Brincadeira de arte para criar fogos de artifício com rolo de papel higiênico

Brincadeira de arte para criar fogos de artifício com rolo de papel higiênico


By patcamargo

Quem acompanha o Tempojunto a mais tempo sabe que eu tenho menos jeito com atividades e brincadeiras que envolvam arte. Eu prefiro música. Mas isto não significa que eu não goste. Muito pelo contrário! Acho lindo e quero mais é que meus filhos super desenvolvam o gosto por atividades manuais. Por isso, eu tenho ultimamente me forçado a pesquisar e propor para as crianças jeitos diferentes de brincar com arte.

Você vai acompanhar nos próximos posts de quarta-feira estas minhas mais recentes aventuras artísticas com as crianças. Vem comigo!

A primeira delas é esta pintura inspirada em fogos de artifício feita com rolo de papel higiênico vazio ou papel toalha. Para começar você vai precisar de:

Arte fogos de artificio - materiais

- Rolos de papel higiênico
- Tesoura
- Pratos para colocar a tinta. Eu usei descartáveis. (aqui uma dica: se você usar pratos grandes facilita na hora de as crianças pintarem)
- Tinta guache
- Água para dissolver a tinta
- Papel tipo sulfite

Como eu estava ao ar livre com as crianças, usei também um pedaço bem grande de papel craft para protejer a grama. Poderia ter sido um lençol de pintura também.

Pernas e aranha

A primeira coisa a fazer é cortar os rolos de papel em tiras. Não corte tudo, deixe sempre um final no rolo para que as tiras fiquem juntas. O segredo para criar o efeito de fogos de artifício depois, é cortar tiras de comprimentos diferentes em cada rolo. Eu usei 3 neste caso.

Arte fogos de artificio - cortando o rolo de papel

No final, eles ficam parecendo pernas aranhas, como a Potcho espertamente definiu.

Arte fogos de artificio - rolos cortados

 

Em seguida, vamos preparar as tintas. Coloque nos pratos uma boa quantidade de tinta guache ou de pintura a dedo. Dilua com água, para que a tinta fique mais liquefeita e seja mais fácil de “pegar” nas tiras do rolo de papel.

Arte fogos de artificio - pratos com cores

Está tudo pronto. Vamos pintar? Bom, eu sempre digo que quando eu brinco com meus filhos, a brincadeira com eles é minha prioridade. Por isso, às vezes não consigo fotografar direito aqui para o blog. Foi o que aconteceu desta vez!

Eles foram direto para “as aranhas” e começaram a criar várias figuras, num verdadeiro splash de tinta. Sujou, viu? Mas já estava prevista mesmo muita bagunça. Nos divertimos e como eles me convidaram para pintar – “Deixa para fazer foto depois, mamãe” -, eu me lambuzei junto. Mas depois fiz uma foto minha para vocês verem como é.

Arte fogos de artificio - fazendo os fogos de artificio

 

Para dar o efeito de fogos de artifício, comece carimbando com o rolo com as tiras mais compridas. Em seguida, carimbe por cima o rolo com as tiras médias e assim sucessivamente, até chegar no rolo com as tiras mais curtas. O resultado no post que me inspirou a brincadeira, do blog Learning4kids, foi este:

Fireworks-celebration-activity-painting-fireworks-with-paint-and-cardboard-rolls.

Em casa ficou um pouco diferente kkkkkk.

Arte fogos de artificio - desenhos e rolos

Mas eu amei!

Ah! Mais uma dica importante. Só coloque as “aranhas” de rolo de papel na tinta na hora de brincar. Como o papelão absorve muito a tinta, as tiras ficam amolecidos em pouco tempo. Então, aproveitem rapidinho!

Para nos acompanhar, faça parte do grupo que recebe a nossa Newsletter. Semanalmente, um e-mail chega para você com todas as nossas novidades.

+ Nenhum comentário

Deixe seu comentário


E aí, o que você achou?