Experimento em casa – o ovo boia ou afunda?


Pelo menos aqui em casa, o tempo junto com as minhas filhas também é hora de aprender. Recentemente fiz um curso que levantou o seguinte questionamento: “Por que vocês, pais, ficam tão preocupados em colocar seus filhos em cursos complementares de artes, música e esportes e não se dão ao menor trabalho de estimular o gosto pelas ciências?”. Veja bem, isso dito nos Estados Unidos. Imagina aqui? Eu vesti totalmente a carapuça! Fiquei me perguntando o que poderia fazer, em casa, para ampliar o universo de informações disponíveis para a Carol sobre o tema. O resultado você vai poder acompanhar na série “Experimentos em casa”, que vou escrever a partir de agora e postar de tempos em tempos. Se tudo der ser, vai ser um dos assuntos para as quintas-feiras!

O experimento de hoje eu tirei de um livro que por si só é uma dica:

Pequenos cientistas na cozinha

Este livro é cheio de experimentos super simples de fazer que são ótimos para despertar a curiosidade nas crianças. O ideal, sempre que for fazer uma atividade deste tipo, é começar formulando uma pergunta e deixar que a criança forme sua hipótese. O experimento de hoje é sobre a densidade, e a pergunta para fazer para seu filho é: você acha que o ovo afunda ou boia na água?

Você vai precisar de dois copos, um ovo, sal, colher e água para fazer a atividade.

Material para experimento

A primeira coisa é encher o copo de água e colocar ovo. Como o ovo é mais pesado que a água, ele vai afundar.

Ovo no fundo

Acontece que, se você retirar o ovo, colocar 6 colheres de sopa cheias de sal no copo de água, mexer bem e depois repetir a experiência de colocar o ovo, o resultado será diferente: o ovo vai boiar.

Ovo no topo

Isso acontece porque, com o sal, a densidade da água aumenta e com isso ela passa a ficar mais pesada do que o ovo.

Mas o mais legal é quando a gente enche meio copo de água com sal, coloca o ovo e depois acaba de encher o copo com água normal.

Ovo no meio

Isso mesmo! O ovo fica no meio! A Carol adorou a experiência!

E você? Tem alguma dica de experimento que pode ser feito em casa? Conte para mim! Ah! E se você gostou dessa dica e não quer perder nenhuma novidade do Tempojunto, faça parte do nosso grupo da newsletter. É gratuito e você recebe nossas atualizações semanalmente em seu e-mail.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.