia Geraida Tavares Duarte

    Gostei muito dos 5 APPS para ajudar na alfabetização. tem como baixá-los no computador?
    Como faço para adquirí-los?
    Aguardo resposta,
    Um abraço.

    • 2
      Patricia Camargo

      Marcia, tudo bem? Os apps indicados neste post são para smartphones (Android ou Apple, conforme cada aplicativo) ou para tablets. Eles não são para computadores desktop ou notebooks. Eles são gratuitos e podem ser baixados nas respectivas lojas Apple Store, no caso de Iphones e IPads ou na Google Store, no caso de smartphones e tablets com sistema Android. BJs

    • 3
      Patricia Camargo

      Marcia, tudo bem? Os apps indicados neste post são para smartphones (Android ou Apple, conforme cada aplicativo) ou para tablets. Eles não são para computadores desktop ou notebooks. Eles são gratuitos e podem ser baixados nas respectivas lojas Apple Store, no caso de Iphones e IPads ou na Google Store, no caso de smartphones e tablets com sistema Android. Espero ter ajudado. Bjs

  2. 4
    Christiane Ramalho

    Amei este amaterial! Sou nova na informática…assim tudo isso é novidade para mim!
    Este material vai ajudar as crianças que se sentem fracassadas na alfabetizaçao!!! Excelente!!
    Vou aproveitar ao máximo!! Obrigada!!

  3. 6
    Angela

    Tem algum livro de atividades para ajudar as mães a desenvolvimento de crianças com tPac.meu filho de 8 anos foi diagnosticado com alteração do TPAC.nao sabe ler nem escrever.tem letra linda .

    • 7
      Patrícia Marinho

      Olá Angela,
      Sinto não poder ajudar, mas nem eu e nem a Patricia Camargo temos formação acadêmica em saúde ou educação para poder ajudar nesta sua pergunta. A gente não se atreve a responder sem ser especialista. Uma das nossas metas é buscar apoio de profissionais que possam nos ajudar com a inclusão de deficiências aqui no projeto, mas isto ainda são planos.
      Patrícia

  4. 8
    Fernanda

    eu gostei muito das dicas! eu também queria saber de algum aplicativo de histórias infantis , para a alfabetização?

  5. 10
    Maria da Conceição Ferreira Maria da Conceição Ferreira

    Muito bom para o trabalho com aluno com necessidade especial parabéns !!!

  6. 12
    Aloisio Junior

    Estou encantado com seu trabalho michelle, pretendo acompanhar seu trabalho e usar para enriquecimento do meu eterno aprendizado.

    • 13
      Patrícia Marinho

      Oi Aloisio,

      O trabalho da Michelle é realmente ótimo. Infelizmente, por motivos pessoais, ela não está mais colaborando com o nosso blog. A melhor forma de acompanhar o trabalho dela é pelo instagram @michelleterapiadecrianca

  7. 14
    Lau

    Michelle, você já conhece o método do ABC Simples? Nosso filho aprendeu com esse método. E praticamente sozinho! Ele e já lia antes dos 3 anos de idade!!! O site é o http://www.abcsimples.com.br
    É gratuito, não precisa instalar nada e funciona por celulares, tablets ou computadores. Nós adoramos! Nunca podíamos esperar um resultado tão bom e tão rápido.

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.