
Brincadeira sensorial com massinha caseira
Hoje eu vou fazer um post 2 em 1. É que eu resolvi contar sobre o dia que me diverti com a Gabi com uma brincadeira sensorial com massinha caseira. Vou contar como fazer a massinha e depois usa-la para estimular os bebês.
Tudo começou no dia em que fiz a sessão de fotos para o Livro Tempojunto. Uma das atividades propostas envolve brincar com massinha e eu resolvi passar uma receita de como fazer a massinha em casa. Aproveitamos a produção e fizemos o video que mostra o passo a passo para você poder fazer em casa (super recomendo para o dia de visita de amigos).
Na hora da produção, a Gabi não pode participar porque estávamos com pressa para fazer as fotos. Mas no dia seguinte, com aquele monte de massinha em casa, não pensei duas vezes: hora de fazer uma brincadeira sensorial com a Gabi.
Primeiro fiz várias bolinhas pequenas, de diferentes cores de massinha e preparei um cantinho com elas para a Gabi.
Depois chamei a Gabi e fiquei observando para ver como ela brincaria com o material.
Lógico que, em atividades como esta, que envolve material que não pode ser engolido, eu não tiro o olho nem por um minuto. E se a Gabi faz menção de levar a boca algo que ela não pode engolir, na mesma hora eu aviso que não é comida e que ela não deveria colocar na boca. Faço isso desde que ela tem um ano. Aos poucos a questão de levar as coisas a boca foi diminuindo e hoje ela obedece completamente quando digo que não pode.
A reação da Gabi foi ótima. Como em quase todas as atividades que proponho, ela se envolve rapidamente e participa ativamente da brincadeira. Você viu o video da brincadeira sensorial com o algodão a outra com arroz? É mais ou mesmo assim sempre.
Nesse dia ela pegou as bolinhas coloridas e ficou brincando de apertar
E de observar para tentar entender melhor o que era aquilo que ela tinha na mão. Não era o primeiro contato dela com massinha, mas como dessa vez eu fiz as bolinhas, pareceu que era uma novidade.
Teve uma hora em que me dei conta que ela estava de meia e resolvi deixa-la descalça para ver se era aproveitaria mais. Deu certo! O pé funcionou como ferramenta de exploração sensorial também. Foi uma gostosura danada!
Se você gostou deste post e não quer perder nenhuma novidade do Tempojunto, cadastre-se aqui para receber os nossos emails.
Olá simplesmente adoro o seu blog! A Nina, minha filha sempre se envolve demais nas atividades propostas por você. Essa massinha pode ser guardada de que forma e por quanto tempo? Obrigada beijos
Oi Ariana,
Obrigada pelo comentário! Que bom que as brincadeiras funcionam!!! Olha,e ata receita dura até umas duas semanas se você guardar num ziploc e tirar bem o ar. Pelo menos foi o que durou aqui em casa.
Bjs
Patrícia