Presente de Natal feito com argila, renda e muito carinho


By patcamargo

Chega o final do ano e uma das coisas que eu gosto é presentear. Não me importo muito com o preço dos presentes. Aliás, muitos nem tem preço, porque eu faço em casa com as crianças. Mas preço é diferente de valor. E, em minha opinião, quando a gente se esforça para presentear quem a gente gosta, o presente vale ouro.

E aqui no Tempojunto, tanto eu, quanto a Patricia Marinho gostamos de postar dicas de artesanato para fazermos com as crianças. Só para você ter uma ideia, veja as sugestões de presentes feitos pelas crianças que já postamos:

10 ideias de artesanato de Natal para fazer com os filhos

10 ideias de presentes para fazer com os filhos

10 ideias de presentes simples e criativos

Só aí já são 30 sugestões de presentes e lembranças que você se programa e cria com as crianças para o final do ano. Com certeza você vai encontrar um que tenha o jeitinho da sua família. E eu tenho mais um hoje para contar. Um porta-copos, potinho ou até peso de papel feito com argila e renda.

Quando eu vi, achei super lindo o resultado. Por isso, resolvi testar com meus filhos. O processo em si é bem simples, mas precisa ter paciência para esperar o pote ficar pronto. Olha só a foto original, que não foi feita por crianças, mas por uma profissional de decoração.

 

Fofos, né? Para fazê-los, você irá precisar de:

Argila com secagem a frio (para não precisar usar o forno com as crianças)

Pedaços de renda

Tinta de qualquer tipo

Pincéis

Papel de PVC (opcional, só para evitar muita sujeira)

Água

Eu escolhi esta atividade porque é bem parecida com massinha de modelar e tudo fica ainda com mais cara de brincadeira, o que ajuda a manter mesmo as crianças que não são muito fãs de arte, interessadas no trabalho.

Eu distribuí um pedaço de argila para cada um dos meus filhos e pedi que eles amassassem, transformassem numa bola e depois abrissem a massa como se fosse um disco de pizza. Para quem nunca trabalhou com argila, ela fica maleável ao ser umedecida com água. Claro que se molhar demais, fica uma “lambancinha”. Mas faz parte!

Eu forrei uma bandeja de madeira com papel PVC para evitar que a argila grudasse no chão e ficasse mais fácil de descolar, depois que as crianças fizessem o disco de pizza. Eles podem usar um rolinho para alisar a argila, ou fazer com a mão mesmo.

Paciência e delicadeza

Em seguida, você coloca a parte da renda que escolher sobre o disco de argila e pressione bem, para que a renda penetre na argila, fazendo uma marca em baixo relevo. Eu usei uma renda “falsa”, de plástico, e uma “verdadeira”, de tecido de renda mesmo, para ver se daria alguma diferença. Não deu. Qualquer uma serve.

Agora vem a parte da delicadeza. Com cuidado, eu pedi para as crianças puxarem a renda. Elas ficaram encantadas com o resultado. Foram vários “ohhhh!”, “uia!” , “olha que bonito!” kkkkk.

Na seqüência, vem a parte da paciência. Nós colocamos os discos de argila dentro de potes, para dar o formato. Poderiam ter ficado lisos também, só no formato do disco. Mas a gente preferiu deixá-los com um certo abaloado, para caberem coisas neles, sem que escorregassem. Vocês podem moldar o que preferirem.

E assim ficaram por longos 3 dias (de tempo nublado e temperatura amena) para secar completamente. Que paciência! Todos os dias, a Potcho, minha caçula de 5 anos, queria colocar o dedinho para ver se estava seco.

Depois de seco, eu poderia parar por aí. Sinceramente, achei a argila seca linda do jeito que ficou. Eu só passaria um verniz transparente para dar um acabamento e pronto. Mas…minhas filhas queriam pintar os discos. Bom, então fomos para a etapa de colorir!

A argila aceita praticamente qualquer tipo de tinta. Eu ofereci para as meninas guache e aquarela. Aproveitei e fiz a do meu filho, que não quis pintar, com verniz vitral colorido para ver como ficaria o resultado.

Fofos, certo? E as vovós e titias que ganharão um presente de Natal feito pelos netos ficarão todas derretidas com o carinho!

Aliás, confesso que eu gostei do resultado das meninas, mas o de verniz não gostei muito. Fiz outra para meu filho kkkkk.

Gostaram? Vira e mexe tem uma arte nova por aqui. Então, volte sempre! Ou se preferir (e fica mais fácil mesmo), inscreva-se na nossa Newsletter. É gratuita e você recebe semanalmente um e-mail com nossas dicas e novidades. Assim, você pode arquivar como quiser para consultar.

2 Comentários

Deixe sua opinião
  1. 1
    Mariam

    Tinha visto na internet esses pratinhos e pedi para minha mãe fazer para minha sobrinha levar as alianças no meu casamento – ela fez com massa de biscuit! Mas é uma ideia incrível para fazer com as crianças e fica tão lindo quanto! Teria sido legal fazer com minha sobrinha… e quando minha pitica crescer, com certeza vou fazer com ela!

    • 2
      Patrícia Marinho

      Ah! Que coisa mais linda essa da sua mãe ter feito os pratinho da aliança. Detalhe que faz toda a diferença, né?

+ Deixe seu comentário