Já experimentou jogar dados com as crianças?


Depois do mergulho no universo do jogo de cartas com crianças mais velhas (foram 3 posts  recentes sobre isso, você viu?), hoje vou começar um outro tipo de brincadeira que rendeu muito tempo de diversão com a Carol e seu amigo Dudu: jogar dados! São jogos divertidos, interessantes e que funcionam muito bem quando você só tem poucos minutinhos para brincar.

Eu viajei num final de semana para casa de amigos e aproveitei o feriado prolongado para brincar muito com as crianças e produzir muito conteúdo para o Tempojunto (amo o meu trabalho rsrsrsr). Como sempre, fiz um planejamento antes e acabei encontrando diversos tipos diferentes de jogos de dados na minha pesquisa, quase todos saídos do livro Jogos para todo o ano.

Já experimentou jogar dados com as crianças - capa livro

A primeira forma de jogar dados que vou mostrar para vocês chama-se Morto.

Você vai precisar de lápis, papel, 5 dados e, se possível, um copo para jogar os dados (mas isso é desejável, não imprescindível).

Para começar, você anota o nome de todos os participantes em um pedaço de papel e define a ordem do jogo. O jogador que for iniciar a partida recebe o copo e os dados. Cada participante, na sua vez, joga os 5 dados.

Já experimentou jogar dados com as crianças - menino jogando os dados

Se na jogada os números 2 ou 5 não aparece, a jogada foi válida e você soma todos os números que apareceram para marcar a sua pontuação. Veja na foto abaixo, a rodada sensacional da Carol, que com uma jogada tirou 27 pontos!

Já experimentou jogar dados com as crianças - carol jogando os dados

Se na jogada apareceram os números 2 ou 5, o participante não ganha nenhum ponto e tira os dados que mostram os dois números. Isso faz com que o número de dados vá diminuindo a cada rodada. Na foto, o Dudu está somando pontos com seu último dado.

Já experimentou jogar dados com as crianças - menino vendo o resultado dos dados

O participante continua até perder o seu último dado. Nessa hora ele diz: “Morto!’ Passa para o jogador seguinte. O vencedor é quem faz o maior número de pontos.

Já experimentou jogar dados com as crianças - resultado

Sim, eu também joguei e ganhei desta vez 😉

Legal, né?  Se você gostou deste post e não quer perder nossas próximas sugestões, cadastre-se na nossa lista para receber a nossa newsletter semanal por email. É grátis.

2 Comments

Comente
  1. 1
    carolina kozlowski

    Oi tenho uma duvida…nesse jogo de cartas morto.
    eu não entendi a retirada dos dados, por exemplo o dudu joga na sua vez e perde um ou dois dados….ai ele passa a vez para a outra jogadora…mas ela não perdeu nenhum…então vai jogar com 5 certo? ai quando voltar a vez pro dudu ele como perdeu um ou dois dados joga com menos? é assim? obrigada

    • 2
      Patrícia Marinho

      Carolina,

      Cada jogador, na sua vez, joga várias vezes os dados. Ele começa com 5 dados. Se saem os números 2 ou 5, ele não soma pontos, retira os 2 dados e joga novamente com 3 dados. Se ele consegue 3 números, sendo que nenhum é 2 ou 5, ele soma os pontos e joga novamente, até que não tenha mais nenhum dado. Quando acabam os seus dados ele passa para o próximo jogador. Ganha quem fizer mais pontos na sua jogada.

      Deu para esclarecer?
      e desculpe a demora na resposta.

      beiijos,
      Patrícia

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.