Brincadeira de coordenação e identificação de cores para bebês


By patcamargo

Os bebês são naturalmente curiosos e ávidos por descobrir o mundo ao seu redor. Muitas vezes a gente fica pensando em como aproveitar toda esta energia para ajudar no desenvolvimento deles. Bem, os especialistas afirmam (e a gente concorda aqui) que a primeira coisa é evitar o “não”. Quantos mais “nãos” dizemos aos bebês, mais portas fechamos para sua curiosidade, sua vontade de descobrir o mundo. E quando crescem, eles acabam se tornando crianças e jovens que se desinteressam por pesquisar, descobrir ou conhecer coisas novas.

Brincadeira de coordenação e identificação de cores para bebês_bebê-brincando-com-papel-de-seda_12.04.56

Então temos uma oportunidade de aproveitar esta fase dos filhos para incentivar que busquem, pensem, testem, experimentem, sintam e descubram o mundo. E muitas vezes, basta oferecermos materiais simples, que temos em casa para fomentar estas conquistas. A brincadeira de hoje é um exemplo disso: materiais simples proporcionando uma brincadeira de coordenação e identificação de cores. Isso só de saída, porque vocês vão ver como a proposta inicial se encaminhou para outros momentos brincantes.

Para brincar, você vai precisar de papel de seda, destes que vêm embrulhados nos presentes e uma caixa de ovo.

Brincadeira de coordenação e identificação de cores para bebês_materiais_11.47.14

A proposta inicial da brincadeira era dividida em três etapas: rasgar o papel; fazer bolinhas; colocar na caixa de ovos. Simples, certo? KKKKKK mas com bebês as coisas nem sempre seguem uma ordem predeterminada. A Malu, por exemplo, resolveu primeiro amassar e desamassar o papel, observá-lo e escutar o barulho diferente.

Brincadeira de coordenação e identificação de cores para bebês_montagem-brincando-papel-de-seda_11.48.44_11.49.01_11.49.40

Com isso, a brincadeira já rendeu uns bons 15 minutos de exploração. Então, a Mari, mãe da Malu, mostrou a ela como rasgar o papel. No início, ela ficou toda espantada com o barulho e a possibilidade de rasgar. Mas logo pegou o jeito!

Amassando e guardando

Brincadeira de coordenação e identificação de cores para bebês_interagindo-no-chão-com-o-papel-de-seda_12.04.57

Brincadeira de coordenação e identificação de cores para bebês_oferecendo-o-papel-de-seda_11.51.41

A Mari também aproveitava para falar de cores com a Malu. “Vamos rasgar o papel amarelo? Ou você prefere o rosa?” Além de treinar o movimento de pinça, a força nos dedos e a coordenação motora fina, a Malu aprendia novos vocabulários. Depois, a mamãe mostrou para sua filha como era possível fazer bolinhas amassadas com o papel e que era possível guardá-las nas casinhas da caixa de ovos.

A Malu se divertiu com as bolinhas que a Mari jogava para o alto para depois encaixar na caixa de ovos.

Brincadeira de coordenação e identificação de cores para bebês_montagem_11.52.10_11.51.28_11.52.05

E o tempo passou voando com a brincadeira das meninas! Que tal? Tem sempre uma sugestão nova para bebês pequenos um domingo por mês aqui no blog. Se você não quer correr o risco de perder, inscreva-se na nossa turma da Newsletter. Semanalmente, informamos todas as novidades do Tempojunto por e-mail.

+ There are no comments

Add yours