Papel reciclado feito em casa


By patcamargo

Durante muitos anos eu trabalhei com crianças e jovens na paróquia da qual faço parte. São muitas brincadeiras e atividades aprendidas neste período e algumas delas eu compartilho com vocês aqui nesta coluna. Uma delas é fazer papel reciclado caseiro.

Costumava trabalhar com as crianças esta atividade para falar sobre transformação e renovação. Mas você pode também aproveitar e conversar sobre reciclagem e sobre como a natureza é sábia em modificar as coisas para aproveitar muitas e muitas vezes os materiais que produz.

Você vai precisar de:

  • Papel velho (pode ser de caderno ou de agendas. Eu preferia trabalhar com jornal porque ele dissolve mais rápido e as crianças não tinham muita paciência de ficar esperando. Já o papel de caderno produz um reciclado mais clarinho)
  • Balde
  • Água (pode ser de reuso)
  • Bacia
  • Liquidificador (eu tenho um copo de liquidificador bem velhinho que deixei só para estas atividades de arte)
  • Duas peneiras com tramas finas, que você consiga encaixar uma na outra (tem gente que usa tela de silk screen, mas eu não tenho isso em casa rsrsrs. Se tiver uma peneira plana, melhor ainda)

papel reciclado - material para fazer

Transformações

A primeira coisa a fazer é sentar com as crianças e pedir que cada uma faça uma escultura com o papel velho. Na época de grupo de jovens, aproveitávamos para falar daquilo que queríamos ver mudado no mundo e na gente. E as esculturas representavam as coisas que gostaríamos de ver diferentes.

Conforme a idade das crianças você pode fazer a mesma proposta. Ou então, simplesmente fazer uma escultura de alguma coisa que a criança não gosta (para se transformar depois).

papel reciclado - boneco

No meu caso, fiz a figura de um homem para representar a mudança que queria fazem em mim mesma. Não use cola, sem fita adesiva na escultura. Somente o papel. Se ficar estranho, você também pode fazer um origami para representar o que deseja.

Desmanchar para construir

A segunda parte é justamente destruir, desmanchar a escultura e colocar tudo num balde com água. As crianças se divertem rasgando tudo e colocando a mão no balde para deixar o papel bem molhado.

Deixe este papel de molho por 48 horas para ficar bem desmanchado.

papel reciclado - balde com papel

Em seguida, coloque tudo no liquidificador. Tudo não! Uma parte, com 3 partes de água para dissolver tudo. Nessa hora, eu também coloco um pouco de papel crepom, para dar uma cor ao reciclado. Quanto mais papel, mais escuro ficará o resultado. Bata esta mistura por um minuto, até ficar uma pasta liquida.

jornal_liquidificador

Despeje a pasta numa bacia e mergulhe a peneira. Faça uma camada fina de pasta na peneira e com a outra menor esprema bem para sair toda a água.

peneira_reciclado

Deixe secar um pouco e descole gentilmente da peneira. Coloque seu papel para secar (pode até ficar pendurado no varal) e você terá aquela escultura, que representava algo a ser mudado, transformada em algo bonito, útil e bom para o planeta!

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Com o papel reciclado você pode fazer papel de carta, formas para colar em outras artes, apoiadores de copos e várias outras coisas!

2 Comments

Comente
  1. 1
    Clau

    OLá, esse papel branquinho da foto foi feito com jornal? e consigo deixar ele nesse formato retangular fazendo na peneira redonda e pequena?

    • 2
      tempojunto

      Olá CLau, para fazer o papel nesse formato, como se fosse uma sulfite, você precisa de uma tela como aquela de silk screen. Na internet você encontra essa tela pronta para vender, mas no YouTube tem vário tutoriais que ensinam como montar sua própria tela no tamanho que quiser produzir o papel. Sobre a cor, o jornal deixa o papel reciclado com essas “manchinhas”que são cores das letras e das fotos. Se você quiser um papel mais branquinho, precisa de folhas sem muitas imagens. Ah! Você também pode usar corante para deixar as folhas coloridas e até glitter para dar um brilho.

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.