5 apps de aprendizagem para os pequenos de 3 a 8 anos


coluna da michelle

Aprender é algo que pode ser construído durante toda a vida, mas são os primeiros anos de vida, os mais importantes para o desenvolvimento das habilidades cognitivas.

Muitos estudos das neurociências comprovam que o cérebro é um dos órgãos que mais podem sofrer influências ambientais, ou seja, quanto mais estimulo, mais desenvolvimento. As relações de cuidados durante os primeiros anos favorecem a saúde física e mental, bem como o aprendizado ao longo de toda vida.

Aprender a refletir, raciocinar e utilizar os conhecimentos adquiridos é um dos grandes diferenciais nas crianças atualmente, então, não dá mais para acreditar que o processo de aprendizagem acontece sempre da mesma forma e com os mesmos recursos. Precisamos inovar e estimular o desenvolvimento das funções cognitivas.

Muito antes de ensinar uma criança a ler e escrever, é preciso ensiná-la a usar suas funções cognitivas de memória, atenção, raciocínio, percepção visual e auditiva, criatividade, pensamento… aí sim estaremos criando bases para as aprendizagens.

Neste sentido, o papel dos pais é ser o maestro dessa grande orquestra que acontece no cérebro durante o desenvolvimento da primeira infância. Para isso, é preciso conhecimento, estímulos diversos, persistência, parceria e tempo junto.

E se por aqui falamos de tudo que as crianças gostam e como consequência geram aprendizagem, que tal usar da tecnologia para estimular algumas das habilidades cognitivas, sociais e emocionais que serão base para um bom desenvolvimento das aprendizagens escolar?

Vamos às dicas de apps de aprendizagem para os pequenos de 3 a 8 anos!

Os apps do CITTADINO são excelentes para estimular as relações de linguagem, lógica, memória, atenção e autonomia.  Você encontrará possibilidades de envolver as crianças em momentos de compras na feira, concertar um carro, se vestir para uma festa e até fazer pizza.  A partir de 4 anos.

apps de aprendizagem - cittadino

Já os apps da MATCH IT UP são bem legais para os pequenos, já que estimulam o desenvolvimento das associações, percepção visual e coordenação motora. Você pode baixar as 3 séries e criar possibilidades de elaboração de pensamento e linguagem através de perguntas e histórias. A partir de 3 anos.

apps de aprendizagem - matchitup

O app PEQUENO PINTOR proporciona a criança o desenvolvimento da compreensão e memória auditiva, atenção, observação e associação, além de ser um ótimo estímulo para ensinar a esperar por comandos, pois a pintura dos desenhos são solicitados por esse gatinho pintor. A partir de 4 anos.

apps de aprendizagem - pequeno pintor

TOCA TAILOR é daqueles apps que até os adultos gostam. Muito bom para o desenvolvimento da criatividade e como consequência ir construindo na criança auto-estima, interação e flexibilidade cognitiva. A partir de 3 anos.

apps de aprendizagem - toca tailor

CRAZY FUN LAB, é daqueles joguinhos que você precisa encontrar a imagem solicitada, mas para isso, é preciso atenção aos detalhes, os doces podem mudar de posição e aí já viu. Bons estímulos para a agilidade, atenção, observação e linguagem. A partir de 4 anos.

apps de aprendizagem - crazy fun lab

Bom desenvolvimento cognitivo e, com ele, tenha ótimas oportunidades de aprendizagem!

Aqui no blog, todos os dias tem sugestões para você e seus filhos. Não perca! E se você se inscrever na nossa Newsletter, estas dicas chegarão gratuitamente no seu e-mail. É só clicar aqui.

*Michelle Costa Soares é Pedagoga, Psicopedagoga Clínica e estudante de Neuropsicologia. Atua na cidade de Ilhéus-Ba, na área infantil, com avaliação e intervenção dos distúrbios e dificuldades de aprendizagem. Ministra aulas da disciplina Educação Especial em cursos de Pedagogia na Universidade do Estado da Bahia/Parfor. Trabalha junto a equipe Multidisciplinar na Equoterapia de Ilhéus e desenvolve projetos de inclusão educacional para crianças com necessidades especiais. Atualmente, registra em seu microblog no Instagram (@michelleterapiadecrianca) atividades e recursos educativos para o desenvolvimento das aprendizagens infantis.

4 Comments

Comente
  1. 3
    Polliana

    Olá. Suas dicas são ótimas.
    Porém, não achei dois aplicativos. Toca tailor e pequeno pintor.
    Acho eles no play store?

    • 4
      Patricia Camargo

      Oi Polliana, aqui é a Patcamargo. Desculpe a demora da resposta. Realmente os dois aplicativos só estão disponíveis para Iphone. Eu já vou atualizar esta informação no post e passaremos a avisar quando os apps não estiverem disponíveis para todos os smartphones, ok? BJs

+ Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.