Atividades para bebês de 0 a 6 meses #4 Descobertas Sensoriais


Uma leitora que está acompanhando a série “Atividades para Bebês de 0 a 6 meses” me perguntou, ontem, como fazer para manter o bebê estimulado sem gastar rios de dinheiro (se você está começando agora, é melhor começar lendo a introdução e os posts 1, 2 e 3). Pois bem, meus próximos posts da série vão ser justamente sobre isso. E a resposta é: você pode estimular sem gastar nada, só com o que tem em casa. Veja um monte de dicas sobre isto AQUI

Eu já contei para vocês antes que eu desenvolvi um caso de amor com o pinterest, não é? Entre outras coisas, estou aprendendo muito com as mães que encontrei por lá. Uma delas, a Anna do blog Imagination Tree, me apresentou, em um dos seus posts, aos Treasure Baskets, que eu vou chamar aqui de Cestos de Tesouros. São cestos onde você reúne objetos que possui em casa, com texturas e materiais diferentes, e depois expõe para o seu bebê para que ele possa ter a experiência de descobri-los usando a visão, o tato e o paladar, já que eles estão numa fase em que tudo, absolutamente tudo, é levado para a boca.

No post, que pode ser lido na versão original aqui, a Anna fala da possibilidade de fazer cestos temáticos, em que os objetos são organizados de acordo com um tema. Tem o cesto de objetos que fazem barulho, o cesto de objetos de madeira, o cesto de objetos que refletem e até o cesto de objetos de pano onde entram, por exemplo, artigos feitos em tricô. O céu é o limite.

Eu adorei o conceito e, neste final de semana, resolvi fazer a primeira tentativa com a Gabi, ainda sem muito critério. Escolhi os itens com base nos materiais e nas cores. A foto diz tudo! Ela praticamente queria se enfiar na caixa! Fiquei super empolgada com as possibilidades dessa atividade!

Cesto tesouros

Gostou das nossas dicas para bebês? Aqui no Tempojunto, temos dicas de brincadeiras todos os dias e para todas as idades. Se você quiser, para não perder nossas novidades, inscreva-se na nossa newsletter e toda semana você receberá nosso e-mail cheio de dicas.

8 Comments

Comente
  1. 1
    Carla

    Oi Patrícia!!! Que gentil da sua parte! Me identifiquei no post (me sentindo importante, rsrs). Já segui sua ideia de apresentar um brinquedo por vez; achei melhor. Antes parecia muita informação e ela ficava mais agitada. Desse modo ela não se cansa tanto! Queria lhe dizer que achei o livro baby einstein, na internet! Vou retirá-lo na loja aqui em GYN! Bjs, e parabéns, mais uma vez, pelo blog!

    • 2
      tempojunto

      Imagina, Carla! Parte da ideia do blog é justamente trocar informação com as mães! E você está certa: menos brinquedos por vez! E que bom que você achou o livro. Vc vai ver que é ótimo e acompanha o bebê durante seus primeiros anos. Obrigada pelos elogios!

  2. 3
    SCHEILA

    Adorei a dica tenho uma bebe de 2meses e ja estou pesquisando atividades para estimular o desenvolvimento , e acabei chegando aqui. Parabéns !

  3. 5
    cristina Andrade

    estou encanado com a delicadeza e a valorização de direitos que a pagina tem com os bebes que são protagonista do seu aprendizado, parabéns pela sensibilidade …

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.