Brincadeiras para descobrir a arte moderna e experimentar a criatividade


By patcamargo

Confesso que arte moderna é meu fraco quando o assunto é gosto por obras primas. Já fui daquelas que chegou no MAM – o Museu de Arte Moderna em São Paulo, ou passou pela Bienal sem entender muita coisa. Mas eu descobri que a brincadeira pode aproximar as crianças das mais diferentes manifestações artísticas.

Na escola dos meus filhos, eles sempre trabalham com um artista, cujo trabalho pode ser traduzido de forma lúdica e encantadora pelas crianças. Eu acabo acompanhando e reproduzindo em casa estas brincadeiras para descobrir a arte moderna. E funciona demais! Além disso, eu aprendi a conhecer e entender mais artistas como Pollock e Beatriz Milhases, por exemplo. Nos links estão as brincadeiras que eu fiz com eles inspiradas nestes artistas.

Recentemente, conhecemos o Nino Cais. O artista usa materiais e objetos de casa para fazer fotos inusitadas. Segundo um blog especializado em arte moderna, “o trabalho de Nino Cais consegue estabelecer uma relação menos automática com os objetos cotidianos ao evocar comportamentos infantis e dar forma a fantasias.”

Arte moderna - montagem nino

 

Quem sou eu?

Em casa, a arte de Nino se transformou em uma brincadeira de fazer a escultura mais diferente com o corpo e os objetos da casa. No começo as crianças ficaram um pouco constrangidas. Mas assim que eu mostrei a minha foto e todos riram muito com ela (olha ela aí), a brincadeira começou.

Arte moderna - caneca

Olha só alguns objetos que as crianças escolheram para formarem suas foto-esculturas. Teve bicho de pelúcia, panos, escorredor de macarrão, cúpula de abajur e várias montagens criativas.

Arte moderna - chapeu

Arte moderna - regador

Arte moderna - prato

Que tal chamar as crianças em casa e propor a brincadeira do Nino Cais? Você pode mostrar algumas das fotos deles e depois pedir às crianças que escolham objetos para fazer estas esculturas “estranhas” e tirarem fotos. O único cuidado que você precisa ter é não deixar que eles usem sacos ou sacolas plásticas na cabeça, ok? Atenção com isso. No mais, é começar a brincadeira!

Arte moderna - IG

Uma opção desta brincadeira, que também aprendi na escola, é tirar as fotos, imprimir e montar uma pequena exposição em casa, num momento em que haja visitas. E daí, a diversão fica melhor ainda quando as visitas precisam descobrir quem é que está escondido atrás dos objetos.

Curtiram? Então, façam em casa e mandem uma foto para mim, ou aqui nos comentários, ou pelo e-mail patcamargo@tempojunto.com. Vou adorar ver os “Nino Cais” que vocês têm em casa! E para nos acompanhar e sempre receber nossas atualizações, é só inscrever-se na Newsletter do Tempojunto. Num instante você passa a receber nossas novidades e tudo o que postamos pelas redes do Tempojunto em seu e-mail, semanalmente.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.