Brincadeira sensorial com espuma colorida para bebês


 

Descobertas, descobertas e mais descobertas. O universo dos bebês é composto por descobertas diárias e surpreendentes. E cada uma delas ajuda no seu desenvolvimento. O tato por exemplo é controlado por uma região do cérebro chamada lobo parietal e quanto mais seu bebê experimenta objetos com superfícies diferentes, mais o lobo parietal se desenvolve e, por consequência, mais sensibilidade tátil ele terá. Mas você não precisa saber de tudo isso.

As brincadeiras com bebês já proporcionam os estímulos necessários para que ele cresça de uma forma saudável. E criar algo diferente é uma excelente maneira de provocar novos caminhos do desenvolvimento.

A proposta de hoje é criar uma espuma colorida para seu bebê brincar antes do banho. Esta ideia eu tirei de um post com a mesma brincadeira, só que para crianças um pouco mais velhas: a Gabriela, que estava com 2 anos, e a Carolina, que estava com 9 anos. Daí, veio a ideia que a brincadeira sensorial com espuma colorida seria ótima também para os bebês.

Peguei todos os materiais e rumei para a casa do Felipe, este fofucho, que na época estava com 10 meses.

Brincadeira sensorial com espuma colorida para bebês - felipe com a mae

Para fazer a espuma, eu usei os mesmos corantes de alimentos que a brincadeira com as crianças mais velhas. Mas troquei o detergente pelo sabonete líquido que a mamãe Raquel já estava acostumada a dar banho no Felipe. Coloquei o sabonete, o corante de alimentos e um pouquinho de água e coloquei para bater com um mixer. Detalhe que a Raquel é minha amiga, porque esta espuma colorida para bebês não é algo que dê para fazer com antecedência e guardar. Então, eu fiz na casa dela mesmo. :) Usei três cores e ficaram assim.

Brincadeira sensorial com espuma colorida para bebês - espumas na banheira

Então foi a vez do Felipe conhecer o “brinquedo” novo. No início ele ficou só olhando. Olhava para a espuma e olhava para a Raquel, que o incentivava a experimentar. Depois, com muita cautela, ele colocou um dedinho na espuma roxa.

Brincadeira sensorial com espuma colorida para bebês - felipe olhando as espumas

Brincadeira sensorial com espuma colorida para bebês - felipe pondo as maozinhas na espuma

Reações diferentes para uma mesma brincadeira

Quando ele percebeu que aquela “coisa” era legal de brincar e não machucava, ele partiu para novas experimentações. Desta vez, com a espuma verde, a cor, aliás, que ele mais gostou.

Brincadeira sensorial com espuma colorida para bebês - felipe molhando as maozinhas com a espuma

Primeiro na mão. E depois, testando na perna. Mais do que a cor, o Felipe ficou encantado com a textura que a espuma deu para sua pele.

Brincadeira sensorial com espuma colorida para bebês - felipe molhando as perninhas com a espuma

Brincadeira sensorial com espuma colorida para bebês - felipe molhando os pezinhos com a espuma

A Raquel, que estava perto, brincando o tempo todo, também testou a espuma colorida. Foi então, que o Felipe resolveu descobrir o que acontecia com aquela espuma (que já estava líquida) se ele misturasse. Olha o momento no vídeo. É uma fofura só.

No final, a experiência ficou assim (sem ele sequer ter querido tocar no amarelo kkkk):

Brincadeira sensorial com espuma colorida para bebês - felipe todo sujo com as espumas

Uma dica que eu dou: repita esta brincadeira mais de uma vez, conforme seu filho for crescendo. Você vai ver como a atenção dele vai mudando e uma mesma brincadeira ganha outros sentidos. A Carol, mais velha, curtiu a mistura de cores; a Gabi, preferiu brincar de dar banho de espuma nos brinquedinhos; já o Felipe testou a consistência, a cor, a forma, o tato. Uma mesma brincadeira, reações diferentes!

A cada quinze dias, a gente traz uma brincadeira nova para você aproveitar o máximo de tempo junto possível com seu bebê. Para ficar por dentro de todas elas, basta inscrever-se na nossa Newsletter. Ela é gratuita e toda semana você recebe no seu email as novidades e brincadeiras postadas aqui no blog. Aliás, eu também de convido a dar uma olhadinha na nossa aba de Bebês no menu inicial. De cara, você terá mais brincadeiras para se divertir com seu filho todos os dias.

4 Comments

Add yours
    • 2
      Patrícia Marinho

      Oba! Que bom, Fernanda! Espero que vocês se divirtam bastante! Volte sempre para encontrar novas inspirações.

  1. 3
    Gabriela

    Olá, meu filho tem 9 meses e está na fase oral. Tenho que esperar esse anseio de colocar tudo á você passar pra apresentar essa atividade?

    • 4
      Patrícia Marinho

      Oi Gabriela,

      Vou dar uma resposta no meio do muro rsrsrs. Seguinte, depende muito da criança. Falando por experiência própria, minha filha sempre brincou com a espuma no banho e, passado um tempo, mesmo sendo ela uma bebê na fase oral, levar a espuma na boca não era algo que a atraísse porque o gosto, vamos combinar, é ruim. Ela só levou a espuma na boca uma vez, porque eu não fui ágil, e cuspiu logo. Com isso, não tive problema em fazer com ela a atividade de espuma colorida.
      No seu caso, você precisa saber como é a relação do seu bebê com a espuma e também como ele reage quando você não deixa um determinado objeto ir a boca, seja simplesmente falando não, seja segurando a mãozinha para mostrar que não pode. Se e seu filho conseguir conter o desejo de ficar comendo espuma, pode apresentar a atividade para ele sem problema. Agora, se você for ficar preocupada demais, melhor esperar um pouco porque se vocês dois não se divertirem, não faz sentido brincar, né?

      beijos,
      Patrícia

+ Leave a Comment