Uma pintura com corante e cola para crianças


By patcamargo
Já estou eu aqui pensando no final do ano e a gente sempre faz brincadeiras que envolvam arte aqui em casa que sejam fáceis (porque eu e arte somos como água e óleo: fica bonito lado a lado, mas não mistura kkkk), mas que sejam bacanas e estimulantes, porque A Potcho, minha filha mais nova, gosta muito de artes e tem talento. E quando eu percebo que uma brincadeira destas também pode acabar virando uma lembrancinha de fim de ano, a alegria aumenta!

Vou contar, então, esta arte que eu testei em casa e foi bem legal. Para fazer esta pintura com corante e cola você vai precisar de:

Um pintura com corante e cola para crianças - materiais

– Tubo de cola branca (você vai usar bastante, então prefira já aquele tudo grande, como o da foto)
– Palito de dente
– Corante de alimento
– Uma tampa ou prato pequeno. Eu usei redondo, mas pode ser de qualquer formato

Diferente no início e no fim

Quando eu convidei a Cururuca e a Potcho, com 6 e 5 anos, para pintar, a primeira reação delas ao verem o material foi de estranheza e curiosidade sobre o que faríamos com a cola. Então despejei uma boa quantidade, até completar todo o fundo do pratinho

Uma pintura com corante e cola para crianças - derramando cola no prato

Elas ficaram de boca aberta porque eu sempre peço para usarem pouca cola em nossas atividades rsrsrsrs. Então, ficaram mais que contentes de elas mesmas espremerem o tudo de cola.

Em seguida, dei a elas corante de alimentos para pingar no pratinho, sobre a cola. Como eu não havia testado antes, eu tinha pouca certeza da quantidade. Mas agora sei que cerca de 4 gotas de cada cor, considerando que eu usei 4 cores, foram suficientes.

Uma pintura com corante e cola para crianças - derramando corante

Então, vamos para a arte! Com o palito de dentes, elas começaram a espalhar o corante para vários lados da cola. Vale tudo, misturar as tintas, fazer círculos, espirais, radiais. O que as crianças quiserem. O efeito é muito bonito, olha só:

Uma pintura com corante e cola para crianças - meninas pintando

Só cuidado para não misturar demais as tintas, ou você terá uma imensa mancha marrom no pratinho com cola. E depois, deixamos secar. Aí vem um toque de paciência. Se você fizer uma camada muito grossa de cola, o resultado é mais resistente, mas é preciso esperar dois ou três dias para secar totalmente, dependendo do clima.

Enquanto seca, vocês podem perceber a tinta se expandindo. Então, os radiais iniciais vão se transformando em manchas psicodélicas.

Uma pintura com corante e cola para crianças - efeito da tinta

Depois de seco, você consegue descolar a arte do pratinho ou da tampa que usou. Olha como fica bonito!

Uma pintura com corante e cola para crianças - desenho pronto 2

Uma pintura com corante e cola para crianças - desenho pronto

Eu falei que poderia se transformar numa lembrancinha esta arte certo? A gente ainda não decidiu o que fazer, mas são muitas possibilidades: apoio de panelas ou recipientes frios ou porta-copos. Se recortado, pode se transformar em marcador de livro ou em toalhinhas para enfeitar a mesa. Assim que decidirmos, eu posto no Facebook para você ver. Aliás, você sabe que estamos nas redes sociais? Facebook, Instagram, Pinterest e Youtube! Chega lá para nos conhecer também.

E se você quiser acompanhar todas as nossas dicas de brincadeiras, brinquedos caseiros e arte, faça parte da nossa Newsletter Tempojunto. É gratuito e nossas dicas e novidades chegam a você semanalmente, por e-mail.

+ There are no comments

Add yours