Você no Tempojunto: Brincar é seu melhor presente com Paula Marconi


Oi! Aqui é a Patcamargo. E estou novamente aqui para apresentar mais uma das nossas super companheiras de Tempojunto. Nesta coluna Você no Tempojunto, quem escreve são outras mães, pais, tios e avôs que sabem da importância da brincadeira para a vida e o desenvolvimento das crianças e nos acompanham com carinho, tendo uma vida brincante!

Quem escreve hoje é a Paula Marconi, uma querida que aproveita o tempo que tem disponível para mostrar à filha Isabela como o mundo pode ser incrível, por meio de muitas brincadeiras de exploração e de desenvolvimento. Para a gente se inspirar!

Você no Tempojunto Brincar é seu melhor presente com Paula Marconi - paula e isabela na casinha

Eu sou a Paula, mãe da Isabela de 3 anos, e uma das coisas que sempre me lembro é de minha mãe dizendo: “O trabalho da criança é brincar, se ela brinca e desenvolve toda a sua imaginação, terá mais chances de ter sucesso na vida adulta”.

Durante o primeiro ano de vida da minha filha, à medida que ela ia crescendo e se interessando mais pelas coisas ao nosso redor, eu comecei a sentir necessidade de brincar com ela. Mas ao mesmo tempo, me sentia meio perdida. Primeiro por que eu não sabia como brincar; segundo porque eu não tinha muito tempo; e terceiro porque sempre que procurava por algum brinquedo, acabava com algo eletrônico e geralmente muito barulhento nas mãos.

Mas eu não queria que ela brincasse com “alguma coisa”, queria que brincasse comigo. Queria que fosse nosso momento especial do dia, já que eu trabalhava o dia todo.

Eu fui uma criança muito ativa, cresci na fazenda, brincando na rua de pique pega, esconde-esconde, amarelinha, e era essa a infância que eu queria para minha filha. Nunca gostei da idéia de mantê-la o dia todo em casa ou na escola em período integral, cercada de eletroeletrônicos e brinquedos de plástico. Queria que ela conhecesse os animais, brincasse na terra, se sujasse e ralasse os joelhos! E foi por isso que comecei a pesquisar na internet maneira de brincar sem brinquedos prontos. E foi ai que encontrei o “Tempojunto”.

Você no Tempojunto Brincar é seu melhor presente com Paula Marconi - isabela enchendo o pote de areia

Com a ajuda do blog eu comecei a me organizar pra brincar. Minha rotina é super corrida e por alguns dias da semana chego a ficar 12 horas fora de casa. Então se eu queria brincar com minha filha, ia ter que aprender a me organizar. Criei um lista de itens essências para brincar e frequentemente entro no blog para pesquisar brincadeiras. Nos fins de semana é mais fácil, a gente brinca no horário que dá vontade, mas durante a semana eu me organizei para brincar no meu horário de almoço ou então quando chego em casa no fim do dia. A Isabela já sabe e quando acorda da soneca e me vê em casa, já vem logo perguntando qual a atividade que vamos fazer. Esse é o nosso momento juntas, quando nos curtimos e nos conectamos.

Eu sempre priorizo atividades que deixe ela usar e abusar da imaginação, desenvolver a coordenação motora e que envolva algo que façamos juntas. E eu espero, de coração que quando ela crescer ela se lembre não de que eu trabalhava muito, mas sim de que apesar de trabalhar bastante, eu sempre tinha tempo para ela, que ela era minha prioridade.

Você no Tempojunto Brincar é seu melhor presente com Paula Marconi - isabela brincando com as flores

No dia a dia, tento ao máximo evitar a TV e também os brinquedos comprados, na verdade eu não tenho nada contra brinquedos comprados e muitas vezes compro coisas para minha filha, mas acho muito mais divertido “colocar a mão na massa”, fazer a brincadeira, usar a imaginação, ao invés de brincar com algo pronto. As vezes a atividade vai por um caminho completamente inesperado e se transforma em uma brincadeira super diferente! Mas isso é o legal de brincar! Podemos fazer e ser o que quisermos e não precisamos nos prender a nada. Confesso que no começo não era fácil. Eu tinha preguiça e me sentia deslocada brincando, mas hoje esses são os momentos mais divertidos do meu dia. Muitas vezes me pego ansiosa para voltar para casa e ver qual será a reação da Isabela com a atividade que irei propor a ela.

Ultimamente, a brincadeira campeã tem sido a “Erupção Colorida” aqui do Tempojunto. Para crianças de 3-4 anos é sucesso garantido! A Isabela adora ver a reação que o vinagre faz quando misturado ao bicarbonato, se diverte muito vendo a espuma subir e tomar conta de tudo. Pede para repetir denovo, e denovo, e denovo. Parece que agora estamos entrando no mundo dos experimentos científicos eela fica simplesmente fascinada! Aliás, aceito sugestões de brincadeira desse gênero!

Hoje só posso dizer que vale a pena gente, vale muito a pena esse tempinho com nossos filhotes, a possibilidade de vê-los desenvolvendo novas habilidades e se divertindo enquanto isso. Nada paga o brilho de felicidade no olhar deles enquanto passam esse tempo conosco!

Você no Tempojunto Brincar é seu melhor presente com Paula Marconi - isabela com os oculos de papel

Eu simplesmente amei o depoimento da Paula. Fico super emocionada quando encontro tantas pessoas como ela e como você que estão fazendo deste mundo um mundo mais brincante! Bóra brincar, porque brincar é seu melhor presente para seus filhos!

+ There are no comments

Add yours