Como jogar batalha naval de um jeito diferente


A atividade de hoje eu literalmente ganhei de presente da minha amiga e leitora Renata Bordon, a mesma que já me mostrou como inventar um jogo de tabuleiro em casa e que ajuda a promover dias de farra na calçada com as crianças do condomínio. Foi ela, também, quem me mostrou como fazer uma linda réplica de um 14bis. Desta vez, quando ela mandou fotos de como jogar batalha naval de um jeito diferente eu achei tão bacana que resolvi fazer um post.

Você já deve ter jogado batalha naval e sabe que precisamos de uma folha especial, reticulada, para poder posicionar as nossas embarcações e tentar combater o inimigo, certo? Pois bem, o jeito que a Renata inventou na sua infância e que agora repete com os seus filhos, envolve ter noção espacial para acertar aonde está a armada adversária.  Para jogar do jeito da Renata, você vai precisar de uma folha de papel sulfite, uma caneta vermelha e uma caneta preta.

como jogar batalha naval de um jeito diferente - material

Primeiro você dobra a folha ao meio para criar os dois campos de batalha.

Em seguida, cada participante distribui a sua armada na sua metade de papel. No jogo da Renata ela distribuiu:

1 conjunto de 5 bolinhas – porta aviões
1 conjunto de 4 bolinhas – encoraçado
2 conjunto de 3 bolinhas – submarino
1 conjunto de 2 bolinhas – destroyer

O Ugo, filha da Renata, de 9 anos, também distribuiu a armada dele e o tabuleiro ficou assim.

como jogar batalha naval de um jeito diferente - armada montadal

Você pode estar se perguntando: “Mas como assim os dois desenharam na folha? Assim um já sabe aonde está a armada do outro!” Pois é, sabem mesmo. É que neste jogo, o desafio não é descobrir aonde está a armada adversária, mas sim conseguir posiciona-la na sua metade do papel, usando apenas o olho para calcular a distância. Me explico.

Para distribuir a sua armada, você vai ter que usar a caneta preta. Depois, usando a caneta vermelha, você vai usar a sua metade para marcar onde você estima que a armada adversária está. Vai ser preciso ter noção de espaço e distância.

como jogar batalha naval de um jeito diferente - armada adversária

Para saber se você acertou, você dobra o papel e faz pressão no local aonde você fez a bolinha para poder, com isso, decalcar o seu ataque no tabuleiro adversário.

como jogar batalha naval de um jeito diferente - verificar se acertou

Se você teve boa precisão, esse decalque da bolinha vai cair exatamente em cima do navio adversário. No caso da foto, a bolinha vermelha, quase apagada, que é o decalque, ficou bem longe de acertar o alvo. Você vai ter que esperar sua vez para acertar de novo.

E assim, usando o olho para medir as distâncias, você vai tentando derrotar os navios inimigos.

como jogar batalha naval de um jeito diferente - batalha avançada

Ganhar quem conseguir acertar a armada adversária primeiro.

Como disse a Renata, “dependendo da idade da criança você pode mudar o tamanho e a quantidade de bolinhas.”. Achei genial não só a forma de jogar, como saber que ela está reproduzindo com os filhos as brincadeiras que costumava fazer com seus irmãos na sua infância.

Aqui no blog, todos os dias tem sugestões para você e seus filhos. Não perca! E se você se inscrever na nossa Newsletter, estas dicas chegarão gratuitamente no seu e-mail. É só clicar aqui.

 

1 comment

Comente

+ Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.