Você no Tempojunto: Comida e cozinha são ótimos para um dia de brincadeiras com seu filho


Ao longo de dois anos nós publicamos no Tempojunto uma coluna chamado Tempojunto na Cozinha que trazia não só receitas que as crianças, mas falava sobre como este momento pode ser uma excelente oportunidade de ter momentos super legais com os filhos.

Quem escreve hoje no Você no Tempojunto é a Jessica Leonetti, que aproveita justamente os momentos na cozinha com o filho Miguel. Mas eu vou deixar que ela conte como é esta rotina brincante em sua casa.

Me chamo Jessica, tenho 28 anos e sou mãe do Miguel de 2 anos e 7 meses. Sou pedagoga e arte terapeuta de profissão, mas nesse momento exerço minha profissão predileta: de mãe em tempo integral.

Sempre gostei muito de cozinhar, e com a chegada do Miguel isso cresceu dentro de mim e tive a ideia de fazer a página no Facebook “Miguel Inspira” para ajudar outras mães a se encontrar, tanto nas ideias de montar um pratinho rico em nutrientes, colorido e atrativo para se inspirar. Com algumas receitas de família, contando um pouco sobre a minha jornada como mãe, e a introdução alimentar do Miguel com algumas dicas, e sempre destacando que cada família tem uma rotina e cada criança é única, troque os ingredientes da receita e seja feliz.

Sou mãe em tempo integral mesmo, somos nós três, Miguel, eu e meu marido, e isso faz com que Miguel nos ajude em pequenas coisas da casa. Se todos usam, porque não ajudam a limpar e a lavar? Miguel desde bem bebê nos ajuda a fazer um bolinho, a montar um pratinho que ele vai comer e isso é bacana porque desperta além da curiosidade dos alimentos a vontade de ajudar mesmo.

A brincadeira surge desta maneira. Ele nos vê fazendo tudo na cozinha, desde a ida ao supermercado, ou a feira, em que ele nos ajuda a escolher as frutas e legumes. Ao chegarmos em casa, ele nos auxilia a guardar na fruteira. Este tempo junto é importantíssimo porque ele participa ativo. O que pra ele é uma brincadeira pra gente é aprendizado, e um aprendizado fica na memória quando é significativo mesmo.

Somos o exemplo em tudo pra ele. Nossa brincadeira favorita é claro que é na cozinha, ele tem um liquidificador, que adora fazer seus suquinhos, gosta de fazer bolinhos e biscoitos e essa brincadeira ajuda nos momentos na hora de comer, nosso lema aqui é quanto mais colorido no prato melhor! Desembale menos e descasque mais! Não é dieta, é um estilo de vida saudável! Comida de verdade não precisa de corante para ser colorida, de embalagem pra ser atraente, de açúcar pra ser doce!

Então brincar é coisa séria, brincar é estímulos que despertamos nas crianças, super importante e essencial para o autoconhecimento delas, a brincadeira promove a criatividade, a imaginação e o respeito e a presença entre pais e filhos.

Biscoitinhos deliciosos

Claro que em lugar de uma brincadeira a Jéssica ensinou uma receita para fazer com nossos filhos na cozinha e ter um dia de brincadeiras super gostoso.

Bolachinhas de aveia e canela

1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de aveia (usei o farelo)
2/3 de xícara de açúcar mascavo
1 colher de sopa de canela em pó
2 colheres de sopa de manteiga
1 colher de café de fermento
1 ovo

Misture todos os ingredientes e molde como quiser. Assar em forno a 180 graus por aproximadamente 15 minutos.

Você no Tempojunto é a coluna que traz a história de pessoas como eu e você, que sabem da importância da brincadeira para as crianças e faz parte do time que quer fazer um mundo mais brincante. Diariamente, temos brincadeiras aqui no blog para que você tenha um repertório que possa ajudar no seu dia a dia, na rotina com seus filhos e no relacionamento com eles. Se você quer nos acompanhar, inscreva-se na nossa Newsletter e receba semanalmente nossas atualizações e novidades.

+ Não existem comentários

Deixe sua opinião