100 filmes que você vai curtir em casa com os filhos


Finalmente a lista cresceu! Logo no início do Tempojunto, um dos posts que a Patricia Marinho fez tinha 50 dicas de filmes para um cineminha em casa com os filhos. Tanto eu (aqui é a Patcamargo) quanto ela gostamos muito de cinema e estamos passando este gosto para as crianças. Seja férias, final de semana ou um dia com uma folguinha no final da tarde, a gente se reúne em casa para uma sessão de filmes.

E, antes que você me diga, sim, vemos filmes repetidos. Muitas vezes! Faz parte do desenvolvimento das crianças, especialmente as pequenas a repetição. A cada vez que um filme é visto, elas descobrem novas imagens, detalhes e fazem um novo entendimento do que estão vendo. Além disso, ao decorar e reproduzir diálogos, cenas durante (e depois fora da frente do filme), as crianças testam a fantasia, imaginam, criam seus mundos e colocam nos personagens suas próprias vivências, como uma forma de resolver suas questões sócio-emocionais. O faz de conta é muito importante, por isso, vale à pena ver e rever um mesmo filme com eles.

Gosto também conta

Esta lista aqui foi feita com base nas sugestões postadas nos comentários do primeiro post e, claro, das nossas preferências também. Pode ser que seu filme preferido não esteja aqui, ou que você ache que um ou outro filme não deveriam estar na lista. Que bom que nem todos somos iguais, né?

Então, aproveite para deixar que as crianças façam parte da escolha do filme do cinema em família. Conheça o gosto delas e o de todo mundo. E fique atento para as classificações indicativas de cada obra. Eu tenho o hábito de assistir o filme antes de colocar na lista de escolha das crianças. Se não todo, ao menos vários traillers. Eu já vi filmes livres que simplesmente não cabem para o que eu considero legal para meus filhos. Por outro lado, minhas filhas de 5 e 6 anos já assistiram filmes com classificação para 10 anos sem problema algum. Vale muito aqui seus valores e o que você acha importante.

Outra dica antes da lista de indicações: converse com as crianças sobre o filme (não durante o filme, por favor! Rsrsrsrs). Mas traga as melhores cenas, o que eles gostaram, o que não entenderam, o que mais marcou, o que fez rir ou chorar para as conversas na hora das refeições, ou no trânsito. Os filmes são um ótimo canal de conversa com as crianças sobre assuntos que as cercam no dia a dia.

Bom, os primeiros 50 filmes estão no post original. Você pode acessá-lo aqui.

Os outros estão aqui:

A Bela e a Fera
A casa monstro
A creche do papai
A era do gelo (e as seqüências)
A fuga das galinhas
A história sem fim
A menina que roubava livros
A viagem de Chihiro
Alice no País das maravilhas (e seqüências)
As aventuras de Nárnia (e seqüências)
As aventuras de Pi
As aventuras de Sammy
Avatar
Baby, um porquinho atrapalhado
Beethoven
Bernardo e Bianca
Bolt, o Supercão
Cinderela
Conta comigo
Denis, o pimentinha
Detona Ralph
Deu a louca na chapeuzinho
Doze é demais 1 e 2
Edward mãos de tesoura
Em busca do vale encantado
Festa no Céu
Formiguinha Z
Garfield
Hotel Transilvânia
James e o pêssego gigante
Kiriku
Kung Fu Panda
Labirinto
Lillo e Stich
Marley e eu
Menino e o Mundo
Megamente
Menino maluquinho
Minions
Moana
Noiva cadáver
O bom dinossauro
O estranho mundo de Jack
O gigante de ferro
O Labirinto
O pequeno Nicolau
O pequeno príncipe
Operação Big Hero
Os Batutinhas
Os Boxtrolls
Os Croods
Os sem floresta
Parque dos dinossauros
Patch Adams, o amor é contagioso
Pateta, o Filme
Pets, a vida secreta dos bichos
Pinóquio
Ponte para Terabitia
Ponyo
Ratatouille
Sing
Tartarugas ninja
Transformers
Treinando o papai
Viagem a ilha misteriosa
Viagem ao centro da terra
Wall E
Zathura, uma aventura espacial

Bom, tem mais de 50 nesta segunda lista. Mas oras, e porque não? Bóra escolher e assistir um filme com as crianças esta semana? Ah! e pode continuar dando suas dicas aqui nos comentários do post. Quem sabe a gente não passa para 200 filmes rapidinho?

E para não perder nenhuma das nossas dicas, inscreva-se na Newsletter do Tempojunto. Semanalmente, um e-mail chega para você com as nossas dicas de brincadeiras e novidades.

1 comentário

Deixe sua opinião
  1. 1
    Alini

    O filme “Ponte para Terabitia” é um dos filmes mais tristes que eu já vi na vida, não recomendo nem para adultos…

+ Deixe seu comentário