Plantando em casa com as crianças no dia da Natureza!


Hoje, dia 4 de outubro, é dia da Natureza!

E Natureza é tudo aquilo que forma o planeta e que não foi tocado pelo homem. São os animas, terra, plantas, pedras, ecossistemas, florestas e tanto mais!  Dependendo da idade dos seus filhos, eles já têm bastante informação sobre esse assunto, graças à escola, e já possuem um bom repertório a respeito da importância de cuidar da Natureza. Se você, assim como eu, acha isso relevante e quer que seus filhos tenham ainda mais noção do seu papel na questão da preservação e da sustentabilidade, que tal aproveitar as ideias de hoje? Resolvemos sair das brincadeiras tradicionais e fazer um post dedicado a uma atividade que não costuma fazer parte da rotina: PLANTAR!

São 3 ideias diferentes e fáceis de fazer!

1- Replantando Aipo

Sabia que plantando dentro da raiz/talo do Aipo ele cresce novamente? O Blog Housing a Forest mostra mostra como fazer.

replantando_Aipo

Corte a base no pé de aipo, deixando aluns centímetros. Coloque esse pedaço em um prato com água, em um local ensolarado. Só isso! Esse meiozinho amarelo é de onde as folhas sairão. Há algumas dicas: deixar o aipo em lugar bem úmido e remover apenas alguns pedaços do aipo por vez. Comece por fora e depois os pedaços de dentro. As mudanças acontecem bem rápido, depois apenas de alguns dias! Então a experiência vai ser bem legal para as crianças!

2- Sr. Ovo cabeludo

Essa ideia incrível e super criativa do Nurture Store de usar cascas de ovo para fazer crescer plantinhas que mais se parecem com o cabelo do Sr. Ovo!

ovos com cabelo

Você vai precisar de caixa de ovos vazia, canetas coloridas, algodão, sementes simples (pra graminha ou capim mesmo) e cascas de ovos vazias.

Primeiro, lave as cascas de ovo e as ponha na caixa de ovos. Depois, botar um pouco de algodão molhado com as sementes dentro. Ponha bastante mesmo, pra poder crescer bastante “cabelo.” O legal dessa atividade é desenhar na casca com muito cuidado, fazendo olhinhos, criando rostos maluquinhos mesmo! Deixe essa caixa de ovos perto de uma janela e espere a grama crescer. Garanto a vocês que o resultado, mesmo que um pouco demorado, vai ser incrível. Depois de uns dias o Sr. Ovo vai deixar de ser careca!

Se você perceber, no percurso do crescimento das sementes, que o algodão secou, só botar mais um pouquinho de água! Agora imagina, depois de um tempo, vocês promoverem um cabeleireiro dos cabelos verdes? Ia ser bem bacana!

 3- A clássica: Feijão

feijao

Por último, não poderia faltar a mais clássica de todas: a plantação de feijão! Tudo que você precisa é algodão molhado, feijão, pote e um lugar perto da janela! Essa provavelmente você já fez na época da sua escola. É muito legal ver o crescimento das plantas, principalmente do feijão que faz parte do almoço de quase todo brasileiro! Se quiser saber mais sobre o passo a passo, só clicar aqui.

Então celebrem o dia da Natureza de uma forma diferente, mas até previsível – plantando! O mais legal é que, por demorar alguns dias até que as plantinhas apareçam, você vai estar promovendo a SEMANA da Natureza, olha, que legal?!

Espero que estas dicas ajudem no seu dia a dia com seus filhos. E se você gostou e não quer perder nenhuma novidade, faça parte do nosso grupo da newsletter. É gratuito e você recebe nossas atualizações semanalmente em seu e-mail.

 

2 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.