Brincadeira que estimula a linguagem e a fonética das crianças


Uma das coisas que aprendi quando fazia aula de canto é a importância da dicção para que as palavras sejam compreendidas pelas pessoas quando você canta. Nada mais chato que alguém que fala “entre os dentes” ou tem preguiça de gesticular as sílabas. Fica bem mais complicado entender, seja uma conversa, seja uma palestra, seja uma aula. E quando as crianças estão aprendendo a falar é o momento de treinarmos a articulação clara das palavras.

Há algum tempo já em casa temos uma brincadeira que estimula a linguagem e a fonética das crianças. Chamamos de “Adivinhe o que estou Falando“. Ela começou do nada na verdade, num dia em que os barulhos ao nosso redor estavam tão altos que eu não conseguia entender o que meus filhos estavam falando. Foi a Cururuca que resolveu, então, brincar de descobrir o que ela falava, usando a leitura labial.

Que palavra é?

A brincadeira é simples, você não precisa de material nenhum. Além disso, é possível brincar em qualquer lugar: na fila, na sala de espera, no ônibus ou outro transporte público, em casa. E como o segredo é ficar mudo, acaba virando até uma brincadeira mais silenciosa kkkk.

Para brincar, vocês precisam olhar para os lábios um do outro. Daí o primeiro diz uma palavra ou uma frase curta. É proibido falar ou emitir algum som. A outra pessoa tenta descobrir, por leitura labial, qual a palavra dita. Quanto mais articulada for a palavra ou a frase, mais fácil de compreender.

Aqui tem um vídeo com meus filhos dizendo palavras e frases. Será que você consegue perceber o que estão dizendo? Eu não vou dar dicas não. Se você adivinhar alguma delas, escreve nos comentários!

A gente se diverte muito com esta brincadeira que aparece sempre aqui em casa, mesmo com meus filhos já maiores. E a linguagem e a fonética agradecem!

Todos os dias tem uma dica de brincadeira nova aqui no blog. Mas você não precisa voltar todos os dias (se bem que seria ótimo ver você sempre por aqui!). Se você preferir, pode se inscrever gratuitamente na nossa Newsletter e receber uma vez por semana um e-mail com todas as brincadeiras publicadas, divididas por faixa etária.

+ Não existem comentários

Deixe sua opinião

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.