Brincadeira para espaços pequenos em casa


Volta e meia recebemos aqui no Tempojunto pedidos de brincadeiras diferentes que possam ser feitas dentro de casa, em espaços pequenos. Recentemente, eu brinquei com as minhas filhas, de 5 e 6 anos, de corrida de barcos com sopro.

Eu aprendi esta brincadeira num livro de brincar da Disney, que infelizmente não está mais disponível no mercado. Mas não se preocupe que as mais legais já estão ou estarão em nossos posts aqui no blog.

Para fazer esta brincadeira para espaços pequenos, você vai precisar de fita crepe e um barquinho de papel para cada participante. Olha só que fofos ficaram os que as minhas filhas fizeram. A decoração foi todinha delas.

Brincadeira para espaços pequenos em casa - barquinhos prontos

Se você não sabe fazer este barquinho de papel, não tem problema. Eu explico neste vídeo aqui:

Coordenação e competição

Feito isso, agora é a hora de montar a “pista” onde os barcos irão correr. Você pode criar um zigue-zague como eu fiz, o que além de brincar, acaba promovendo uma certa coordenação de espaço e direção. Mas você também pode só fazer uma linha de partida e uma de chegada para a corrida, ou uma linha reta mesmo. Da para aproveitar o espacinho que você tem em casa.

Brincadeira para espaços pequenos em casa - pista dos barquinhos

Agora, é só chamar as crianças para brincar. O truque é assoprar na direção da ponta do barquinho e ele desliza pelo chão, como se estivesse navegando.

Brincadeira para espaços pequenos em casa - sofia assoprando

A Cururuca e a Potcho brincaram tanto fazendo uma competição para ver quem chegava primeiro (eu fiz duas pistas, uma para cada), como simplesmente uma seguindo a outra “navegando” seu barquinho. Elas ficaram um tempão fazendo várias acrobacias com os barquinhos, depois que elas entenderam como controlar a força do sopro para direcionar os barquinhos onde queriam.

Brincadeira para espaços pequenos em casa - meninas assoprando

Brincadeira para espaços pequenos em casa - meninas assoprando2

Foi uma tarde bem divertida. E se você tem mais espaço, esta brincadeira também dá super certo para promover uma gincana!

Curtiu este post? Você sabia que pode receber nossas dicas direto no seu e-mail? É só fazer parte da nossa lista. Além das ideias da semana, as novidades do Tempojunto chegam primeiro por lá. É só clicar e se inscrever.

2 Comentários

Deixe sua opinião

+ Deixe seu comentário