Um porta-treco com cara de Lego simples de fazer

Um porta-treco com cara de Lego simples de fazer


Ando me aventurando pelo mundo do artesanato com as crianças. Um enfeite de Natal aqui, um ovo de Páscoa lá e sigo procurando formas diferentes e brincantes de criar arte com eles.

Recentemente, encontrei em um blog uma sugestão de presente caseiro que me chamou a atenção. Era um porta-lápis com uma carinha de boneco de Lego. Fui buscar as referências originais e encontrei em um site em inglês e também no blog da Estéfi Machado. Ela tem um super talento para construir brinquedos e objetos artesanais com sucata. Fica lindo!

Bom, mas em casa eu fiz algumas adaptações para tornar a atividade em si mais brincante. Você vai ver como é simples, rapidinho de fazer e mesmo crianças pequenas, ainda com 4 ou 5 anos, conseguem trabalhar. No meu caso, como também tenho o Pocoyo, de 7 anos, foi perfeito para ter uma atividade que unisse os três em um momento junto comigo.

Para fazer este porta-treco com cara de Lego você vai precisar de potinhos vazios pequenos de papinha infantil (quase todas as marcas têm o mesmo formato de pote). Aqui em casa a gente ainda come papinha de sobremesa de vez em quando rsrsrs. E mais:

1. Tinta de artesanato ou acrílica (não se preocupe: seu filho entrará minimamente em contato com a tinta)

2. Caneta marcador permanente e só!

Um porta-treco com cara de Lego simples de fazer - materiais

Sacode, sacode

A primeira etapa é colocar tinta dentro do potinho. O legal é colocar bastante tinta mesmo. Escolhemos o amarelo tradicional Lego, mas a Cururuca quis fazer o dela marrom, porque ela é, segundo ela, “mais marrom de pele que seus irmãos”. Muito bem, misturei vermelho, verde e branco e aproveitamos para vermos mais uma vez como as cores podem se transformar em outras.

Tampe o potinho bem fechado e dê para seu filho brincar de milk-shake, ou de sacudir o potinho até a tinta preencher toda a parte de dentro. Aqui foi a parte da diversão, com música animada para acompanhar e todo mundo balançando seus potinhos.

Um porta-treco com cara de Lego simples de fazer - Larissa e henrique sacudindo o pote

Quem tem filhos mais pacientes, pode pedir para que eles façam o trabalho de ir girando o pote, deixando a tinta escorrer leeeeentamente.

Aqui uma dica: eu resolvi diluir um pouquinho a tinta de artesanato para que o “shake” ficasse mais rápido. Não funciona. Ficou muito aguado e a tinta ficou falha no pote. Tive que fazer novamente. E a tinta acrílica teve um pouco mais de aderência que a de artesanato, mas nada que se note no resultado final.

Depois do sacode, tire o excesso de tinta que sobrou no pote e deixe secar.

Um porta-treco com cara de Lego simples de fazer - pati segurando os potes

A segunda fase é desenhar, com o pincel permanente o rostinho Lego que seu filho mais gostar. Eu mostrei a eles váários rostos e cada um fez como achou melhor.

Um porta-treco com cara de Lego simples de fazer - larissa desenhando

Um porta-treco com cara de Lego simples de fazer - larissa segurando o pote pronto

E simples assim! Olha como ficaram fofinhos. Dá até para usar como lembrança de festa de aniversário. Aliás, por falar nisso, você já conhece as Lembranças Tempojunto? Uma mais legal que a outra. São 9 sugestões para faixas etárias variadas de brincadeiras originais e divertidas que farão com que seus convidados levem o gostinho da festa para casa.

Um porta-treco com cara de Lego simples de fazer - potes prontos

Uma outra dica é com relação aos potes serem de vidro. Eu fiquei quebrando a cabeça com isso, porque criança pequena, já viu, né? Para quebrar o vidro e se machucar é um segundo. Encontrei uma solução: encapei os potes com papel adesivo transparente. Bem encapadinho, eu testei e o adesivo segura os cacos de vidro numa eventual quebra. Se você tiver outra sugestão, eu adoraria saber, então, coloca aqui nos comentários, combinado?

Olha, eu faço pouco, mas a Patricia Marinho sempre tem um jeito legal de fazer um presente caseiro lindo. Então, se inscreva na nossa Newsletter e assim você consegue acompanhar tudo o que postamos por aqui.

+ Nenhum comentário

Deixe seu comentário


E aí, o que você achou?