Como desenvolver a coordenação motora fina dos pequenos


A gente vive falando aqui sobre como a brincadeira é importante para desenvolver as habilidades dos pequenos, tanto do ponto de vista cognitivo, quanto do social, emocional e motor. Durante a primeira infância, período que vai da gestação aos 6 anos, temos uma janela de oportunidade para oferecer estímulos que vai refletir, lá na frente, na capacidade do adulto se comportar, se relacionar com o outro e também sua atuação profissional.

O melhor é que tudo isso acontece de maneira natural, desde que a gente ofereça para as crianças o tempo, o espaço e os objetos para brincar. A atividade de hoje é um exemplo de como desenvolver a coordenação motora fina das crianças a partir de 2 anos. Você vai ver como pode ser simples, fácil  propor uma atividade divertida e diferente para as crianças, usando apenas os materiais que você já tem em casa. Isso tudo em apenas 10 minutinhos.

Você vai precisar de:
. fitas
. pregadores de roupa.

Como desenvolver a coordenação motora fina dos pequenos - materiais

Use o varal da sua casa para pendurar as fitas. Se ele não estiver disponível, use barbante para improvisar um. Cada pedaço de fita deve ser preso com um pregador. Vai ficar assim:

Como desenvolver a coordenação motora fina dos pequenos - fitas penduradas

A atividade consiste em pedir para as crianças retirar as fitas, uma a uma.

Como desenvolver a coordenação motora fina dos pequenos - gabi brincando com as fitas

Pode não parecer, mas o movimento de pinça, necessário para pressionar o pregador a ponto de abrí-lo não é fácil. Eu trabalho este movimento com a Gabi desde que ela é bem pequena. Dá uma olhada no post Atividade com cotonete para estimular a coordenação motora fina para conferir.

atividade com cotonete para desenvolver a coordenação motora fina - gabi com cotonete

No post Como estimular a coordenação motora fina dos bebês eu conto como as atividades com a Gabi evoluíram a partir daí. Também tem outras ideias na pasta Coordenação Motora Fina do Pinterest do Tempojunto.

Curtiu este post? Você sabia que pode receber nossas dicas direto no seu e-mail? É só fazer parte da nossa lista. Além das ideias da semana, as novidades do Tempojunto chegam primeiro por lá. É só clicar e se inscrever.

8 Comentários

Deixe sua opinião
  1. 1
    ROSILENE AMARO DE ALMEIDA

    gostei muito de tudo, trabalho com turma de berçário de tempo integral com idades entre 6 meses a 2 anos e necessito de atividades pedagógicas para o perfeito desenvolvimento de meus alunos

    • 2
      Patrícia Marinho

      Que bom que conseguimos ajudar, Rosilene. Tem muito mais conteúdo esperando por você aqui no blog. Volte sempre!

  2. 3
    Maria Rosa

    Achei muito interessante, contudo, penso que existe uma lacuna nas idades. A minha sugestão vai no sentido de que havia de haver uma faixa etária dos 4 aos 6 anos, visto as crianças nestas idades terem outro tipo de necessidades, ou seja, elas já estão um pouco mais evoluídas!! Aqui passa de imediato para os 7 anos.
    Gostaria de saber se têm alguma atividade(s) para a faixa etária que menciono para aumentar os níveis de motivação.
    Grata pela atenção
    Maria Rosa

    • 4
      Patricia Camargo

      Oi Maria Rosa, tudo bem? Aqui é a Patcamargo. Obrigada pela sua observação! Se você procurar por idade no blog, vai encontrar sim atividades e brincadeiras que desenvolvem a coordenação entre 4 e 6 anos. Ou na minha coluna, todas as quartas-feiras. Como meus filhos estão nesta faixa etária, eu escrevo muito sobre brincar entre 4 e 6 anos. Bjs!

  3. 5
    Joana Paula Gomes Alves

    Blog MARAVILHOSO!! Estou finalizando o curso de Psicologia e aproveitando algumas atividades pra desenvolver na escola onde estou estagiando! Muito obrigada!!

+ Deixe seu comentário