Como estimular o raciocínio com um jogo de futebol de botão simplificado


Em geral, desconhecemos as “mil e uma utilidades” de uma brincadeira quando o assunto é o desenvolvimento infantil. E, quer saber? Nem precisa. O brincar é fundamental para a criança e seu desenvolvimento não só nos aspectos físicos e cognitivos, mas também nos sociais e emocionais. Criança precisa brincar. Simples assim.

Mas de vez em quando eu gosto tanto de uma brincadeira que acabo pesquisando um pouco mais e descobrindo os vários benefícios dela. Hoje tem uma destas brincadeiras por aqui. Um jogo de futebol de botão simplificado. Como no post de ontem, este também partiu da dica de uma de nossas queridas parceiras de todos os canais do Tempojunto, a Fernanda Nichii.

Para brincar, você precisa de três tampinhas de garrafa plástica descartável. Eu peguei de cores diferentes para você entender melhor o jogo.

Futebol de botão simples para a mesa do restaurante - materiais

A regra do futebol é que você precisa sempre bater na tampinha com um peteleco, de forma que ela passe entre as outras duas. E quando for jogar para o gol, precisa avisar o oponente. Tem uma seqüência de fotos que ajuda a entender.

Primeiro, o campo arrumado para começar.

Futebol de botão simples para a mesa do restaurante - botoes dispersos

Estou pronta para jogar entre as duas tampinhas e dar meu chute inicial.

Futebol de botão simples para a mesa do restaurante - pat fazendo peteleco

Depois de duas “petelecadas”, eu cheguei perto do gol e avisei meu filho que iria chutar a gol.

Futebol de botão simples para a mesa do restaurante - golzinho

E, obviamente com todo meu talento, eu bati na trave kkkkkk.

Futebol de botão simples para a mesa do restaurante - golzinho 2

Tem um vídeo que a Fernanda fez na casa dela, que mostra uma jogada inteira. Olha só:

Legal, não é mesmo? Ah! Então, sobre os estímulos da brincadeira. Anota aí: raciocínio, para pensar nas jogadss; noção espacial, para colocar a tampinha entre as duas demais e para saber como posicionar o goleiro; controle de força e direção, ou a tampinha atravessa o “campo” e a jogada acaba; coordenação motora, para dar os petelecos. Isso sem contar, aprender a respeitar regras; lidar com o ganhar e o perder e se comunicar.

Mas isso é só para você ter certeza que a brincadeira é importante para seu filho. O mais importante de tudo é vocês terem um tempinho juntos, e esta brincadeira é bem simples de organizar, os materiais cabem no bolso e dá para aproveitar o tempo disponível.

Tem muitas outras dicas de brincadeiras para você e seus filhos aqui no blog. E se quiser acompanhar tudo, inscreva-se na nossa newsletter. Ela é gratuita e toda semana chega no seu e-mail com as nossas novidades.

+ Não existem comentários

Deixe sua opinião