Pista de obstáculos para os bebês


Mais um dia que chega e lá temos que inventar atividades para fazer com os bebês, não é mesmo? Para não ficar sem ideia do que fazer, eu tenho o Board com Atividades para a Gabi que criei no Pinterest e que está cheio de sugestões bacanas. Além disso, comprei um ebook que foi um achado. Chama-se “Zero to Two book of Play” e foi de lá que eu tirei a ideia de fazer uma pista de obstáculos usando copos de papel ou plástico e brinquedos. Foi de lá também que saiu a atividade com blocos grudentos que eu postei outro dia.

Para hoje, o material necessário são copos de plástico ou papel e brinquedos pequenos (porém não tanto que possam ser engolidos). A ideia é fazer várias torres de copos ao longo do piso, com um brinquedo no topo para ficar mais interessante. Se você tiver copos de diferentes tamanhos e cores, melhor. Só tome cuidado para o bebê não começar a comer o copo se ele for de papelão 😉

A torre de copos montada para fazer a pista de obstaculos

Pronta a “pista de obstáculos” basta colocar o bebê no chão e esperar a reação. Em geral, se o seu bebê engatinha, ele já está acostumado a circular pela casa. Ao ver o piso conhecido com objetos diferentes, a tendência é aguçar a curiosidade e fazer com que o bebê vá “correndo” na direção da torre com os copos para entender o que é aquilo e o que está fazendo ali.

Gabi consegue pegar o brinquedo na torre de obstáculos

 

A Gabi passou quase 20 minutos (que para um bebê é uma eternidade), engatinhando para lá e para cá para derrubar as torres e brincar fomos bonecos que ela encontrou no caminho. A cada torre que ela desmontava a gente ia lá e montava de novo, para a brincadeira continuar. Além de ter sido um excelente exercício para estimular o ato de engatinhar, a atividade é ótima para exercitar a coordenação olho-mão (usar as mãos para pegar um objeto que estava a vista) e desenvolver a coordenação motora.

gabi brinca com os brinquedos caidos

Pensa numa criança feliz como uma brincadeira!

Gabi feliz com a brincadeira da pista de obstaculos

Uma coisa legal que o livro menciona é que esta e uma ideia fácil de levar na bolsa para repetir na casa dos avós ou mesmo para colocar na mala e distrair o bebê no hotel durante uma viagem.

Confirma o sucesso da brincadeira com a Gabi no video abaixo:

 

Aqui no blog, semanalmente tem sugestões para você e seus filhos. Não perca! E se você se inscrever na nossa Newsletter, estas dicas chegarão gratuitamente no seu e-mail. É só clicar aqui.

 

6 Comments

Comente
  1. 5
    Maria Aparecida

    Olá, boa tarde.
    sou professora da educação infantil, gostaria de saber se eu posso utilizar o seus trabalhos com meus bebês. Achei super útil para a idade deles…

    • 6
      SAC Tempojunto

      Olá Maria Aparecida, tudo bem?

      Você pode sim, indicar o link do nosso site ou o link das brincadeiras e atividades que achar interessante para as famílias.

      Eu só peço a você que não copie ou publique fora da nossa plataforma os textos e fotos do Tempojunto. Para continuarmos a produzir conteúdo gratuito e com qualidade, precisamos muito que as pessoas cheguem até os nossos canais, ok? Tenho certeza que você compreende isso, além de estarmos protegendo os direitos de imagem das famílias que permitem que fotografemos os filhos para nosso conteúdo.

      Aproveito para também apresentar o Guia de Brincadeiras para Famílias de 0 a 6 anos, feito pelo Tempojunto para a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e Fundação Itaú: https://www.fmcsv.org.br/pt-BR/biblioteca/guia-brincadeiras-familias-criancas-0-6-anos/ Ele foi feito justamente para ajudar os professores a trabalharem com as famílias cujas crianças estão fora das escolas. Há uma versão para ser impressa e uma versão online para consulta. https://www.fmcsv.org.br/pt-BR/guia-atividades-familias-criancas-0-6-anos/

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.