Brincadeira sensorial que ajuda o bebê a ficar de bruços


Uma das posições que em geral os bebês gostam menos é ficar de bruços. Eu poderia trazer aqui razões que vão desde o simples esforço físico, que é maior para sustentar a cabeça e parte do peito; até questões instintivas, já que a posição de bruços é a que nos deixa mais vulnerável frente ao inimigo.

Mas o fato é que precisamos sempre oferecer um incentivo a mais para o bebê ficar mais do que 30 segundos nesta posição. E para quê, afinal, fazermos os filhos passarem por esta chatice, que os deixa emburrados, tristes e choraminguentos? Aprender a ficar de bruços é fundamental para a própria sobrevivência do bebê. Explico: ao conseguir segurar a cabeça longe do chão, ou virar o pescoço de um lado para outro enquanto está de barriga para baixo é o que evita um possível sufocamento acidental, caso o bebê se mexa muito quando está dormindo.

Brincadeira sensorial que ajuda o bebê a ficar de bruços - Luisa olhando pra frente

Além disso, é a partir do ficar de bruços que os bebês partem para a aventura de se locomover de um lugar ao outro. Primeiramente rastejando ou rolando e, depois, engatinhando. Conseguir se descolar para onde quer é uma conquista muito desejada pelos bebês e um primeiro passo em direção da autonomia.

A brincadeira de hoje mescla um pouco de atividade sensorial e incentivo à posição de bruços. Para brincar, você precisa de:

– um pedaço de papel adesivo (o popular papel Contact)
– fita crepe
– brinquedos que seu filho goste ou objetos que atraiam sua atenção.

Prepare o ambiente, colocando o papel adesivo no chão, com o lado colante para cima. Prenda com fita crepe nas bordas, para que ele fique bem firme e não escorregue. Se você não tiver fita crepe e o piso permitir, você pode usar pedaços do próprio pape adesivo para prendê-lo no chão. Coloque os brinquedos ou objetos num dos cantos do papel.

E convide seu filho para esta brincadeira sensorial, deixando-o perto do papel adesivo, mas no lado oposto de onde estão os brinquedos. Olha só a fofa da Luísa prontinha para brincar.

Brincadeira sensorial que ajuda o bebê a ficar de bruços - Luisa olhando para os brinquedos

A primeira reação natural é o bebê tentar alcançar o brinquedo que gosta. Mas ele vai se deparar com uma superfície diferente daquela que está acostumado. A Luísa ficou super intrigada.

Brincadeira sensorial que ajuda o bebê a ficar de bruços - Luisa brincando com o tapete

E em alguns momentos ela ficou até receosa de colocar a mão. Mas a mamãe Luciane mostrava para ela que dava para grudar e desgrudar a mão sem medo, incentivando a brincadeira da filha.

Brincadeira sensorial que ajuda o bebê a ficar de bruços - Luisa brincando com a mae

A Luciane também brincava apontando os brinquedos para que a Luísa não desistisse de ficar de bruços.

Brincadeira sensorial que ajuda o bebê a ficar de bruços - Luisa brincando com a mae 2

Muda a brincadeira, mas o tempo junto é o mesmo

Depois de uns bons minutos descobrindo e brincando, a Luísa percebeu que a fita crepe era fácil de tirar, e a brincadeira passou a ser “vamos desgrudar este papel adesivo aqui”. kkkkkkkk.

Brincadeira sensorial que ajuda o bebê a ficar de bruços - Luisa brincando com o tapete e os brinquedos

Sem problemas! Ela foi se esforçando para descolar tudo e continuava de bruços. Daí, quando o papel estava mais solto, o papai Vinícius entrou na brincadeira e o que era uma atividade sensorial para as mãos, virou brincadeira para os pés! E sensacional, porque a gente sabe que os bebês têm uma atenção bem limitada “para os padrões adultos” (algo como 15 ou 20 minutos em uma atividade) e mudar a brincadeira, usando o mesmo material é bem estimulante para novas descobertas!

Brincadeira sensorial que ajuda o bebê a ficar de bruços - Luisa brincando com o plastico no pe

Esta é uma das muitas brincadeiras que temos no blog para você e seu bebê. Você pode fazer uma busca, que vai encontrar bastante coisa. Ou, se preferir, pode inscrever-se na nossa Newsletter, semanal e gratuita, para receber no seu e-mail as novidades do Tempojunto, incluindo as brincadeiras que postamos aqui quinzenalmente!

+ There are no comments

Add yours