Brincadeiras no parque para tirar todo mundo de frente da TV


Hoje é sabadão, dia de falar de brincadeiras ao ar livre. Como é o primeiro sabadão do ano com este tema, eu quis trazer o melhor que escrevemos no ano passado sobre brincar no parque. Vou ser bem sincera, eu curto uma televisão. Hoje mais filmes e séries do que simplesmente ficar parada assistindo a qualquer coisa. Mas já fui muito mais apegada à telinha.

Quando eu era criança, minha babá era basicamente a TV. Os motivos realmente são menos importantes agora. Mas o que aconteceu é que por falta de estímulo para sair, eu passava grande parte das minhas tardes durante a semana em frente à televisão, vendo programa atrás de programa. Daí que ao chegar o fim de semana, era mais fácil repetir o que eu tinha feito nos outros dias – e continuar na frente da TV – do que ter a iniciativa de fazer alguma outra coisa.

E vou manter a sinceridade quando digo que televisão é legal. Tem muito programa divertido, inteligente e alguns apaixonantes. E não tem nada de errado dos seus filhos assistirem televisão. Desde que haja também outras alternativas no dia a dia. Especialmente aquelas que os levem para fora dos muros da casa, para áreas livres, para um mínimo de contato com algo que não seja concreto, plástico ou refratário. Algo tipo natureza, sabe? E se você tem a oportunidade de ter um parque ou uma praça para onde possa levar seus filhos aos menos nos finais de semana, aproveite! O esforço de driblar seu cansaço e falta de vontade vai valer muuuito à pena. Eu sou testemunha disso.

A primeira coisa que eu gosto é Brincar Livre no parque. Como? A gente deu esta dica aqui:

1. Brincar livre ao ar livre

Brincar livre ao ar livre aproveitando o que as praças e parques têm disponível - Larissa correndo

2. Os brinquedos de parquinho

Trepa-trepa, escorregador, balanço e escada de cordas são alguns brinquedos tradicionais em parques públicos. Mais ou menos elaborados, certifique-se da segurança deles e deixe as crianças se desafiarem e se divertirem.

Como estimular o equilibrio e seguranca das criancas com brincadeiras ao ar livre - larissa pendurada

11 Brincadeiras para estimular o sexto e sétimo sentidos das crianças - balanço

3. Caça objetos da natureza e Desenho com folhas e flores

Duas atividades que podem se complementar: primeiro encontrar objetos diferentes na natureza e depois fazer um desenho lindo com o que encontrou.

Se divertir com os filhos agarrando objetos flutuantes da natureza - sofia com folhas

Tempojunto no parque- desenho com folhas e flores - rosto de natureza

Gostou das sugestões? Aproveite então que amanhã é domingo, ou no próximo final de semana, pesquise e programe um parque com as crianças. Tenho certeza que todos irão agradecer. E continue por aqui, junto com a gente, nos seguindo pela Newsletter Tempojunto. É gratuita e basta se inscrever neste link.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.