Atividades para bebês de 0 a 6 meses – #10 – Apenas perceba!


Acho que este post tem a principal dica da série “Atividades para bebês de 0 a 6 meses”: para brincar bem com o seu bebê o mais importante é aprender a perceber. O tempo todo eles dão sinais do que querem e do que gostam e  esses sinais só vão aumentando na medida em que eles crescem. Por exemplo, se o bebê que estava brincando com alguma coisa, de repente vira a cabeça e começa a olhar para o lado, é sinal de que ele se cansou. Trate de inventar outra coisa para fazer. Começou a bocejar e a esfregar os olhinhos? Está na hora de parar de brincar e buscar o relaxamento que deve anteceder o bom sono. E por aí vai.

Quando você consegue perceber os detalhes do bebê, se torna capaz de possível desenvolver as atividades. O que um bebê de menos de 6 meses faz:

. Consegue escutar – experimente ter um chocalho não muito barulhento e balance-o perto de uma orelha. O bebê vai se virar nessa direção. Depois balance do lado da outra orelha, ele deve se virar para  o outro lado em busca do som. Isso já é uma atividade. Outra coisa é colocar o bebê em diferentes lugares e posições e conversar sobre o que ele consegue ouvir e ver.

. Acompanha objetos com os olhos – coloque um objeto na frente do bebê e movimente de um lado para outro para que ele possa acompanhar.

. Consegue ficar durinho no colo – fique em pé, coloque o bebê no colo e dance com o seu bebê. Balance-o de um lado para o outro. Ele já vai começar a reconhecer as músicas e adquirir noções de equilíbrio por conta disso.

. Presta atenção em determinados objetos – aproveite para conversar sobre o objeto. Fale o nome do objeto, sua cor. Pode parecer sem sentido já que o bebê é tão pequeno, mas você vai se surpreender com as associações que o bebê faz entre sons e objetos desde cedo.

. Usa os pés para chutar – coloque os pezinhos aos poucos na água na hora do banho e deixe ele sacudir os pés. Se o dia estiver quente, coloque os pés embaixo da torneira ligada e observe a reação. Eu postei um video no post  6 dessa série que mostra uma atividade ótima para se fazer usando bola de praia nos pés do bebê. Você também pode colocar o bebê de barriga para cima na cama ou no tapete de atividades e gentilmente pressionar as pernas para trás, deixando o bebê empurrar de volta (como se estivesse fazendo bicicleta) e ao mesmo tempo conversar.

. Segura objetos por um período curto de tempo – o post 4 fala sobre as descobertas sensoriais e como podemos colocar objetos de diferentes texturas nas mãos dos bebês para eles experimentar. Também é importante ir aumentando a distância entre o objeto e as mãos dos bebês para que aos poucos ele vá se esforçando para alcançar. É mágico ver o bebê só olhar, depois conseguir bater com a mão, até que ele alcança, segura e depois ainda troca o objeto de mãos. Tudo aos poucos, e graças a repetição diária dos movimentos de estímulo. E quando falo de objetos, não precisa ser brinquedos! As vezes uma caixa de cotonete funciona (mas não deixe o bebê colocar na boca! Ele pode engolir um pedaço sem querer!).

Caixa de cotonote

Este foi o último post desta série. Espero que você tenha gostado e consiga aproveitar as sugestões. Agora a Gabi já fez 6 meses, as brincadeiras mudaram e eu vou compartilhar com vocês essa nova fase!

Ah! Gostou da nossa dica? Aqui no Tempojunto, temos dicas de brincadeiras todos os dias e para todas as idades. Se você quiser, para não perder nossas novidades, inscreva-se na nossa newsletter e toda semana você receberá nosso e-mail cheio de dicas.

 

2 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.