Brincadeira sensorial com massinha caseira


Hoje eu vou fazer um post 2 em 1. É que eu resolvi contar sobre o dia que me diverti com a Gabi com uma brincadeira sensorial com massinha caseira. Vou contar como fazer a massinha e depois usa-la para estimular os bebês.

Tudo começou no dia em que fiz a sessão de fotos para o Livro Tempojunto. Uma das atividades propostas envolve brincar com massinha e eu resolvi passar uma receita de como fazer a massinha em casa. Aproveitamos a produção e fizemos o video que mostra o passo a passo para você poder fazer em casa (super recomendo para o dia de visita de amigos).

Na hora da produção, a Gabi não pode participar porque estávamos com pressa para fazer as fotos. Mas no dia seguinte, com aquele monte de massinha em casa, não pensei duas vezes: hora de fazer uma brincadeira sensorial com a Gabi.

Primeiro fiz várias bolinhas pequenas, de diferentes cores de massinha e preparei um cantinho com elas para a Gabi.

Brincadeira sensorial com massinha caseira - cantinho da massinha

Depois chamei a Gabi e fiquei observando para ver como ela brincaria com o material.

Brincadeira sensorial com massinha caseira - gabi sentada

Lógico que, em atividades como esta, que envolve material que não pode ser engolido, eu não tiro o olho nem por um minuto. E se a Gabi faz menção de levar a boca algo que ela não pode engolir, na mesma hora eu aviso que não é comida e que ela não deveria colocar na boca. Faço isso desde que ela tem um ano. Aos poucos a questão de levar as coisas a boca foi diminuindo e hoje ela obedece completamente quando digo que não pode.
A reação da Gabi foi ótima. Como em quase todas as atividades que proponho, ela se envolve rapidamente e participa ativamente da brincadeira. Você viu o video da brincadeira sensorial com o algodão a outra com arroz? É mais ou mesmo assim sempre.

Nesse dia ela pegou as bolinhas coloridas e ficou brincando de apertar

Brincadeira sensorial com massinha caseira - dedo da gabi

E de observar para tentar entender melhor o que era aquilo que ela tinha na mão. Não era o primeiro contato dela com massinha, mas como dessa vez eu fiz as bolinhas, pareceu que era uma novidade.

Brincadeira sensorial com massinha caseira - anel de massinha

Teve uma hora em que me dei conta que ela estava de meia e resolvi deixa-la descalça para ver se era aproveitaria mais. Deu certo! O pé funcionou como ferramenta de exploração sensorial também. Foi uma gostosura danada!

Brincadeira sensorial com massinha caseira - pé na massinha

Se você gostou deste post e não quer perder nenhuma novidade do Tempojunto, cadastre-se aqui para receber os nossos emails.

2 Comments

Comente
  1. 1
    Ariana

    Olá simplesmente adoro o seu blog! A Nina, minha filha sempre se envolve demais nas atividades propostas por você. Essa massinha pode ser guardada de que forma e por quanto tempo? Obrigada beijos

    • 2
      Patrícia Marinho

      Oi Ariana,

      Obrigada pelo comentário! Que bom que as brincadeiras funcionam!!! Olha,e ata receita dura até umas duas semanas se você guardar num ziploc e tirar bem o ar. Pelo menos foi o que durou aqui em casa.

      Bjs
      Patrícia

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.