Jogo de perguntas e respostas para a família toda

Jogo de perguntas e respostas para a família toda


By patcamargo

Desde pequena eu sempre gostei de brincar com jogos que desafiam o conhecimento. Sabe o Master?

master1

Então. Eu simplesmente amava jogar com meus primos, quando nos reuníamos nas férias, na casa dos meus avós no interior de São Paulo. E os adultos ficavam todos em volta, torcendo e se sentindo orgulhosos dos filhotes respondedores. Lembro muito do meu tio Norival absolutamente encantado e muito “pimpão” com o desempenho do filho dele, meu primo Vinícius, que na época era o mais novinho e sabia coisas como o nome do porto de Recife (chama-se Tubarão, a propósito).

E, ao menos na minha família, ninguém ficava triste se não soubesse uma pergunta. A gente aprendia e com certeza na jogada seguinte saberíamos responder melhor. Só ficava sem graça quando as perguntas “acabavam”, ou seja, ficavam tão repetidas que já sabíamos tudo decorado. Mas mesmo assim, eram momentos muito alegres e divertidos.

Com o tempo, as crianças cresceram e eu e meus primos passamos a jogar com os adultos também. Tempos depois, o jogo de conhecimento fazia parte da minha mala de viagem com os amigos e sempre rendiam partidas cheias de risadas, tiração de sarro e, também de aprendizados.

Nova geração

Acho que passei este gosto para meus filhos. Especialmente a Cururuca, de 6 anos. Ela A-M-A jogos de conhecimento, quizes e coisas do tipo. Vive jogando em casa um Quiz da Turma da Mônica que tem na tv.

quiz_monica

No começo ela ficava frustradíssima porque as perguntas abrangiam um universo gigante do Maurício de Sousa e ela, como estava aprendendo a ler, ainda não conhecia. Mas a gente jogava mesmo assim. Como eu também já não lembrava dos meus antigos gibis e estava desatualizada com os novos personagens da turma, o jogo ficava equilibrado. Bom, faz um ano que minha filha lê e devora gibis semanalmente. Acabou o equilíbrio no Quiz da Mônica kkkk.

E esta era minha questão. E queria muito jogar com meus filhos e meu marido jogos de conhecimento. Mas faltava a dose de equilíbrio para estarmos em família. Ou eu e meu marido ficávamos de fora e as perguntas eram só para as crianças, ou a gente formava times. Mas em geral, sempre tinha alguém em desvantagem.

Jogo de perguntas e respostas para a família toda_crianças-jogando

Recentemente fui à Feira de Livros da escola das crianças e descobri a editora Catapulta. Não conhecia. Na verdade, fui atraída pela coleção Abremente. A coleção oferecia “um livro desafiante e divertido para aprender e brincar. Com perguntas e respostas de acordo com o nível e a capacidade das crianças em cada idade. Com um formato de leque em box, fica fácil de levar a qualquer lugar. Para as crianças menores, perguntas e respostas em imagens”.*

Resolvi arriscar. E me surpreendi. Falo bem pouco de produtos e livros por aqui no Tempojunto, mas curti esta coleção. Realmente as perguntas são apropriadas para a fase de conhecimento esperada em cada idade, mesclando um conhecimento mais óbvio de outros que precisam de raciocínio. Virou febre aqui em casa. Olha as crianças jogando aí em cima.

Faz uma semana desde a feira do livro que quase todos os dias jogamos em família um jogo de conhecimento em que todos tem a chance mais equilibrada de brincar. Até eu e meu marido, que desenterramos o Master. Nós usamos o tabuleiro do Master, mas na vez das crianças, elas respondem pelos livros da Abremente.

E eu realizei minha vontade de criança de jogar novamente jogos de perguntas e respostas para a família toda!

Antes de encontrar esta coleção eu procurava algo assim na internet que pudesse aproveitar em casa. Existe uma infinidade de sites de jogos na rede. A maioria ou é recheada de anúncios e “pegadinhas” de compra online; ou são bem ruins, com respostas incorretas; ou promovem o jogo sozinho e não compartilhado.

O que eu mais me senti confortável foi o Rachacuca. Mesmo assim, as perguntas não são separadas por idade e você precisa fazer uma boa seleção para montar seus jogos em casa. Aliás, se alguém tiver uma dica de site legal com perguntas e respostas de conhecimento que podem virar um jogo, me avise que eu atualizo este post aqui.

Bom, essa foi a nossa sugestão de atividade de hoje. Espero que você tenha gostado. Se sim, aproveite para se inscrever na nossa lista de email. Você vai receber toda semana nossa newsletter com tudo, tudo que publicamos aqui no blog e ainda algumas informações exclusivas!

*texto comercial de apresentação do livro.

Afiliados

+ Nenhum comentário

Deixe seu comentário


E aí, o que você achou?