10 maneiras divertidas de brincar de profissões

10 maneiras divertidas de brincar de profissões


Outro dia me dei conta de que após quase 3 anos escrevendo esse post de inspiração para o final de semana às sextas-feiras, eu nunca fiz um sobre brincar de profissões. No entanto as crianças adoram brincaram de imitar os adultos e essa brincadeira é fundamental para elas expressarem o seu conhecimento de mundo. Então tava mais do que na hora de fazer um post com 10 maneiras divertidas de brincar de profissões!

1. Apresentador(a) de TV (ou ator/atriz)

A Estefi Machado tem um post maravilhoso que ensina a transformar uma caixa de papelão em um aparelho de TV. Fiquei olhando para essa TV de papelão e pensei que era uma ótima maneira de estimular os filhos a brincar de ser ator/atriz ou apresentador(a) de TV!

10 maneiras divertidas de brincar de profissões_TV-de-papelao

2. Médico(a)

Esse post da Kaleyann.com tem uma lista ótima de itens que você pode providenciar para fazer um kit de médico caseiro. O post está em inglês, mas pela foto já dá para ter uma ideia das sugestões.

10 maneiras divertidas de brincar de profissões_medico

3. Bombeiro (a)

Do site lalymom.com veio esta ideia de brincar de apagar incêndio. Os copos decorados com chamas viram alvos que precisam ser derrubados com jatos de água.

10 maneiras divertidas de brincar de profissões_bombeiro

4. Cabeleireiro (a)

Achei muito legal esse canto de salão de cabeleireiro do Innerchildfun.com. O mais original são os cabelos de saco de papel! Dá para usar um boneco ou boneca grande no lugar das cabeças de isopor usadas no post original.

10 maneiras divertidas de brincar de profissões_cabeleireiro

5. Professor (a)

Para quem tem uma mini lousa e giz em casa, uma jeito de incrementar a brincadeira de escolinha é fazer uns materiais adicionais, como lista de presença e boletim, para que o professor ou a professora possam completar a sua aula. No Inspirationmadesimple.com, tem um post com link para baixar um material da foto abaixo em PDF que está em inglês, mas que serve de inspiração para fazer um em casa.

10 maneiras divertidas de brincar de profissões_escola

6. Dono(a) de lanchonete

Você pode usar feltro para fazer comida de mentirinha e usar com os seus filhos para eles brincarem de lanchonete. Eu ensino como fazer no vídeo abaixo

7. Veterinário (a)

Da mesma forma que falamos que materiais impressos ajudam na brincadeira de escolinha, esse post do Kidsactivitiesblog.com vem com templates de materiais para imprimir e dar para as crianças brincarem de ser veterinário (a). Os PDFs originais estão em inglês, mas serve de inspiração mesmo assim.

10 maneiras divertidas de brincar de profissões_printable_veterinario

8. Carteiro (a)

Bóra brincar de escrever e entregar cartas? Eu adorei esta ideia do Howweelearn.com! Se quiser dicas de como montar um cantinho de correio, temos um vídeo que explica como fazer um direitinho. Para assistir é só clicar aqui.

10 maneiras divertidas de brincar de profissões_carteiro

9. Pizzaiolo (a)

Veja se você não acha que pode ser muito divertido preparar um material que nem esse do filthwizardry.com para fazer as crianças brincarem de mestre da pizza. A Gabi viu essa foto e me pediu para fazer igual em casa :)

10 maneiras divertidas de brincar de profissões_pizzaria

10. Engenheiro (a)

Um pouco de mashmallow (ou uva) e espaguete seco são os ingredientes para estimular as crianças a brincar de engenheiros. Nós mostramos como no post Escultura de marshmallow e palitos de dente.

Esculturas de Marshmallow e palito de dente - cubo gigante de marshmallow

 

 Toda sexta-feira tem um tema diferente para inspirar o seu final de semana com as crianças. Se não quiser perder nada,   inscreva-se na nossa turma da Newsletter. Semanalmente, informamos todas as novidades do Tempojunto por e-mail.

 

 

 

2 comentários

Deixe seu comentário

+ E aí, o que você achou?