Jogo de vocabulário para crianças grandes


A minha proposta para hoje é fazer um jogo de vocabulário para crianças grandes. Basta uma bola e um grupo de pelo menos 3 crianças para fazer a brincadeira que estimula o repertório, testa a velocidade de raciocínio e desenvolve a coordenação motora, o foco e a atenção, tudo ao mesmo tempo agora.

Como fazer um jogo de vocabulário?

Para a brincadeira de hoje, você precisar pedir para as crianças fazerem um círculo, sentadas ou em pé. O mais novo começa segurando a bola.

Eu aprendi o jogo num livro de atividades para crianças que se referia a ela como “Última Letra”. Funciona assim. O jogador deve passar a bola para o outro falando uma palavra. Pode ser qualquer palavra que vier a cabeça. Por exemplo: MAR. A pessoa que recebe a bola deve passar a bola adiante falando uma palavra que comece com a última letra da palavra que ele recebeu. Ou seja, do MAR ele pega o R e fala a palavra RODA. O jogador seguinte fala uma palavra que começa com A e assim por diante.

Quem está com a bola pode jogar para qualquer pessoa. Não tem uma ordem certa. É preciso ficar atento o tempo todo. Sente a cara da Carol!

Quem demorar mais do que 5 segundos para responder, sai do jogo. Você pode regular o tempo em função da idade dos jogadores participantes. Quanto mais velhos, menos tempo. Também sai do jogo quem deixa a bola cair ou quem repete palavras.

Quem ficar por último, ganha!

Sente a farra que foi brincar de Última Letra na casa da minha mãe!

Curtiu este post? Você sabia que pode receber nossas dicas direto no seu e-mail? É só fazer parte da nossa lista. Além das ideias da semana, as novidades do Tempojunto chegam primeiro por lá. É só clicar e se inscrever.

 

3 Comments

Comente
  1. 2
    Catia

    Gostei muito das ideias estou fazendo um estagio com crianças e adorei as ideias das brincadeiras ao ar livre. Estou trabalhando com crianças de 5 a 10 anos genial esse blog amei

+ Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.